Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Prezados,

 

Estou montando um pc gamer e estou com duvidas em alguns itens, e gostaria da sugestão dos senhores.

A ideia é gastar algo em torno de 6 mil, não trabalho com programas pesados, no máximo um AutoCad. Por enquanto não tenho interesse em fazer OC, mais gostaria de uma maquina com possibilidade de fazer upgrade no futuro.

 

A principio pensei nos itens (em azul seria a primeira escolha):

 

  • Gabinete Corsair 600t
  • PROCESSADOR INTEL CORE I5-6600 SKYLAKE 3.3GHZ CACHE 6MB, LGA 1151, BX80662I56600 - BOX
  • PLACA MÃE GIGABYTE GA-Z170X-GAMING 5 CHIPSET Z170, LGA 1151 - BOX ou PLACA MÃE GIGABYTE GA-Z170X-GAMING 3, CHIPSET Z170, LGA 1151 - BOX
  • PLACA DE VÍDEO EVGA GEFORCE GTX 970 4GB GDDR5 256BIT, 04G-P4-1970-KT - BOX
  • HD Seagate SATA 3,5´ Surveillance SV35 2TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s - ST2000VX000 ou HD Seagate SATA 3,5´ Constellation ES.3 2TB 7200RPM 128MB Cache Sata 6.0Gb/s - ST2000NM0033 ( não sei se compensa SAS ou deixo SATA mesmo)
  • Fonte ( pensei em 600 w)
  • Memória RAM 16 GB (estava tentando ver se 3000 mhz era boa, mas não consegui ver se faz diferença para jogos. A grande maioria indica 2133, 2400... vi pouca coisa de 3000 ou 2800.
  • SSD vou comprar posteriormente.

 

Bom.... vamos às duvidas:

1. Como a diferença de preço da placa-mãe Gaming 3 para a 5 é pouca, vale a pena investir um pouco mais?

2. SAS ou SATA? como uma é quase o dobro do preço da outra, vale a pena comprar SATA e depois colocar SSD ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?

3. Vou ter fonte ( modular, real, sei la mais o que...). As vezes a diferença é não é muita, mais cada item que eu compro, alem da demora, o frete é muito alto. Estou morando em Manaus, e até a luz do sol demora pra chegar aqui.

5. A maior de todas as dúvidas: Qual MHZ da memória devo comprar? Pensei em 16 GB porque meu pc hoje já tem 8 GB, mais esta estão velho que fica caro fazer qualquer upgrade ( a placa-mãe esta querendo aposentar). 

 

 

Agradeceria toda a ajuda. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PERNALONGA_ 1) Se a diferença é pouca, pegue a melhor.

2)compra o SATA e pega de 1TB e coloca um SSD de 120GB da SanDisk ou Samsung EVO.

3) Vai ter necessidade de ser modular? Se não, pegue uma normal mesmo. Uma fonte de 500w da pra segura mas se quiser uma de 600w pode compra. Compre da Corsair! 

4*) pega 2x8gb 2133mhz se a de mais frequencia for mais barata pega ela.

 

Se der pegue o Core i5 6600K. (mas vai ter que compra um Watercooler)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, é uma ótima ideia. Com um HD de 1 TB normal + SSD sai mais em conta do que o Hibrido de 2 TB.

Acredito que não vou precisar de fonte modular, já que o gabinete tem um bom organizador de fios e tal.

Quanto ao processador, pensei no i5-6600k no início. Mais como não tenho intenção de fazer OC, achei que só ia aumentar meu consumo e gasto, por causa do watercooler. Tem uma outra coisa que pesa na decisão: moro em Manaus. Terra onde faz um calor infernal durante 365 dias por ano e muito úmido. Uso ar condicionado enquanto uso o pc. Problema é quando saio de casa e preciso desligar o ar , e o pc ficar ligado (baixando algo por exemplo) vai ficar no quarto.

Será que vou precisar de watercooler independente do processador ser i5-6600 ou i5-6600k? Com watercooler preciso aumentar a fonte pra 750w?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PERNALONGA_ Iae cara beleza? 

