Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando um qgd pequeno com tomadas, interruptores e amperímetro ac. sugestões


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Ola pessoal. Pra quem não sabe, ou não viram, eu tenho um desktop "bem diferente"... vide minha assinatura.

 

Buenas. Estou atualmente com dois filtros de linha aqui. Um ligado no outro. O segundo só será ligado quando eu precisar de uma das impressoras. O primeiro tem PC, monitor, e demais equipamentos ligados nele.

 

Vamos aos fatos: Por mais tomadas que tenha uma casa, um quarto, sempre existirão móveis na frente, diria a lei de Murphy. Ok... então hoje minha situação são dois filtros de linha, que não tem jump nos fusíveis, cumpre observar, mas que estão com tomadas cheias. Ainda, liga um, liga tudo....Salvo as impressoras, que eu tenho um certo controle (tá, liga um, liga 4) ainda assim, ficam equipamentos sem necessidade ligados.

 

Em que eu pensei foi o seguinte. Usar uma caixa de passagem, tomadas 3 pinos 10A, interruptores de 10A, ou ainda 6A (foi o que achei), para setorizar as ligações.

 

Na caixa, ainda, irá um amperímetro/voltímetro AC, e um disjuntor de 20A.

 

As tomadas invariavelmente, por uma questão de conveniencia, tem de ser de embutir, e redondas (serra copo, sabe como é).

 

Os interruptores estou procurando os que chaveiem fase e neutro. LED é opcional. Pensei em chaves gangorra, como as que vem em alguns filtros de linha.

 

Tomadas selecionei algumas, como estas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714336512-tomada-de-embutir-2pt-redonda-nbr14136-10a-preto-jng-_JM

 

e caixa de passagem

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-730975490-caixa-de-passagem-light-steck-300x220x120-cega-opaca-sex-322-_JM

 

Abaixo eu tenho disjuntor de 20A, para chavear geral e o amperímetro, é claro.

 

Para ligar as tomadas, uma a uma, eu usarei cabos rígidos de 1mm que tenho. Julgo dar certo. Para fazer as ligações do disjuntor até as tomadas, usaria duas seções de cabo 1mm, tipo as distribuições que são feitas em tesouras, nas casas.

 

A polarização, eu cetificar-me-ei que está correta por chave teste, é claro. Contudo, a tomada onde isto estará ligado, não tem aterramento. Isso meus amigos, não há aterramento, e não tem como fazê-lo. O banheiro, que está próximo, também não tem aterramento no chuveiro.

 

Pergunto-lhes. Algum instrumento a mais de controle eu teria de usar? Na pior das hipóteses esse sistema não verá mais que 2000W incluo aí todas impressoras ligadas, overclock no pc, bomba do aquario ligada, e, enfim... tudo isso ligado... A tomada geraç tem cabo 2mm, com disjuntor 15A que cai.. (lhes digo que cai, infelizmente já testei)

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, as chaves gangorra achei, 220V/6A, as mais baratas foram estas, mas é tres terminais. 6 Terminais tá caro, vixi....

http://www.soldafria.com.br/chave-gangorra-kcd1-102-verde-3-terminais-p-2860.html

 

Vamos ao word/paint durante a noite. Posto-lhes a "ideia"

 

 

Voou ter de comprar veda-calha, para colar os plásticos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ricardov Na verdade ele caiu por um curto que ocorreu aqui. Não neste QGD que está sendo montado. Agora que estou me lembrando, aparentemente a caixa de metal da tomada está bem aterrada. No fim de semana eu vou testar se ela está aterarrada, e se o terra esta´bom, pode ser que meus problemas estejam solucionados por aterramento

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest, a caixa da foto não é de passagem, é um quadro de comando de uso externo. Queres montar um quadro externo de tomadas? É isso? Essa outras opções não seriam mais adequada ao seu caso?

http://catalogo.steck.com.br/image?cid=11916&plpver=10&categid=1539&prodid=1540 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que antes de fazer qualquer coisa, dimensione o seu consumo.

