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Driver da minha placa-mãe não identifica meu segundo hd. o que fazer?


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Pessoal estou com um problema muito estranho e não sei o que fazer.

 

Tenho um Sony VAIO modelo SVF14325CBW originalmente com um HDD Toshiba MQ01ABD de 1tb. Recentemente coloquei nele um SSD Kingston de 128gb (na baia principal) e o HDD ficou no lugar do driver de DVD.

 

Depois disso fiz uma instalação limpa do Windows 10 no SSD, inicia tudo sem problemas e incrivelmente rápido, porém o Windows não está identificando o HDD de 1tb. Fiz então inúmeros testes: Fui até o gerenciador de discos, no gerenciador de dispositivos, no Diskpart, usei o EaseUS Partition Manager mas nenhum dos métodos identificava o HDD. As únicas formas que identificaram os dois HDs foi pela BIOS e o Ubuntu iniciado pelo pendrive.

 

Depois de vários dias quebrando a cabeça, descobri o problema: O driver "Intel(R) 8 Series Chipset Family SATA AHCI Controller" quando está atualizado para a última versão não identifica o HDD, e quando eu reverto ele para versão de fábrica ele finalmente aparece.

 

Mas aí acontece outro problema, quando então vou fazer a formatação e criar uma partição pra ele, o sistema fica incrivelmente lento, travando a todo momento. Inclusive quando tento fazer o boot, o sistema passa de 10 minutos e não consegue entrar no Windows, totalmente anormal para um SSD.

 

O que posso fazer? Não sei mais o que tentar pra solucionar o problema.

 

Desde já agradeço a atenção.

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Em 05/06/2016 às 12:39, xmauro disse:

tenta ver jumper do HD se ta em modo sata 1 ou sata2 as vezes controlador é sata1 e hd sata 3 pode ter que mudar jumperzinho talvez

 

Em 05/06/2016 às 12:43, Wal SJC disse:

Troque de lugar, coloque o hd no lugar do ssd e vice-versa.

Acerte a ordem de boot na bios.

 

@xmauro @Wal SJC Mas o Ubuntu e outras ferramentas de recuperação bootáveis pelo pendrive como o Hiren's e o EaseUS Partition Manager reconheceram os dois HD's, só pelo Windows que não reconhece. Você acha que mesmo assim essas alterações pode fazer efeito? Estou perguntando pois quero tirar todas as dúvidas antes de levar ao técnico, pra evitar de gastar $ à toa, rs.

 

 

Em 05/06/2016 às 12:57, misterjohn disse:

A Sony é f***** para complicar, tem uma bios tosca, posso falar porque tenho um também, não dá para alterar nada, mas voce já tentou alguma coisa pelo botão assistente?

Se não resolver coloque o hd em um case...

 

Sim @misterjohn já tentei o botão "assist" mas não consegui resolver o problema. Você teria outra solução.

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13 horas atrás, Wal SJC disse:

O HD que está dando pau, tem alguma coisa gravada nele?

Se você desligar o cabo do HD quando fica lento, o problema acaba?

Qual o tipo de partição do HD?

 

@Wal SJC O HD não tem nada gravado, não está nem particionado. Só quando eu crio uma partição pra ele que o sistema começa a ficar lento.

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Baixe o HD Tune, tem uma versão atualizada que é trial, ela funciona grátis por 15 dias:  http://www.hdtune.com/files/hdtunepro_560_trial.exe

E tem uma versão mais antiga e com menos recursos, que é free: http://www.hdtune.com/files/hdtune_255.exe

 

Instale o software no HD que está bom e depois rode um "Erros Scan" e poste um print, e também da aba "Health", para que possamos ver se há algo errado com o HD.

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  • 3 semanas depois...

Boa noite pessoal, só a titulo de atualização e esclarecimentos: Consegui resolver o problema!

 

Fiz a verificação de erros completa no HDD e não foi encontrado nenhum problema. Então consegui um HDD da Seagate de 500gb emprestado, levei a um técnico e pedi que ele substituísse o Toshiba de 1tb por esse Seagate de 500gb pra fazer um teste e... Pronto! Problema resolvido, rs.

 

Então das duas uma: Ou o caddy não é compatível com HDD acima de 500gb, ou este HDD da Toshiba não era compatível com o caddy ou com a forma em que estava instalado (na baia do antigo driver de DVD). Acredito que a segunda opção seja mais provável.

 

Agora o notebook está incrivelmente rápido com o SSD (como de costume) e ainda com 500gb livres para armazenar meus arquivos. Quem pretende fazer o mesmo, está recomendadíssimo!

 

Obrigado a todos que se dispuseram a me ajudar. Até a próxima!
Abraço!

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