Sobre a fonte, aproveita que a Corsair CX 600 esta por 319,00 no pichau, como o colega acima falou, é mais do que precisa, mas sou do raciocinio que fonte você nunca deve ter exatamente o que precisa, sempre é bom ter uma folga de potencia, desde que esta folga nao pese no bolso. Neste caso ela esta somente 20,00 mais cara que uma de 500w, então compensao muito mais ir nela.

 

A folga é bom ter tanto para um futuro upgrade de placa de video que venha a precisar de mais energia quanto para ter uma vida longa, ja que nao a esta usando no limite. Tenho esta mesma fonte Corsair CX 600 aqui comigo a ja uns 2 ou 3 anos, ja fiz upgrade de placa de video, processador e nunca precisei trocar, ta de boa. Investimento a longo prazo é isto.

 

Quanto ao processador, diga-se de passagem que esta comprando um excelente processador (I5 6600). Eu tenho o mesmo aqui instalado com 8 Gb 2133 MHz, este é o clock maior que pode usar neste processador, de acordo com as especificações da Intel

 

Sobre a ventilação do processador, pode ir usando o cooler original que o acompanha, estes processadores esquentam pouco (TDP de somente 65W) e como você mesmo falou, quando nao esta em casa desliga o ar mas deixa o pc ligado fazendo download, é uma tarefa que nao exige muito do processador então ele nao esquentará sem o A/C ligado. porém é importante atentar-se para a ventilação do seu gabinete, nao sei qual esta escolhendo mas adicione um ou 2 fans frontais ou laterais jogando ar para dentro e um fan na parte de tras em cima jogando ar para fora.

 

Sem necessidade nenhuma de watercooler, o maximo que pode fazer caso perceba que ele esta esquentando muito (acima de 70°C em cargas pesadas) é usar um bom air cooler, eu tenho um mediano aqui que da conta do recado, mantem o processador a 40°C em cargas pesadas e 25°C em idle, o cooler  em questao é este CNPS5X Performa

 

Sobre a placa-mãe é como o colega @thallesaguiar disse, se a diferença for pouca pega a com mais recursos. So como opção, tem esta placa da Gigabyte tb com o mesmo chipset Z170 por 770,00, so que com menos recursos que as que citou

GIGABYTE p/ Intel LGA 1151 mATX GA-Z170M-D3H, a utilizo aqui e é excelente. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PERNALONGA_ Como você falou que ai é muito quente, seria melhor compra um Watercooler mesmo e alguns cooler para ventilar o gabinete! A e outra coisa que  não falei se você for um cara que consegue esperar, eu aconselho espera o lançamento da GTx1070 e 1080 pra ver se o preço das placas vão abaixar, mas se não der pra esperar, mete bala nessa GTX970 mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia esperar um pouco. Estava pensando em comprar a placa de video fora (tenho alguns conhecidos que fazem treinamento anual nos EUA). Mas achei interessante a promoção da Pichau pra GTX 970.

Agora começou a sobrar credito... da pra pensar em gastar um pouco mais,  e o que eu não contava era que o i5-6600 só desse pra usar até 2133. Eu tinha visto algo a respeito, mais achei que se a placa-mãe suportasse a memória com clock maior, o processador não seria problema.

Quanto a ventilação da cpu, acho que não vou ter problema. Por isso escolhi o http://www.corsair.com/pt-br/special-edition-white-graphite-series-600t-mid-tower-case . Parece um monstro. 

 

De qualquer forma... valeu ai pelo esclarecimento @thallesaguiar e @Lucio Erglis.

Vou pregar fogo e montar essa maquina logo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PERNALONGA_ sobre a velocidade das memorias DDR4 para skylake, no site da Intel menciona somente ate 2133MHz, mas acho que vai depender da sua placa-mãe, olha estes testes do Skylake com DDR4 até 3200MHz

 

http://www.legitreviews.com/ddr4-memory-scaling-intel-z170-finding-the-best-ddr4-memory-kit-speed_170340

 

Sobre watercooler no skylake, é literalmente um desperdicio de dinheiro. Estes processadores nao esquentam como as gerações anteriores. Existem varios testes de Skylake (final K) fazendo OC com air cooler, mantendo dentro da faixa de segurança.

