Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock placa-mãe h61m-a/br


Abnerrr

Posts recomendados

Boa noite,

Estou pensando em comprar o placa-mãe Intel LGA 1155 mATX H61M-A/BR, mas antes gostaria de saber se ela realmente aceita um overclock para pegar memória ddr3 1866Mhz. Compensaria comprar uma memória hyperX 8gb 1866Mhz para acompanhá-la (fazendo overclock), ou é melhor pegar uma hyperX 8gb 1600Mhz (máximo que ela aceita sem over) ?

 

Com essa compra meu pc ficaria assim:

placa-mãe: H61M-A/BR,

Processador i3-2100 3.10 GHZ,

Memória: 8gb 1866Mhz (ou 1600Mhz),

Placa de video: GTX 750 TI 2gb

HD: 1TB


link da placa-mãe: 
http://www.kabum.com.br/cgi-local/s...08&origem=52&gclid=CK6FsrXjis0CFU8HkQodh9kN1A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua placa-mãe aceita memórias de 1866 Mhz e até acima disso, mas vai operar dentro dos limites da bios.

Se estiver com uma bios atualizada, talvez opere até a 2400Mhz, mas mesmo que não opere, ela aceita a memória.

Eu tenho uma mobo antiga com esse chipset H61, ela está com memórias de 2400Mhz, mas só roda a 1600Mhz (limitação da bios).

Infelizmente o suporte do fabricante da minha mobo é péssimo, ao contrário da ASUS.

Ao comprar memórias, principalmente de frequência mais alta, atente para a lista de compatibilidade do fabricante.

Segue a lista das memórias testadas e aprovadas pela ASUS:

http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/LGA1155/H61M-PLUS/H61M-PLUS_H61M-AUSB3_H61M-A_DRAM_QVL.pdf?_ga=1.83060502.124334379.1464921219

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Abnerrr O que limita no seu caso não é a placa-mãe, mas o processador. O i3-2100 tem memória nativa até 1333Mhz. Não seria difícil colocar uma memória rodando a 1600Mhz, mas 1866Mhz seria uma loteria. Vai depender se o chip é premiado ou não, porque o controlador de memória está integrado ao Sandy Bridge.

 

Se fosse uma CPU desbloqueada, como o i5-2500K, aí você poderia colocar memórias de clock mais alto. No seu caso, acho difícil passar de 1600Mhz. Mas não tem nada a ver com a placa-mãe, que aceita memória até de 2133Mhz, é o controlador de memória da CPU que não suporta mais do que isso.

 

Mas a memória de 1866Mhz está o mesmo preço da de 1600Mhz. Você pode rodar a 1600Mhz com timings mais baixos. Se a memória for boa e você conseguir, é quase como rodar a 1866Mhz.

 

Compre uma boa de 1866Mhz e brinque com os timings. Procure uma de 1.5v, pois elas são mais universais. 

 

EDIT: acho que Sandy Bridge é mais indicado memória de 1.5v

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Entendi, era isso que precisava saber. Vou pegar a de 1866 então. valeu

@Contiusa Mas mesmo tendo essa limitação do processador eu poderia comprar a memória de 1866 Mhz e deixar ela operando a 1600, certo ? Dai assim, mais na frente, eu compraria esse processador que você mencionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Abnerrr disse:

@Wal SJC Entendi, era isso que precisava saber. Vou pegar a de 1866 então. valeu

@Contiusa Mas mesmo tendo essa limitação do processador eu poderia comprar a memória de 1866 Mhz e deixar ela operando a 1600, certo ? Dai assim, mais na frente, eu compraria esse processador que você mencionou.

Pelo preço relativo que estão custando as memórias DDR3 atualmente, compensa pegar logo de 2400 Mhz, mesmo que vá usa-las a 1600Mhz como eu estou fazendo. 

Amanhã ou depois você acha um processador melhor e uma placa-mãe top em uma Black Friday da vida, aí vai ficar insatisfeito com as memórias e gastar dinheiro novamente.

Eu comprei um par de GSKill Ripjaws 2400Mhz há uns dois meses no ML e por enquanto estou usando-as a 1600 Mhz.

Mas tenho planos de comprar uma placa-mãe melhor e dar um up no meu processador Core i5 3470, assim que as condições permitirem.

Então já comprei as memórias para o próximo upgrade e o preço que paguei por elas na época (não me lembro o valor exato), comparado com o preço das de 1600/1866Mhz era só uns 10% mais caro.

Dê uma garimpada em vendedores confiáveis do ML, que você encontrará boas ofertas.

Por exemplo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-756880756-memoria-ram-ddr3-4gb-2400mhz-kingston-hyperx-savage-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-757096034-memoria-ram-ddr3-8gb-2400mhz-kingston-hyperx-savage-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704439239-memoria-gskill-ripjaws-x-8gb-kit-2x4gb-ddr3-2400mhz-intel-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-756659860-memoria-corsair-vengeance-pro-8gb-2x4gb-ddr3-2400mhz-_JM

Mas não se esqueça de conferir a lista de compatibilidade da sua placa-mãe antes de comprar, principalmente nos seguintes aspectos: capacidade dos pentes, densidade (SS/DS) e tensão.

Geralmente, tendo essas características equivalentes, vai funcionar, mesmo sendo de marca diferente.

A tensão da maioria delas é 1,5V~1,65V (para trabalhar na frequência nominal de 2400Mhz é especificado 1,65V), mas trabalhando a 1600/1866Mhz operam tranquilamente com 1,5V, como as minhas operam.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Realmente seria uma boa pegar uma 2400Mhz, mas se eu fizer isso pagaria frete da placa-mãe e o frete da memória, e isso sairia um pouco do preço que pretendo gastar. Na kabum a memória de 2400Mhz fica 100 reais mais caro que a de 1866, que também fica um tanto caro. Vou pensar bem se posso gastar essa grana extra pra já ter uma memória boa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Abnerrr disse:

 

@Contiusa Mas mesmo tendo essa limitação do processador eu poderia comprar a memória de 1866 Mhz e deixar ela operando a 1600, certo ? Dai assim, mais na frente, eu compraria esse processador que você mencionou.

 

Sim, poderia comprar até de 2400Mhz e deixar a 1333Mhz. A minha de 2400Mhz está rodando a 1333Mhz :P Estou com preguiça de setar os timings porque a 2400Mhz ela está com a tensão um pouco alta.

 

Até porque quando maior a frequência da memória mais margem ela terá de você apertar os timings rodando a 1600Mhz. Uma memória boa de 2400Mhz talvez até rode a 1600Mhz com CL7, que seria excelente. Mas isso é uma loteria. Não é todo pente. Mas mesmo que você baixe para CL8 já está legal. memória ainda não é um hardware que dá gargalo, especialmente com um i3. Se fosse um i7-5960X para fazer render 24/7 é outra história.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...