Por mais aparelhos que tenhas ligado no mesmo filtro, possivelmente este filtro suporta a corrente. Utilize filtros de boa qualidade, observe a corrente máxima especificada pelo fabricante. Em seguida some todas as potências máximas dos aparelhos ligados, lembro (Potencia = tensão * Corrente), na etiqueta das fontes, você encontra esses dados.

Caso, seja possível, que a corrente consumida ultrapasse a suportada pelo filtro, volte a pensar nesta solução.

 

Se possível, liste aqui todos os equipamentos conectados ao filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ljMonteiro A carga não é alta, e sim, um filtro de linha seria suficiente, contudo, como eu citei, eu quero por um amperímetro (que já tenho)

 

Meu objetivo é ter um QGD para o computador, do qual eu posso ligar tudo o que eu uso, atualmente, mas só manter ligado aquilo que preciso, coisa que hoje com os filtros de linha eu, de certa forma, não tenho.

 

Em tempo, a alimentação desse QGD dar-se-á por cabo PP 3x2,5mm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest , por que não fazes algo assim?

 

 

Podes montar um excelente filtro de linha em um gabinete de estabilizador ou algo do tipo, colocar o amperímetro, voltímetro, etc. O gabinete de estabilizador tem as tomadas que você necessita e bastante espaço para implementar praticamente qualquer projeto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tenho conhecimento deste post. Meu drama é que não tenho disponibilidade de um gabinete, e outra... eu preciso de várias tomadas. Maaas... agora tive outra ideia....

 

http://www.lojaeletrica.com.br/tomada-para-piso-2pt-10a-vermelha-9775-6-bulding,product,2320101580132,dept,12008.aspx

 

As tomadas para piso, claro... e estão mais baratas.....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Pessoal.. novidades então.

 

Consegui em duas eletronicas uns 9 estabilizadores, que me renderam 3 réguas de tomadas, NEMA, do qual vou serrar a régua comum, os contatos, e ligar fio a fio. Nada que uma dremel e um pouco de paciência não faça

 

As chaves também tirei destes... me rendeu bem. Gastei 120 pratas na caixa(uma grande e uma pequena)

16348.jpg

A pergunta que lhes faço é... existe um gabarito de furação para tomadas, estas de estabilizadores, para o padrão NEMA? ou é "a olho mesmo'? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano, tem umas alças plásticas de pressão, então o corte terá que ser na mão mesmo, sem gabarito. Meça 3 X e corte uma. Verá que há uma pequena aba. Esse é seu limite. Corte EXATAMENTE a metade do tamanho da aba. Vai sobrar para o acabamento e terá o espaço exato para o encaixe sem estragar as presilhas. Espero que tenha exposto corretamente e me feito entender. Mas gabarito é certo que não tem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dom Bonilla  eu vou fazer diferente. Visto que no Word eu me dou bem, melhor pelo menos que na vida real, vou imprimir um "gabarito" quadrado com a posição também dos interruptores. 

 

A folha A4 fica em uma área boa, bastante boa, sobrando espaços. Imprimo em papel foto, que é mais duro, daí só passar para a caixa. Ainda pensei em papel transfer, aqueles azuis de circuito, daí é só riscar por cima... mas acho que o papel foto será o escolhido. 

 

Hoje devo postar novidades.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok.. leiaute está definido... em pdf no anexo.

 

P_20160714_225427.jpg 
Primeiro leiaute desenhado. Vamos comparar o tamanho das peças....

 

P_20160714_225558.jpg

P_20160714_225521.jpg

P_20160714_225513.jpg
 

Vamos ver na caixa

P_20160714_230905.jpg

P_20160714_230507.jpg

 

P_20160714_230524.jpg

 

Para alinhar, a própria furação já existente na caixa... Aqui será nossa folha.

P_20160714_230532.jpg

 

Um pouco mais para o lado, para garantir que não fiquem justos.