 

Levando em consideração o ambiente que mora ser mais quente, um bom air cooler é mais que necessario, mas so ira precisar dele mesmo em cargas pesadas (jogos, render) portanto somente fazendo download, com uma boa refrigeração do gabinete, water cooler é completamente desnecessario e desperdicio de dinheiro.

http://www.hardware.com.br/noticias/2015-07/intel-core-i7-6700k-skylake-alcanca-5.2-ghz-em-overclock-com-cooler-ar-tensão-de-35v.html

 

http://www.digitaltrends.com/computing/overclocking-intel-core-i7-6700k/#:bO-He6O5fwfvLA

 

O gabinete que escolheu parece ser legal, ele ja vem com 2 coolers frontais e um na traseira parece ne? Ta passando de bom cara, esquece water cooler, a nao ser que esteja querendo rasgar dinheiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, leva em consideração os seguitnes fatores:

 

1 - você esta indo de Skylake e nao Haswell. Os Skylake nao esquentam como Haswell, tem TDP menor (I5 6600 tem TDP de 65W contra 84W do I5 4790. Nao da para usar a referencia de temperatura do Haswell nos Skylake, sao tecnologias diferentes, Skylake é mais avançado, tem mais desempenho mas com  um consumo e espaço menor.

 

2 - você nao esta fazendo Overclock, pois esta com o processador I5 6600 (sem o final K). Mesmo se estivesse, tem varios reviews de OC em Skylake, seja I5 6600K ou I7 6700K  utilizando aircooler. Qql busca rapida no google com as palavras "Skylake Air Cooler" você vai ver varios.

 

3 - Mesmo morando em uma regiao quente, estando com um gabinete refrigerado, fazendo download nao utiliza nem 15% do processador. ele nao vai passar de 30°. Vou dar um exemplo pratico, sem estatistica e review: eu tenho o I5 6600 e moro em uma regiao quente tb. Nao uso ar condicionado pois o quarto onde fica o pc nao pega sol nem da manha nem tarde e é no oitavo andar, venta muito. Nao tenho water cooler (uso um air cooler mediano que mencionei la em cima) e o meu skylake nao passa de 40° quando estou jogando jogos pesados (Fall Out4, Crysis 3, Homefront The Revolution etc)

 

Eu sou a favor de uma boa refrigeração, mas existe uma diferença entre manter bem refrigerado e jogar dinheiro fora. Eu so uso este aircoolar da zalman pois ja o tinha antes de comprar o processador, senao iria fazer os testes com o cooler da intel e ver como as temperaturas se comportariam. 

 

Caso nao queira fazer os testes com o cooler da intel e ja comprar um air cooler, escolhe uma destas opções que te garanto que nao tera problemas, te falo por experiencia propria, nao é por reviews que li, so se atente pela altura destes coolers se cabem no seu gabinete

 

ZALMAN CNPS11X PERFORMA

COOLER MASTER HYPER 212X 120MM,

COOLER MASTER BLIZZARD T2

 

Eu uso o CNPS5X Performa, é pequeno, cabe em qql gabinete e da um mega resultado, o usava com um phenom II X4 e ele resfriou em 20°C em cargas pesadas (de 60° foi para 40°C em jogos). O utilizo no Skylake e nao passa de 40° jogando pesado, mas nao o encontro mais para venda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thallesaguiar preservar mais seria se o aircooler nao estivesse dando conta do recado, como ja disse, o meu auqi nao passa de 40°C jogando pesado. para que water cooler? para manter ele a a -15°C? rsrs, nao tem necessidade, sou a favor de preservar os componentes com temperatura dentro da faixa de segurança, mas 40°C em niveis altos de stress esta muito distante do limite de temperatura de segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucio Erglis Manter o processador em -15Cº não seria bom? Meu pc da assinatura não precisa de watercooler! Eu quis colocar para manter ele em temperatura bem baixa pra não ter dor de cabeça. Olha em quanto ta a temperatura do meu pc nesse momento. Mas enfim. Se ele quiser ele coloca  e se ele não quiser ele não coloca!

 

http://prntscr.com/gfhrev

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thallesaguiar caraca, o seu ta em idle a 8°C, isto realmente é muuuito baixo. eu nao me preocuparia em manter a temperatura estão baixa, alias eu fico é assustado quando o meu bate 18°C.

