Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Guilherme OS

Nobreak para fonte pfc ativo

Recommended Posts

Olá. Peço ajuda em algo meio polêmico. "Nobreak"!

Então, ando pesquisando demais sobre qual Nobreak adequado para uso.

Recentemente adquiri um PC gamer, e optei por uma fonte "Corsair RMX Series RM750X 750W PFC ATIVO". E onde eu moro de vez enquanto tem umas queda de energia. Andei pesquisando sobre Nobreak, e sei que devo usar um Nobreak senoidal on-line de dupla conversão, (que custa uma nota) que é o mais aconselhável pra esse tipo de fonte. E agora que vem a duvida. Como saber o "VA" do nobreak ideal para essa fonte?? Sei que tem que calcular o watts da fonte, mais watts do monitor e o fator de potência do nobreak, mas como calcular isso exatamente??

Se alguém souber de outro nobreak que eu posso tá utilizando, que seja compatível com a fonte, me indique por favor. Ou site com preços acessíveis.

Se for o caso de não precisar realmente de um nobreak, e que um filtro de linha bom, segura esse tipo de fonte. Me indiquem também.

Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dimensionar um bom filtro de linha exige o conhecimento da topologia de entrada da internet ai na sua casa.

Como ela chega?

ADSL, sobre a linha telefônica?

Sobre a TV a cabo?

Via rádio?

Via fibra ótica?

E como ela é "distribuída"

Via fiação, cabo LAN?

Via WiFi?

Quanto ao no-break você já sabe, para fontes com PFC ativo o ideal é usar no-break on-line, dupla conversão e ponto.

Quanto ao dimensionamento tome a potência da fonte, divida pela eficiência e some cerca de 40 Watts da demanda de um monitor. Essa dai, em Watts, deverá ser a potência mínima do no-break.

O fp (fator de potência) do no-break é um dado que seu fabricante deve publicar. Se ele não publicou, se ele não declarou, esqueça dele, vá para outro no-break outro fabricante. Se ele não estiver de seu lado estará contra você.. Aproveite a dica e fuja desse dai.. Esse dai não quer ajudar a você resolver seu problema e sim quer resolver o dele que é vender..

De posse do fp do no-break saiba que potência em VA's = potência em Watts dividida pelo fp..

Porque uma fonte com tanta potência, 750 Watts??? Realmente era necessária tamanha potência???

Quando se erra no dimensionamento da fonte, quando se super dimensiona a mesma e depois se adota um no-break tem de super dimensionar o no-break também e isso custa caro..

Vejamos seu caso Potência fonte = 750 Watts e eficiência 90%

Potência necessária no no-break = 750 / 0,9 + 40 = 833 + 40 = 873 Watts.

Se o no-break que você escolher tiver fator de potência de 0,7 ele terá de poder entregar 873 / 0,7 = 1250 VA's

Simples os cálculos...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Eae Faller, respondendo as pergunta; Internet aqui chega via fibra ótica, e a distribuição WiFi. A fonte de 750W é recomendada para o meu PC, por motivo de ele possuir uma configuração um pouco exigente. Tem um site que faz a soma de todos componentes do computador e indica quanto Watts ele vai consumir.

Você me ajudou bastante com as dica. Com as conta que você realizou, já dá pra saber qual Nobreak ideal.

porém, por segurança e precaução, e caso eu venha fazer algum upgrade no PC (futuramente vou fazer), vou optar por um Nobreak de 2Kva. Infelizmente esses tipo de nobreak são caros, mas vai me atender bem. O mais barato que encontrei foi esse: (https://www.processtec.com.br/nobreak-2kva-lacerda-new-ms-monovolt-110v-000201111-010). Achei ele ideal.

Agora me dê sua opinião, no seu caso, com uma fonte dessa, PFC ativo. Você optaria por qual meio; Nobreak, filtro de linha ou direto na tomada??

Compartilhar este post

Link para o post

Com entrada da internet via fibra ótica e distribuição por WiFi não é necessário proteger nada mais do que a entrada de energia..

Um desses daqui estaria de bom tamanho: http://www.oficinadosbits.com.br/produto11302/Clamper_Protetor_Contra_Raiosco.html

Optaria, e opto na verdade, por um bom filtro de linha..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Beleza. Gostei do desempenho desse filtro de linha. Vou optar por ele. Pode ligar o roteador nele? E caso fosse distribuição via fiação, cabo LAN? Qual me recomendaria?

Editado por Guilherme OS

Compartilhar este post

Link para o post
    1 hora atrás, Guilherme OS disse:

Beleza. Gostei do desempenho desse filtro de linha. Vou optar por ele. Pode ligar o roteador nele? E caso fosse distribuição via fiação, cabo LAN? Qual me recomendaria?

Este: https://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-protec-o-transparente.html

Compartilhar este post

Link para o post

Se a internet adentrasse sua casa via sinal luminoso, dentro de uma fibra de vidro, que não consegue dar caminho para distúrbios elétricos, não necessitaria proteger até mesmo se a distribuição fosse via cabo lan.

Mas tome cuidado, alguma operadoras que se dizem via fibra ótica deixam o transdutor ótico lá no poste, na rua e adentram sua casa com lan, metálico.. Ai tem risco de carrear surtos de tensão via esse cabo..

Editado por faller

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais