Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7 870 batendo 50ºc em idle


Posts recomendados

Fala galera, 

estou vivendo uma certa saga com o meu processador desde que comprei meu PC ano passado. Comprei ele usado em um grupo de negócios no facebook e logo que cheguei em casa para testa-lo vi que ele não parava nem 5 minutos ligado. Abri ele e percebi que o gabinete todo estava muito quente, o cooler do processador estava todo sujo (coolerbox ainda) e não havia nenhum cooler no gabinete, então, de cara já comprei um cooler slim (porque meu gabinete não é muito grande) pro processador com 4 heatpipes e um coolermaster silencio de 12mm pro gabinete (não me importava investir mais um pouco, pois ainda paguei barato na CPU).

 

Tudo ligado, funcionando, parou de desligar sozinho, mas... as temperaturas ainda batiam os incríveis 90ºc quando eu estava assistindo algum video (nem em full estava). Levei ele em uma loja de informatica, ficou lá alguns dias e a unica coisa que o cara fez foi atualizar a BIOS (me cobrou 100 mangos ainda por isso...) e de certa forma, resolveu o problema. Só que eu ainda to achando estranho que quando ele está parado, as vezes ele bate os 50º mesmo sem nada aberto... A média dele fica entre 43~50 em pouco uso ou até parado e 55~65 quando estou jogando. Já procurei muito sobre essa primeira geração do i7 em outros fóruns e vi que eles são realmente "quentes" e no manual dele consta que em FULL ele pode chegar até 72ºc e se desligará em 104ºc (WTF!!), tudo bem, mas 50ºc em IDLE?? 

 

Agradeço qualquer ajuda

Em anexo a média das temperaturas que ele ficou enquanto eu escrevi esse post apenas com algumas abas e a Steam aberta. 

Obs. Aquele OC que ele vem de fábrica pra ficar em 3.1 ou 3.2ghz está desativado na BIOS (embora, quando ligado as temperaturas quase não mudam muito)

asdsadsad.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro erro foi comprar um pc usado sem antes abrir o gabinete e veirificar o estado de conservação das peças. Um breve teste na casa do comprador já teria te livrado dessa bomba que pegou.

Agora que já está com ela, verifique a refrigeração se está certa. Se tem pasta térmica e está aplicada corretamente no processador. Caso não resolver e continuar com a temperatura interna do gabinete alto, deixe ele aberto e talvez um ventilador na direção do computador resfriando tudo e veja se resolve e porblema de aquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que a sua temperatura esteja tão ruim.

Tenho um PC original da HP, core i3 550 (1a. geração), atualmente está trabalhando em idle a 40º C, porque a temperatura ambiente está amena.

No verãozão trabalha a 50~55C em idle.

Tenho esse PC há 4 anos, nunca deu qualquer problema, até hoje só fiz uma limpeza.

Esses processadores trabalham 3 dias direto a 80º C se for necessário e não acontece nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também acho que não há muito com o que se preocupar...

 

Como o @Wal SJC disse, esse processador pode trabalhar constantemente em temperaturas mais altas sem problema algum...

Eu diria só se começar a desligar ou passar dos 90º, ai sim você precisa ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas respostas galera! Ler isso já me alivia um tanto haha

Concordo realmente em não ter feito uma analise antes da compra, eu me empolguei pelo preço e só fui. A pasta térmica não teria real necessidade dele ter trocado pois eu troquei alguns dias antes quando instalei o cooler novo (e olha, eu montei e desmontei duas vezes ele, foi uma mão de obra, pois também tive que tirar a placa-mãe pra fazer isso pois ele é parafusado), caso ele realmente tenha trocado, os 100 magos até se explicaria

 

Me preocupo pois acho essa temperatura meio alta pra um processador que sequer está trabalhando... antes desse i7 eu tinha um Phenom II e ele ficava nos 40~45 cravado quando parado (e esse sim eu via uma galera reclamando de temperatura)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Valeu pelas respostas galera! Ler isso já me alivia um tanto haha

Concordo realmente em não ter feito uma analise antes da compra, eu me empolguei pelo preço e só fui. A pasta térmica não teria real necessidade dele ter trocado pois eu troquei alguns dias antes quando instalei o cooler novo (e olha, eu montei e desmontei duas vezes ele, foi uma mão de obra, pois também tive que tirar a placa-mãe pra fazer isso pois ele é parafusado), caso ele realmente tenha trocado, os 100 magos até se explicaria

 

Me preocupo pois acho essa temperatura meio alta pra um processador que sequer está trabalhando... antes desse i7 eu tinha um Phenom II e ele ficava nos 40~45 cravado quando parado (e esse sim eu via uma galera reclamando de temperatura)

você prestou atenção na hora de montar o cooler?

