Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste de transistores com avr


Posts recomendados

Paulo, a princípio vou montar o circuito que está em anexo. Para mim o importante é além da medição de transistores a medição de indutores. Quanto ao frequencimetro vou optar por um outro circuito independente desse pois quase não uso. Sobre o diodo zener, vou deixar para uma próxima montagem.

TransistorTester_strip.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/06/2016 às 16:43, aphawk disse:

@scolanzi ,

 

É o mesmo hardware, porém com a pinagem do LCD um pouco diferente. Se não for usar aquele CI de referência de 2.5V terá de mudar o resistor, além de recompilar o programa ok ?

 

Paulo

Putz, não havia notado que aquele zener era um ci. Dei uma procurada no ML e não achei, então vai ficar sem ou montar outra versão. As peças restantes chegaram no ultimo final de semana então vou começar a montagem assim que der um tempinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Boa Noite a todos.Primeiro gostaria de explica que estou utilizando este tópico para não precisar criar um outro(Nem sei se isso é correto,senão me desculpem ),porém minha dúvida em questão é se alguém conhece algum tipo de AVRS que tem os pinos compatível com os antigos AT89S51 ou AT89S55 e  que possa utilizar eepron externa 24cxx. Eu achei aqui um ATMEGA8515  ele tem os pinos compativel porém me parece não ter I2C.Eu trabalho muito com os microcontroladores PICS e AVR eu não saco nada,porém se alguém puder me dá uma luz.Agradeço desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora que você falou, percebo que são quase a lesma lerda mesmo

11.jpgatmega8515.jpg

 

E também o são na ausência do I2C. A opção é fazer uma I2C na unha por sw. É relativamente fácil. Outra é usar um mc que a tenha no hw e fazer uma plaquinha adaptadora. Pode até ser um ci smd. Até mesmo com seu precioso pic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk & @Isadora FerrazMuito obrigado por me responderem.Minha intenção era reutilizar uma antiga interface que utilizava já 8051 e tenho muitas destas placas aqui .E o unico AVR que tem os pinos compatível é esse que citei acima atmega 8515,procurei outros AVRS que contém o I2C embutido até existe ,porém os pino GND-VCC-RESET-CRYSTAL são diferentes e por isso dei um up no tópico.

 @Isadora FerrazMas é possível implementar para READ e WRITE uma Eepron externa com esse microcontrolador ATMEGA 8515,pode me passar algum material didatico ou site que eu possa estudar.

 

Não sei se é impressão minha ,mas tem muito pouco materiais didático para ESTUDO para esses microcontroladores.

Obrigado mais uma vez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Claro amigo @Genilsonsa . Por gentileza queira googlar "i2c bit banging c code". O 3º link é bem próximo do que você pode fazer. Perceba que ser pra virtualmente qualquer mc.

Pra usar o i2c por hw do seu mc, talvez valha a pena adaptar os pinos GND-VCC-RESET-CRYSTAL que você alega que são os únicos diferentes

 

Sim é impressão sua. Tem muito material didático pra estes mc´s travestidos de arduínos da vida. E claro, seus datasheets (meus preferidos)

Bons estudos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Obrigado por me responder de novo.Só para esclarecimento esse microcontrolador ATMEGA/AVRS procurei no site da própria atmel e lá nenhum possui i2c embutidos pelo menos os de 40 pinos.Então terei que implementar mesmo.Vou dar uma estudada noa dica que você me passou.Muito Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Desculpe me expressei mal ,estava a procura de AVR/ATMEL com os pinos compatíveis com os antigos 8051 e lá no site achei dois que são ATMEGA8515 e ATMEGA162 ,porém são estes que eu deveria ter citado que não contém I2C embutido.Foi mal aí é coisa de iniciantes atrapalhado.Obrigado

Vi muito de 40 pinos e até com outras pinagem que tem I2C / USB e por aí vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Genilsonsa ,

 

Hehehe que isso, todos nós muitas vezes pensamos uma coisa e acabamos escrevendo outra !

 

Pelo preço que custam os Atmegas hoje, será que compensa mesmo tentar aproveitar essas suas placas ?

 

Um atmega328 custa bem barato e pode compensar usar ele em uma nova plaquinha...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De minha parte suspeitei desde o princípio (apesar da ferrugem na bola de cristal) que o amigo almejava tirar o 51 e por avr sem estresse pois ele mesmo pesquisou e achou aquele que curiosamente tem a mesma pinagem (o amigo não é tão atrapalhado assim) . De novo, se quiser com muita muita muita vontade usar i2c por hw (até mesmo o Atmega1284 do paulão) , uma plaquinha adaptadora é uma boa pedida com pouco stresse e alguma adrenalina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 12/06/2016 às 16:49, aphawk disse:

@scolanzi @scolanzi ,

 

Não ....

 

Veja no diretório Software/trunk :

 

Existem várias opções de uso, são todas as que começam por mega328 , dentro de cada opção dessas existe um arquivo .hex, que foi gerado de acordo com os setings do arquivo MAKEFILE correspondente quando compilado.

 

Sugiro você olhar a opção mega328 2x16 menu , a qual está preparada para um display lcd texto 16x2 , e usa um rotary switch para permitir o uso de um menu, assim pode-se também selecionar opções como o frequencímetro, e os outros tipos de opcionais.

 

Mas repare que no hardware existem algumas coisas a serem modificadas caso você pretenda usar esses opcionais, por exemplo para poder usar o frequencímetro tem de modificar um pouco o hardware padrão....

 

Veja na documentação existente em Doku/trunk/pdftex/english no arquivo ttester.pdf , página 12 e 13.

 

Se você não pretende usar esses opcionais, não precisa usar o menu, e então pode usar o hardware padrão apresentado na página 10.

 

Mas para isso tem de mudar o arquivo MAKEFILE, para que ele gere o arquivo .hex padrão para o hardware com display LCD16X2 . E, claro, RECOMPILAR ! Para isso tem de baixar o compilador AVR....

 

Outra coisa, você vai usar um oscilador a cristal externo, ou apenas o RC interno ?  Vai usar o CI de referência de tensão de 2,5 ? Vai querer mostrar a tensão da bateria quando liga ?

 

Tudo isso são coisas definidas no arquivo MAKEFILE, e a explicação de o que cada opção significa está a partir da página 46.

 

Embora eu não entenda nada de compilar essa bodega toda em C , estou conseguindo recompilar meio na marra aqui ....

 

atualização : consegui compilar com sucesso uma versão para o hardware padrão, usando o cristal de 8 Mhz e os dois capacitores, sem precisar da referência de tensão de 2,5 Volts, sem modificar o circuito, sem menu, sem funções extras, baseado no MEGA328. Lembre-se de usar R16= 47k.

 

Seguem em anexo os arquivos.

 

 

Paulo

 

 

 

transistor tester.PNG

mega328_DEFAULT.rar

 

Paulo, demorei um pouco pela dificuldade de encontrar os componentes. o CI regulador de 2,5V só encontrei o LM336Z 2.5. Vou comprar essa semana e começar a montagem do modelo strip_grid. Talvez vou precisar de ajuda com o software ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@scolanzi ,

 

Ontem chegou o kit que comprei no Ebay, e que reflete exatamente o circuito básico mostrado logo acima.

 

O unico inconveniente é que a fonte de tensão de referência  veio um TL431A, preciso porém com 2,495 em vez de 2,5 Volts, e os resistores que vão ao transistor sob teste vieram com 1% em vez de 0,1%.

 

Foi só soldar e tudo funcionou logo de início, e tive de fazer o procedimento de calibragem. Aí fui ver a versão do software que veio gravada, e não era a última, então resolví pegar o arquivo binário da última versão e gravei no microcontrolador, funcionou mas o display ficava com uns caracteres doidos....

 

Resolví recompilar, e mesmo sem mexer no arquivo MAKEFILE, o novo binário funcionou direitinho, a única coisa era que media a tensão da bateria com um erro de 200 milivolts. Achei onde compensar essa medida dentro do arquivo, recompilei e aí ficou uma beleza.

 

Medi resistores de 1% que eu tenho aqui, e as medidas foram sempre dentro do 1%.

 

Aí peguei um capacitor de precisão de 1% que eu tenho, e tinha cerca de 1,4% de erro na medida. Mais uma vez achei dentro do arquivo onde colocar um fator de correção, e pronto, ficou tudo perfeito.

 

Muito legal e funcional esse aparelho, testei vários transistores que eu tenho aqui e as medidas foram bem precisas.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, aphawk disse:

@scolanzi ,

 

Ontem chegou o kit que comprei no Ebay, e que reflete exatamente o circuito básico mostrado logo acima.

 

O unico inconveniente é que a fonte de tensão de referência  veio um TL431A, preciso porém com 2,495 em vez de 2,5 Volts, e os resistores que vão ao transistor sob teste vieram com 1% em vez de 0,1%.

 

Foi só soldar e tudo funcionou logo de início, e tive de fazer o procedimento de calibragem. Aí fui ver a versão do software que veio gravada, e não era a última, então resolví pegar o arquivo binário da última versão e gravei no microcontrolador, funcionou mas o display ficava com uns caracteres doidos....

 

Resolví recompilar, e mesmo sem mexer no arquivo MAKEFILE, o novo binário funcionou direitinho, a única coisa era que media a tensão da bateria com um erro de 200 milivolts. Achei onde compensar essa medida dentro do arquivo, recompilei e aí ficou uma beleza.

 

Medi resistores de 1% que eu tenho aqui, e as medidas foram sempre dentro do 1%.

 

Aí peguei um capacitor de precisão de 1% que eu tenho, e tinha cerca de 1,4% de erro na medida. Mais uma vez achei dentro do arquivo onde colocar um fator de correção, e pronto, ficou tudo perfeito.

 

Muito legal e funcional esse aparelho, testei vários transistores que eu tenho aqui e as medidas foram bem precisas.

 

Paulo

Legal cara, os meus resistores também são de 1%, foram os únicos que encontrei. Assim que chegar o meu ci começo  a montar o meu. Esse kit que voce comprou veio com display 2x16 ou maior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk , foi esse daí que você comprou? http://www.banggood.com/DIY-Meter-Tester-Kit-For-Capacitance-ESR-Inductance-Resistor-NPN-PNP-p-929603.html

Eu também o adquiri (e fui taxado), e é bem preciso.

O ruim foi a caixinha que veio com ele, precisei abrir um furo para acionar o botão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo S Ferreira ,

 

Caramba ... Sim, foi esse mesmo, mas sem a caixa. Escapei de ser taxado justamente por causa de ter comprado sem a caixa, não chamou a atenção o volume, e também pedí para o vendedor colocar o valor declarado de US$ 6.

 

Poxa que saco isso de ter de furar ... mas já aconteceu comigo em outros produtos também !

 

 

@scolanzi ,

 

Veio com o display 2x16 . Mas se quiser colocar em uma caixa, posso usar um outro display sem nenhum problema, pode ser de 4 x 20  ( que não vejo muito sentido , o mais legal seria um display gráfico ou então deixar esse de 2x16 mesmo ), basta recompilar ....

 

Agora essa montagem me animou.... estou pensando em fazer um traçador de curvas usando um Atmega328 com display gráfico de 320 x 200 ou parecido, já que tá impossível comprar um aparelho decente mesmo usado .... já simulei hoje a parte analógica no Proteus, e cheguei a uma fonte de alimentação ajustável de até 30V controlada precisamente por um AVR via PWM , se montar duas dessas fontes ajustáveis e alguns relés posso fazer um testador de transistores bipolares NPN e PNP de baixa e de média potência, com correntes de coletor de até 3A . Depois penso em como medir Fets e Mosfets.

 

O mais chato vai ser uma fonte chaveada de 110V para pelo menos 32V e que forneça pelo menos 3A... se fizer com transformador comum vai ficar grande e pesada.

 

Seria bem legal mostrar num display pelo menos 4 curvas de Ic x Ib, sendo uma tela para baixas correntes e outra tela para altas correntes,  e uma tela de dados onde mostraria a tensão Vbe de condução, a de saturação Vce, o ganho em baixa Ib e alta Ib, e um tipo de cálculo de linearidade que indicaria a qualidade do transistor para uso em amplificadores de áudio ( ainda estou pensando em como fazer esse cálculo, a partir das 4 curvas mostradas para Ib baixo e outras 4 para Ib alto ).

 

Pesquisei muito na Internet para ver se tinha algo parecido, mas tudo o que encontrei usava um Arduíno e enviava os dados para um programa que roda em seu PC, ( adeus portátil ... ) , e mesmo assim não mostra muita informação, eu acho que tem de ter valores em vários pontos das telas, senão perde muito a utilidade.

 

Como não entendo patavina nenhuma de C, vou fazer o programa em Basic no Bascom ( como sempre kkk ) .

 

Bom, agora é deixar a ideia amadurecer e ver no que dá !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@scolanzi ,

 

Se voce conseguir configurar o AVRDUDE para o seu gravador, com todos os parâmetros, então a resposta é sim ....  mas já lhe adianto que é bem difícil, eu nem tentei......

 

Se voce vai gravar usando o USBASP, sugiro utilizar o ProgISP, e configurar nele o valor dos Fuses a ser gravado, Se você não tiver, quando eu chegar em casa lhe passo.

 

voce vai utilizar um cristal externo de 8 Mhz no Atmega328  ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...