Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste de transistores com avr


Posts recomendados

Tinha aqui nas minhas coisas um Atmega8A e um LCD 16x2 e achei um projetinho de um testador de transistores usando esses componente. Confeccionei a PCB e fiz a montagem. Apesar de nunca ter feito nada com Atmega e não ter experiencia nenhuma com eles, fiz um programador serial e gravei o programa do projeto com o ponyprog. O problema é que quando aciono o botão de teste no lcd aparece a primeira linha com todos caracteres acesos (16 quadradinhos pretos). Coloquei o atmega no programador e o ponyprog fez a leitura dele mostrando o programa gravado corretamente. Revisei todas as ligações e componenetes e não achei nada de anormal. Qual seria o problema? Seria o LCD ou o Atmega? Como não tenho outro LCD e na minha cidade não tem para comprar teria como testá-lo?

 

 

 

avr_transistor_test_schematic.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@scolanzi ,

 

Pode ser mesmo problema de compatibilidade com o display.

 

Outra coisa:  o Atmega8 vem de fábrica programado para rodar a 1 Mhz ( divisor por 8 está ligado ) ....  se teu programa precisa de outra velocidade tem de regravar os Fuses ok ?

 

Me informe a velocidade interna de seu AVR e hoje de noite eu faço um programinha para você gravar o .hex e testar o seu display.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O autor do blog de onde eu tirei o projeto forneceu o programa com os fuses bits setados e ele são: bootsz1, bootsz2 e bootrst. O spien também está setado. Como não tenho experiência com esse tipo de microcontrolador eu não seu te dizer qual o clock que ele está, acredito que seja 8MHz.

Outra dúvida, o Atmega8 pode ser substituido pelo Atmega16, transferindo as conexões do 8 para o 16? Tem que alterar o programa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Provavelmente já perguntou pro autor do blog e este não te deu retorno.

Tenta simular no proteus pra ver se o sintoma é o mesmo.

 

Algo me diz que o autor do blog não te daria o fonte se você pedir. Mas vai que cola. Publique, se ele autorizar

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Provavelmente já perguntou pro autor do blog e este não te deu retorno.

Tenta simular no proteus pra ver se o sintoma é o mesmo.

 

Algo me diz que o autor do blog não te daria o fonte se você pedir. Mas vai que cola. Publique, se ele autorizar

.

O arquivo é esse.

avr.hex

O projeto original é alemão, o autor do blog só confeccionou o PCB e mexeu no programa. Ele fez um comentário sobre o programa que transcrevo abaixo:

 

"Uma coisa que apanhei muito, foi com o fato que o arquivo para gravar no microcontrolador, veio separado em duas partes, o conteúdo da flash e da eeprom. E sem falar que os arquivos não carregam a configuração dos fuse-bits! Me disseram que isso é assim, assado, assim mesmo, blá blá blá em AVR.

   Como eu sou acostumado, fã de carteirinha de PIC, e neles o arquivo já vem prontinho pra gravar... o jeito foi fazer o mesmo.

   O fato e que é MUITO MAIS prático o arquivo a ser gravado no microcontrolador estar pronto, com tudo dentro dele, inclusive os fuse-bits. Assim sendo eu acabei empacotando tudo em um .HEX só e é o que está disponível para download no final da página."

 

Na realidade não é blog e sim uma home page sobre radioamadorismo cujo o proprietário é o SR. Luciano Sturaro e o projeto original é de Markus Frejek ( parágrafo apenas para dar o crédito as fontes)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@scolanzi ,

 

O esquema que você montou tem uma errata. Achei o link do projeto, voce vai ter de usar o Site Translator do Google :

 

http://www.mikrocontroller.net/articles/AVR-Transistortester

 

Acompanhe esse artigo, e no final vai ver que tem um link para a continuação, que expande esse testador e vira um Component Test.