P_20160714_230417.jpg

 

P_20160714_225651.jpg

P_20160714_225858.jpg
 

Vamos baixar um pouco 

P_20160714_230839.jpg

P_20160714_230543.jpg

 

E agora no papel transfer

P_20160714_231730.jpg

 

 

 

caixa QGD.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E a batalha prossegue

 

Tendo em vista que essa caixa não é uma caixa de passagem padrão, padrão para disjuntor não existe. Assim, aglgumas adaptações serão necessárias. Em tempo, serra copo só achei de 20, ou de 25mm... mostrarei que uma é estreita e outra, muito larga

 

Eis a questão.. broca 20mm falta furo

P_20160715_142052.jpg

 

e a 25 sobra demais

P_20160715_142021.jpg

 

então me baseei em furos 20... a máxima é que adicionar sal no molho é melhor que ter de tirar depois....

 

visual parcial

P_20160715_142003.jpg

 

Buenas que, após alguns furos, a bateria pediu água... então deixamos a philco recarregar

P_20160715_141927.jpg

 

Enquanto isso, pensemos em proteção. Para tal um disjuntor siemens, que eu sei que vai cair... de 16A. O ideal seria 10, mas eu tenho este a pronta mão.... então bora utilizá-lo, visto que esses disjuntores são beeeeeeeeeem sensíveis

P_20160715_141949.jpg

 

Enquanto isso, detalhes do amperímetro digital

P_20160715_142218.jpg

P_20160715_142222.jpg

 

Continuando. essa não é uma caixa padrão de passagem. Assim a furação dela não é padrão para isso. Embora relativamente compatível, os padrões de altura são diversos... Assim, para usar o disjuntor, terei de bolar algo, com a ajuda da mestre deusa gambiarra (arra)

 

para tal, vou usar uma chapa de aço, presente em algumas bases de monitores LCD. A furação é boa, e coincide com a furação do suporte do disjuntor

 

P_20160715_150938.jpg

 

P_20160715_150938.jpg

P_20160715_151000.jpg

P_20160715_151038.jpg

 

P_20160715_151913.jpg

 

 

Suporte pro disjuntor colocado

P_20160715_150953.jpg

 

Agora a marcação do disjuntor...a parte visivel.. para tal eu empresto um esmalte de unhas da esposa, (sem ela saber) e pinto as bordas do disjuntor....

P_20160715_152123.jpg

 

E pressiono a base firmemente.

 

Marcação base feita. Agora é só corrigir ou completar

P_20160715_152149.jpg

 

 

Após algumas arranhadas de serra tico-tico.. a primeira tomada está posta...

P_20160715_161002.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá ficando TOP! Exitem serras copo de 21 (13/16"), 22 (7/8") mm da Starret, Bosch, Irwin. 

http://www.fg.com.br/produto/serra-copo-22mm-aco-rápido/6435858?boxSkuId=6435858

http://www.fg.com.br/produto/serra-copo-21mm-aco-rápido-bimetal/8221235?boxSkuId=8221235 (em falta)

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ricardov eu já tinha ele. Eu sempre uso microondas com disjuntor, e esse aí estava sobrando. O único sobrando, ou melhor, OS que tinha de curva C era um de 30 e um de 60A.... então achei melhor esse mesmo. E é SIEMENS que eu sei que é disjuntor, e não chave seca

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membro VIP

Após muuuuuuito tempo, terminei "só de raiva" o projeto. Não aguentava mais olhar para essa caixa, e pensar no que gastei nela, e decidi arrumar tempo e terminar. Próximo será a luz de led.

 

Deixo-lhe fotos, e a foto final, só faltando ligar os componentes. 

 

 

P_20170308_225109.jpg

P_20170308_225116.jpg

P_20170308_231533.jpg

P_20170308_235926.jpg

V_20170308_231540.mp4

V_20170308_231627.mp4

adicionado 0 minutos depois

Para não me incomodar, usei um cabo PP 3x1,5mm que acho que não me incomodará. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...