Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan controlado por potenciômetro.


Posts recomendados

Primeiramente, não estou muito certo se este é o local apropriado, gostaria de pedir que meu tópico fosse movido caso não seja.

Seguinte... Vamos aos meus specs.

Tenho uma placa-mãe Asus Sabertooth 990Fx R2.0, ela possui conectores:
* 2 Cpu Fans
* 4 Chassis fan

No entanto, com o Windows 10 o Thermal Radar (controlador que permitia até mesmo desligar os fans em determinadas temperaturas) deixou de funcionar, e o único controle que tenho agora, é na Bios, mas o valor mínimo para o Fan (que é um 4715kl-04w-b86) ainda é muito barulhento. (Esse fan é extremamente potente, embora seja 7.000 pelo fabricante, a placa-mãe lê até 10.000RPMs), ele fica no fundo do pc junto à mais dois menores e silenciosos (que dão conta quando não estou jogando), e auxilia na retirada do ar residual do processador.
Dei toda essa explicação caso alguém tenha uma ideia melhor que a minha, que no caso é usar um potenciometro com ele, mas por ele ser assim tão diferente tenho duvida quanto à qual potenciômetro usar. Ele tem consumo de 2.5A e é 12Volts, quatro fios (dois de alimentação e dois de leitura).
Ou ainda, se alguém conhecer um esquema de termometro elétrico que libere corrente gradual, seria de grande ajuda.
As temperaturas internas do meu gabinete variam de 20°C ~ 45°C, sendo que quando o Thermal funcionava, acima de 30 os fans começavam acelerar.

Ja tentei o software Speedfan, mas não funcionou. Em anexo está  a imagem do FAN
 

New-original-NMB-12cm12V2-5A-4715KL-04W-B86-font-b-D6168-b-font-D7986-120-120.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...