 

Aqui também tem bastante coisa nova :

 

http://www.mikrocontroller.net/topic/248078

 

Vai ter de alterar os fuses originais sim..... Aliås se voce reaproveitou o Atmega de alguma outra montagem, tem de reprogramar os Fuses para ficar de acordo com o seu projeto.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

@scolanzi ,

 

O esquema que você montou tem uma errata. Achei o link do projeto, voce vai ter de usar o Site Translator do Google :

 

http://www.mikrocontroller.net/articles/AVR-Transistortester

 

Acompanhe esse artigo, e no final vai ver que tem um link para a continuação, que expande esse testador e vira um Component Test.

 

Vai ter de alterar os fuses originais sim.....

 

Paulo

 

No projeto original o autor disponibilizou o um arquivo .eep e outro .hex. Na programação do dispositivo eu teria que gravar primeiro o .eep e depois o .hex?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, fuçando mais um pouco vi que o autor disponibilizou junto com o programa os fuses, que são Lfuse 0xC1 e Hfuse 0xD9. Joguei esses valores em uma calculadora e com o resultado eu gravei os fuses bits do Atmega. A partir daí ele passou a ligar ao pressionar o botão e o desligamento automático também passou a funcionar mas continua aparecendo só uma linha com quadrados e nenhum caractere. Mais uma coisa, o circuito que montei para gravação usa um cristal de 4MHZ e o avr transistor test funciona com oscilador interno de 1MHz. Isso pode dar problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@scolanzi ,

 

Pode deixar o cristal sem nenhum problema. 

 

Aparentemente agora o programa está rodando como deveria, sendo o unico problema o display...

 

Mande uma foto desse display, se possivel a pinagem dele e se tem alguma coisa escrita que ajude a identificar o modelo certinho.

 

Ah, mude o Lfuse para 0XE1 e teste novamente.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, aphawk disse:

@scolanzi ,

 

Pode deixar o cristal sem nenhum problema. 

 

Aparentemente agora o programa está rodando como deveria, sendo o unico problema o display...

 

Mande uma foto desse display, se possivel a pinagem dele e se tem alguma coisa escrita que ajude a identificar o modelo certinho.

 

Ah, mude o Lfuse para 0XE1 e teste novamente.

 

Paulo

O display deve ser baseado no HD44780 com 14 pinos mais os 2 do blackligth.

A conexão entre o micro e o lcd está sendo feita com um flat de aprox. 18 cm. É muito? Isso pode causar algum tipo de ruido e dar esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@scolanzi ,

 

KKK isso do display eu sei... quero saber qual é o modelo do Display que você está usando !

 

Existem vários displays "compatíveis" com HD44780 que possuem uma temporização um pouco crítica.

 

Pode ser sim por causa do comprimento excessivo. Experimente com fios bem curtinhos, tipo 5 Cm .

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@scolanzi ,

 

Opa , legal !

 

Já que voce está fazendo essa montagem, eu ví que existem várias atualizações dos firmares e me parece que o hardware também mudou um pouquinho, se você conseguir testar essas modificações em seu projeto e funcionar bem, poderia escrever um pequeno artigo para que outros possam montar um também, pois virou um testador universal de componentes !

 

De qualquer maneira, boa diversão !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, estou de volta, estou agora montando o modelo mais sofisticado do transistor test e vou usar o atmega328. Na documentação o autor manda utilizar um cristal de 8MHZ e 2 capacitores e diz também que pode ser utilizado oscilador RC de8 MHZ. Como estou iniciando projetos com Atmega ainda tenho dúvidas. Esse oscilador RC é o interno do chip? Ele é setado pelos fuse bit?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@scolanzi ,

 

Sim os osciladores são setados no Fuse Bits.

 

O Atmega328 já vem de fábrica com o oscilador RC interno de 8 Mhz por default, ou seja, não precisa de nenhum cristal, nem os capacitores dele, MAS também vem setado para ter uma saída de clock / 8 , que fornece 1 Mhz nela.

 

Se você por engano acabar programando um oscilador que não seja o interno RC, só será possível reprogramar usando um cristal e os seus capacitores, ok ?

 

Se esse pino que tem a saída de 1 Mhz for utilizado em seu projeto, terá de reprogramar os Fuses.

 

Creio que esse modelo que você está montando agora seja um que eu tenho aqui, que comprei no Ebay faz quase um ano, tem até a fonte geradora de 50V para testar os Zeners de tensão maiores do que 5 Volts.

 

É muito bom, testa muitos componentes, mas não tem as opções de gerador de sinal que existem nesse projeto mais avançado.

 

Essa sua montagem é um excelente projeto para se ter um medidor de componentes quase universal, e seria muito bom para que outros possam seguir o seu exemplo e assim começar a equipar o seu laboratório caseiro. Espero que tenha sucesso e poste aqui a sua montagem, ok ?

 

Paulo

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, aphawk disse:

@scolanzi ,

 

Sim os osciladores são setados no Fuse Bits.

 

O Atmega328 já vem de fábrica com o oscilador RC interno de 8 Mhz por default, ou seja, não precisa de nenhum cristal, nem os capacitores dele, MAS também vem setado para ter uma saída de clock / 8 , que fornece 1 Mhz nela.

 

Se você por engano acabar programando um oscilador que não seja o interno RC, só será possível reprogramar usando um cristal e os seus capacitores, ok ?

 

Se esse pino que tem a saída de 1 Mhz for utilizado em seu projeto, terá de reprogramar os Fuses.

 

Creio que esse modelo que você está montando agora seja um que eu tenho aqui, que comprei no Ebay faz quase um ano, tem até a fonte geradora de 50V para testar os Zeners de tensão maiores do que 5 Volts.

 

É muito bom, testa muitos componentes, mas não tem as opções de gerador de sinal que existem nesse projeto mais avançado.

 

Essa sua montagem é um excelente projeto para se ter um medidor de componentes quase universal, e seria muito bom para que outros possam seguir o seu exemplo e assim começar a equipar o seu laboratório caseiro. Espero que tenha sucesso e poste aqui a sua montagem, ok ?

 

Paulo

 

 

 

Na documentação do que estou montando aparece esse fonte externa para diodo zener:

 

"2.2.2 medição de tensão zener acima 4 Volt

Se a saída serial de texto não é necessária, o PC3 do pino do ATmega pode ser usado como entrada analógica para medir uma tensão externa. A tensão pode ser até 50V com o divisor do resistor de 10:1 opcional e pode ser usada para medir a tensão de ruptura de um diodo zener. Uma atual limitante de alimentação com até 50V pode ser ligada com sinal baixo no pino PD7 do ATmega entregar atual para testar a quebrar a tensão de um diodo zener. Figura 2.3 mostra uma sugestão para esta expansão. O testador mostra a tensão externa enquanto você segurar a tecla pressionada. Sobre 40mA mais bateria atual é usada por essa expansão durante a prensagem de chave."

 

Também pode ser utilizado display de LCD de 128X64.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@scolanzi ,

 

Sim, eu havia lido isso no site do projeto. Mas gostei muito das outras opções, como frequencímetro, gerador de sinais, etc.

 

Quanto ao display, pode ser usado uma boa variedade, tanto displays tipo texto, como TFT, e até Oleds .

 

O meu tem um display gráfico simples tipo 16x2, segue uma foto :

 

 

 

IMG_1965.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o seu aparelho, abaixo do soquete ZIF tem outros dois bornes, tem um com sinal de + e -, é para medir pilhas e bateria?

O problema do aparelho que estou montando é que o idioma inglês utilizado contem muitos erros e fica difícil a tradução principalmente para mim que sou fraquíssimo na língua e o google translator também não é essas coisas. Tem coisas que eu corrijo por dedução e um pouquinho de conhecimento técnico.

Comprei o Atmega328 com o cristal de 8MHZ e os resistores de precisão pelo ML. Acho que na semana que vem começo a montagem. Talvez eu precise de ajuda na configuração dos famigerados fuses do Atmega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@scolanzi ,

 

Esses terminais marcados com + e - , tanto na parte de baixo do ZIF como no conector externo embaixo,  são justamente os pontos com tensão mais alta ( 50V ) para testar os diodos Zener até 50 Volts. O legal é que esse aparelho veio com uma bateria de lítio interna e carrega por um conector micro-USB. Na lateral direita tem uma pequena chave que liga o inversor para gerar essa tensão, e o led vermelho também fica aceso.

 

Me passe o link da página onde você esteja com dificuldade e eu te ajudo, eu acompanhei o projeto nas páginas em outro idioma, creio que é polonês o original, e traduzi com o Google para o inglês, e mesmo assim a tradução não é essas coisas ....

 

Aliás, tem vários sites diferentes com informações, eu também não tenho certeza de onde que você está fazendo, passe esses links ok ? Quanto aos Fuses é tranquilo, estou bem acostumado com eles.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@scolanzi ,

 

São os mesmos arquivos do repositório SVN que eu baixei.

 

Agora, qual versão você vai montar, digo, com qual display, qual a tensão, vai ter rotary switch .. porque tem tanta opção que realmente complica a gente na hora de ver a compilação, fora um monte de opções na compilação.

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, aphawk disse:

@scolanzi ,

 

São os mesmos arquivos do repositório SVN que eu baixei.

 

Agora, qual versão você vai montar, digo, com qual display, qual a tensão, vai ter rotary switch .. porque tem tanta opção que realmente complica a gente na hora de ver a compilação, fora um monte de opções na compilação.

 

Paulo

 

 

Vou montar com o lcd que tenho aqui, 2X16. O rotary switch vai ser na hora da programação do Atmega nãe é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@scolanzi @scolanzi ,

 

Não ....

 

Veja no diretório Software/trunk :

 

Existem várias opções de uso, são todas as que começam por mega328 , dentro de cada opção dessas existe um arquivo .hex, que foi gerado de acordo com os setings do arquivo MAKEFILE correspondente quando compilado.

 

Sugiro você olhar a opção mega328 2x16 menu , a qual está preparada para um display lcd texto 16x2 , e usa um rotary switch para permitir o uso de um menu, assim pode-se também selecionar opções como o frequencímetro, e os outros tipos de opcionais.

 

Mas repare que no hardware existem algumas coisas a serem modificadas caso você pretenda usar esses opcionais, por exemplo para poder usar o frequencímetro tem de modificar um pouco o hardware padrão....

 

Veja na documentação existente em Doku/trunk/pdftex/english no arquivo ttester.pdf , página 12 e 13.

 

Se você não pretende usar esses opcionais, não precisa usar o menu, e então pode usar o hardware padrão apresentado na página 10.

 

Mas para isso tem de mudar o arquivo MAKEFILE, para que ele gere o arquivo .hex padrão para o hardware com display LCD16X2 . E, claro, RECOMPILAR ! Para isso tem de baixar o compilador AVR....

 

Outra coisa, você vai usar um oscilador a cristal externo, ou apenas o RC interno ?  Vai usar o CI de referência de tensão de 2,5 ? Vai querer mostrar a tensão da bateria quando liga ?

 

Tudo isso são coisas definidas no arquivo MAKEFILE, e a explicação de o que cada opção significa está a partir da página 46.

 

Embora eu não entenda nada de compilar essa bodega toda em C , estou conseguindo recompilar meio na marra aqui ....

 

atualização : consegui compilar com sucesso uma versão para o hardware padrão, usando o cristal de 8 Mhz e os dois capacitores, sem precisar da referência de tensão de 2,5 Volts, sem modificar o circuito, sem menu, sem funções extras, baseado no MEGA328. Lembre-se de usar R16= 47k.

 

Seguem em anexo os arquivos.

 

 

Paulo

 

 

 

transistor tester.PNG

mega328_DEFAULT.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...