Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2 fans 4 pinos na mesma saída, conflito de informações!?


Posts recomendados

Ola pessoal

 

Seguinte, estou com sobra de uns fans de processador da intel, 4 pinos Minha ideia era aproveitar esse fans no pc. Eu vou deixar um no processador(que é o q fica no dissipador) e outro no lugar do da fonte. (uma pena esses da intel não serem 80mm, vou ter q abrir espaço na fonte, hehehe). Vi no mercado livre o Adaptador Cabo Fan Cooler 4 Pin Splitter, ele permite ligar dois fans 4 pinos em uma unica saída da placa. A saída de energia q eu ia usar é a que alimenta o fan do processador.

 

Os fans tem 4 fios/pinos; positivo, negativo, RPM(informativo) e um RPM(controlador). Minha duvida é:

 

Sendo q os fans trabalhariam em ambientes diferentes, fonte(menos fluxo de ar) e gabinete(maior fluxo de ar), ambos teriam RPM diferentes não? sendo q teríamos 2 informações de RPM em um único fio qual predominaria? não teríamos um conflito de informação fazendo com que a placa ficasse oscilando a RPM toda hora???possibilitando até a queima da placa?? o certo não seria desligar um dos fios RPM(informativo) no caso o do fan q ficaria na fonte? assim teríamos apenas uma RPM no fio isso levando em conta que a placa aumenta o "trabalho" do fan com base na informação do sensor de calor + RPM(atual) da fan. (não sei se é assim q funciona).

 

Caso sim, e quanto a questão do fio RPM(controlador), seria mandada a mesma tensão para ambos os fans, mas devido ao ambiente ambos trabalhariam em RPM diferentes.

 

OBS: queria fazer isso pois o fan trabalha de forma controlada ao contrario do tradicional da fonte q trabalha a 100% sempre... logo eu teria um redução de ruido na fonte, só espero q a rotação não fique tão baixa aponto de a fonte super aquecer...

 

valeu galera

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@espadachin

Normalmente nesses adaptadores em Y somente um dos coolers recebe pinagem que informa a rotação. Ou seja, uma entrada de 4pin e outra de '3pin'.

O que você precisa verificar é qual corrente a conexão na placa-mãe pode fornecer. A soma das amperagens dos coolers não pode ultrapassar o que a placa-mãe pode oferecer, senão você pode queimar a conexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente amigo, olhei direito a foto do produto no mercado livre, e é conforme tu falou uma entrada 4 pinos e 2 saidas, uma 4 pinos e outra 3. consigo verificar corrente com um multimetro?

 

mas e caso eu use a própria saída de energia da fonte, onde era ligado o fan. eu não posso apenas fazer uma extensão do fio azul controlador da RPM e ligado na saída da placa junto do outro fan? assim a placa iria epenas informar a tensão para o fan da fonte. Outra coisa esse fio azul ele informa a tensão ou a RPM q a fan deve trabalhar? obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...