Ele pode ter ficado "encavalado" ou mal-encaixado, com contato deficiente com o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

você prestou atenção na hora de montar o cooler?

Ele pode ter ficado "encavalado" ou mal-encaixado, com contato deficiente com o processador.

 

Sim! Montei, conferi, bateu os 90c, desmontei, troquei a pasta, remontei, bateu os 90c de novo. Esse problema de ficar mal encaixado eu já havia cometido no antigo Phenom II e por isso já montei mais atento... e como falei, foi uma desgrama, porque pra tirar ou montar o cooler eu precisei tirar a placa-mãe devido as contra-porcas do cooler (e a ineficiencia do gabinete por não ter outra abertura lateral)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com o fabricante, a temperatura máxima para esse processador é de 72.7°C com TDP de 95W.

 

http://ark.intel.com/pt-br/products/41315/Intel-Core-i7-870-Processor-8M-Cache-2_93-GHz

 

Trocou pasta térmica...

Montou...

Desmontou...

Remontou...

 

Unica coisa que posso pensar é que o cooler não esteja rodando como deveria. Como estava sujo e bem empoeirado, pode ser que o eixo de rotação não seja mais o mesmo...

 

E se fizesse testes com outro cooler?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

De acordo com o fabricante, a temperatura máxima para esse processador é de 72.7°C com TDP de 95W.

 

http://ark.intel.com/pt-br/products/41315/Intel-Core-i7-870-Processor-8M-Cache-2_93-GHz

 

 

Eu sei, mas o meu i3 da 1a. geração (550) eu já deixei em teste de stress a noite inteira, ele subiu até uns 85~87ºC e ficou assim durante horas, não queimou, não reiniciou, não travou o PC, enfim, funcionamento 100% normal.

Isso foi quando eu o comprei e estava em garantia, há mais de 4 anos atrás, só para ver se PC da HP prestava.

Depois disso, ele trabalhou sempre acima de 50ºC no verão, mesmo em idle.

Até hoje, nenhum sinal de problema.

Esses Core i da primeira geração são casca-grossa.

Atualizei meu Windows 7 para o 10, está rodando macio igual um Rolls Royce em uma Autoban.

Se o processador está suave e favorável, eu é que vou ficar me estressando com a temperatura?

O processador que esquente a cabeça com isso!

Durando 5 anos já se pagou, compro outro no ML por R$ 150,00 e não vou gastar com remédio para dormir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

De acordo com o fabricante, a temperatura máxima para esse processador é de 72.7°C com TDP de 95W.

 

http://ark.intel.com/pt-br/products/41315/Intel-Core-i7-870-Processor-8M-Cache-2_93-GHz

 

Trocou pasta térmica...

Montou...

Desmontou...

Remontou...

 

Unica coisa que posso pensar é que o cooler não esteja rodando como deveria. Como estava sujo e bem empoeirado, pode ser que o eixo de rotação não seja mais o mesmo...

 

E se fizesse testes com outro cooler?

 

 

O cooler eu troquei, o que estava nele quando era comprei era o cooler box original e o que instalei é um Evercool HPL-815 de 4000rpm, é maior porém barulhento.. mas vejo ele funcionar de boas, sobe e desce a RPM quando precisa

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Infelizmente essa geração de processadores da intel esquenta bastante, tenho um i5 750, que com um pequeno OC de 2,67ghz para 2,8ghz a temperatura ficava 50° sem fazer nada (meu gabinete é full tower e cheio de fan).

Consegui estabilizar comprando um WaterCooler, hoje a temperatura fica no máximo a 45° com OC a 4ghz

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...