Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
espadachin

2 fans 4 pinos na mesma saída, conflito de informações!?

Recommended Posts

Ola pessoal

 

Seguinte, estou com sobra de uns fans de processador da intel, 4 pinos Minha ideia era aproveitar esse fans no pc. Eu vou deixar um no processador(que é o q fica no dissipador) e outro no lugar do da fonte. (uma pena esses da intel não serem 80mm, vou ter q abrir espaço na fonte, hehehe). Vi no mercado livre o Adaptador Cabo Fan Cooler 4 Pin Splitter, ele permite ligar dois fans 4 pinos em uma unica saída da placa. A saída de energia q eu ia usar é a que alimenta o fan do processador.

 

Os fans tem 4 fios/pinos; positivo, negativo, RPM(informativo) e um RPM(controlador). Minha duvida é:

 

Sendo q os fans trabalhariam em ambientes diferentes, fonte(menos fluxo de ar) e gabinete(maior fluxo de ar), ambos teriam RPM diferentes não? sendo q teríamos 2 informações de RPM em um único fio qual predominaria? não teríamos um conflito de informação fazendo com que a placa ficasse oscilando a RPM toda hora???possibilitando até a queima da placa?? o certo não seria desligar um dos fios RPM(informativo) no caso o do fan q ficaria na fonte? assim teríamos apenas uma RPM no fio isso levando em conta que a placa aumenta o "trabalho" do fan com base na informação do sensor de calor + RPM(atual) da fan. (não sei se é assim q funciona).

 

Caso sim, e quanto a questão do fio RPM(controlador), seria mandada a mesma tensão para ambos os fans, mas devido ao ambiente ambos trabalhariam em RPM diferentes.

 

OBS: queria fazer isso pois o fan trabalha de forma controlada ao contrario do tradicional da fonte q trabalha a 100% sempre... logo eu teria um redução de ruido na fonte, só espero q a rotação não fique tão baixa aponto de a fonte super aquecer...

 

valeu galera

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@espadachin

Normalmente nesses adaptadores em Y somente um dos coolers recebe pinagem que informa a rotação. Ou seja, uma entrada de 4pin e outra de '3pin'.

O que você precisa verificar é qual corrente a conexão na placa-mãe pode fornecer. A soma das amperagens dos coolers não pode ultrapassar o que a placa-mãe pode oferecer, senão você pode queimar a conexão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • realmente amigo, olhei direito a foto do produto no mercado livre, e é conforme tu falou uma entrada 4 pinos e 2 saidas, uma 4 pinos e outra 3. consigo verificar corrente com um multimetro?

     

    mas e caso eu use a própria saída de energia da fonte, onde era ligado o fan. eu não posso apenas fazer uma extensão do fio azul controlador da RPM e ligado na saída da placa junto do outro fan? assim a placa iria epenas informar a tensão para o fan da fonte. Outra coisa esse fio azul ele informa a tensão ou a RPM q a fan deve trabalhar? obrigado

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    corrente da conexão na placa-mãe geralmente tem no manual da placa-mãe.

    corrente dos coolers não sei que vem no manual do processador. Alguns possuem no rótulo. Tem que pesquisar.

     

    As cores eu não lembro.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • mais algum colega ae possui 2 ou 3 colers ligados na mesma saida da placa?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Eu uso 2 XtraFlo com led em uma saída de placa-mãe. Mas a corrente deles não excede 1A máximo que a conexão da placa-mãe suporta.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×