 

Considerando que 71°C é o Tcase conforme especificação da Intel, existe uma margem gigante de segurança de 30°C( de 40 ate alcançar os 70). Sao componentes eletronicos projetados para suportarem esta temperatura. Acima disto você esta limitando a vida util, mas dentro desta faixa, mantendo ele em 8°C ou 40°C, nao vai prolongar a vida util, foram projetados para suportarem esta carga.

 

http://ark.intel.com/pt-br/products/88188/Intel-Core-i5-6600-Processor-6M-Cache-up-to-3_90-GHz

Especificações de pacote

Configuração máxima da CPU1

TCASE71°C

Tamanho do pacote37.5mm x 37.5mm

Litografia gráfica e IMC14 nm

Soquetes suportadosFCLGA1151

Opções de Halógena Baixa DisponíveisConsulte MDDS

 

Mas como ja foi dito, cada um gasta o seu dinheiro da melhor forma que achar, nenhum problema em ter o water cooler e manter em 8°C o processador, so é desnecessario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Complicada essa temperatura ai hein, temperatura do processador abaixo da temperatura ambiente só com com nitrogênio mesmo, refrigeração a ar e a água não conseguem fazer isso não. Hahaha.

 

Agora vamos lá, para seu orçamento montei a seguinte configuração.

 

i7 6700k R$ 1680,00 http://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i7-6700k-skylake-4-0ghz-8mb-quad-core-box
Z170 R$ 890,00 http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-z170xp-sli-chipset-z170-lga-1151-box
WC DEEPCOOL R$ 511,00 http://www.pichau.com.br/hardware/cooler-processador/water-cooler-gamerstorm-by-deepcool-captain-240-dp-gs-h12l-ct240-box
8GB DDR4 R$ 200,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762155569-memoria-8gb-ddr4-2400mhz-hyperx-fury-kingston-hx424c15fb8-_JM
HD 1TB R$ 230,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718666177-hd-seagate-1tb-1000gb-7200rpm-64mb-cache-desktop-pronta-entr-_JM
XFX 500w R$ 280,00 http://www.pichau.com.br/fonte-xfx-500w-xt-bronze-full-wired-80-bronze-p1-500b-xtfr-box
MX 300 R$ 230,00 http://www.kabum.com.br/produto/54550/gabinete-cougar-sem-fonte-mx300/?tag=mx%20300

 

Essas peças acima dão o total aproximado de R$ 4020,00. Agora você tem duas opções, compra uma placa de vídeo agora com esse 2k que sobrou ou seja sábio e aguarde o lançamento da GTX 1070 e placas da AMD para poder pegar uma placa mais recente ou pelo menos pagar mais barato em uma placa da geração passada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PERNALONGA_ cara sobre a duvida da velocidade das memorias, pode pegar a DDR4 na velocidade que a sua placa-mãe suporta e fazer o over dela, nao precisa ser so a 2133 MHz, eu tb tive a mesma duvida quando perguntou e ela foi esclarecida aqui neste topico pelo camarada @RS Faria

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/05/2016 às 01:11, Lucio Erglis disse:

@PERNALONGA_ cara sobre a duvida da velocidade das memorias, pode pegar a DDR4 na velocidade que a sua placa-mãe suporta e fazer o over dela, nao precisa ser so a 2133 MHz, eu tb tive a mesma duvida quando perguntou e ela foi esclarecida aqui neste topico pelo camarada @RS Faria

 

 

Acabei comprando uma Corsair 4x4GB de 2800 MHZ. Eu fiquei preocupado porque ela estava bem mais barata que as de 2400 e 2133. Ta saindo por 608 no Terabyte. Vi em um post que a de 3000 estava dando alguns problemas. Sem falar que a de 3000 é 1,35V. Mais no próprio manual da placa mão fala que ela aceita os dois tipos de memória, e tambem diz que aceita as duas voltagens. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thallesaguiar @Zucchini @PERNALONGA_ So para ter uma referencia das temperaturas do Skylake I5 6600, estou postando o report da Aida jogando Homefront: The Revolution 2016, com tudo no Alto Full HD 1920x1080 (ele vai ate o Muito Alto, mas como tenho a GTX 760 é nesta resolução que da p jogar com boa fps)

 

O processador nao passa de 40°C, isto porque estou usando um air cooler mediano (Cooler Zalman CNPS5X Performa

stabilitytest.png

stabilitytest temp.png

stabilitytest power.png

stabilitytest clovk.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...