Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc travando em jogos. possível problema em vídeo?


Posts recomendados

Olá.

 

Há uns 3 meses meu pc passou a travar aleatoriamente ao jogar Diablo 3. No último mês passou a travar 100% das vezes que tento rodar Diablo 3, as vezes trava mesmo parado no menu. Passei a observar que começou a travar também rodando outros jogos pesados como Assassins Creed. Nesta semana também observei que o pc congelou sem estar rodando nenhum jogo, apenas com Chrome aberto navegando.

 

O que ocorre: tela congelava ou apresentava uma lentidão extrema e parte dos gráficos começavam a sumir ou ficar esverdeados até que congelasse após poucos segundos e então o pc reinicia. Se consigo minimizar o jogo, observei uma ou outra vez a mensagem de que o driver parou de responder mas se recuperou do erro.

 

Atualizar o Windows, os jogos e o driver da Nvidia não resolveram o problema. Limpar temporários e erros no registro, também não.

 

Realizei teste com o Memtest ( http://www.memtest.org/ ) como indicado no post fixo, realizando boot pelo pendrive. Deixei rodando por 2 horas até completar 2 pass e não apresentou erros.

 

Seria problema na placa de vídeo? Como posso testá-la? 

 

Edit: Talvez seja importante citar que este pc acaba de completar 3 anos de uso. Limpo com uma certa frequência.

 

Muito obrigado por qualquer ajuda ou orientação que puderem dar.

 

Minhas configurações:

Intel Core i5 3570 3.40GHz 6MB Ivy Bridge BX80637I53570

ASRock B75 Pro3-M

Vengeance Corsair 8GB (2x 4GB) 1600 DDR3 CMZ8GX3M2A1600C9 (em Dual Channel)

NVIDIA GTX 650 Ti BOOST 2GB/192bits Evga Superclocked - 02G-P4-3658-KR

SSD (2.5pol) - 128GB SATA3 - OCZ Vertex 4 Series

HD (1TB) 7.200RPM SATA3 - Seagate Barracuda 7200.12 - ST31000524AS

Fonte Corsair 750W HX

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Não. Uso um filtro de linha da APC. Mas não descartaria a ideia de que algum surto possa ter afetado algum dos componentes (o filtro já tem alguns anos e a minha região é meio instável). Porém tudo está funcionando..apenas ocorre o erro ao usar um jogo pesado.

 

Saberia me indicar a melhor forma de testar se é a placa de vídeo, Guilherme? Ou se for algum dano elétrico eu teria como saber onde é o problema (placa de video, placa-mãe..)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tirei a placa de vídeo. Pc estava travando até mesmo ao iniciar e sem rodar nenhum programa pesado. Rodando com o vídeo on board esta manhã está tudo ok. Testei com Diablo 3 também e por um bom tempo, não reiniciou. 

 

Então acredito que o problema possa ser a GTX mesmo. Li em alguns foruns que recomendavam trocar a pasta térmica dela. Será que devo tentar isso? 3 anos sem abrir esta placa e apenas limpando superficialmente a poeira já que ela é toda fechada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...