Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa-mãe melhor pra fx 6300?


Posts recomendados

  • Membro VIP

@RS Faria Eles podem setar tudo manualmente, desativando o turbo clock por exemplo, deixando em 4.1GHz (o FX 4100 em 3.8) e tensão padrão da AMD. Fazer a mesma coisa para as memórias e todo o resto, setando os timings manualmente e tensões..

O problema é que o CPU não vai mais baixar as voltagens em carga baixa no windows, mas o clock irá descer. Minha maquininha tá assim e tá tudo suave (so que no meu caso tá em overclock e o processador não é FX).

 

Se eu tivesse um FX por aqui eu instalaria e testava estas alternativas só pra descobrir a urucubaca... kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só por curiosidade, de todos que já apareceram reclamando de desempenho com a placa, já tentaram indicar eles fazerem uma atualização da BIOS se caso ela estiver com a primeira? No site do fabricante mostra que a segunda BIOS lançada corrigiu problemas de código de CPU's, bem provável que a BIOS inicial não reconhece certos CPU's como fx-6300 que foi lançado após e por isso aplica tensão erradamente. 

 

Seria interessante o @Ezequiel Estevão dizer se já está com a BIOS mais recente(1.20) na placa ou se é a 1.0. Também mostrar uma imagem do Cpu-z, HWinfo ou Aida64 rodando algum programa de stress e mostrando qual tensão está sendo usada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx@nowinskit

 

Tem dois tópicos iguais ativos, com o mesmo problema.. Tem um terceiro, mas muda CPU e MOBO.. 

 

Tem diversos casos no Fórum.. A maioria que lembro, tem o mesmo sintoma, da CPU caindo pra 1.4GHz, quando em stress.. É sabido também, que a placa tem um VRM bem fraco

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1a8k1fAzGnSNQGsMJi4Rl22RRdG_4ni98heLTM_SxNGQ/pub?gid=4#

 

O mais óbvio, seria o VRM superaquecendo e capando a CPU.. Mas, vale a pena, testarem isso.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@RS Faria Que a placa é ruim todo mundo concorda, mas a gente tá querendo dar uma luz no final do túnel.

Falar "troca isso" é fácil, o problema fica com aquele que irá pagar a conta.

 

@nowinskit BIOS eu acho que não é, se fosse nem reconheceria o multiplicador destes FX. Um cara estes tempos tacou um FX numa placa destas, rodava no menor clock possível, 4x 200, e não dava pra alterar na mão com o BIOS desatualizado. Mas vai saber, a pergunta é válida sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Com a intel já teve casos no haswell recentemente que a BIOS de fábrica aplicava vcore muito alto nos CPU's e atualizando resolvia o problema. Acho muito interessante ele atualizar a BIOS se estiver desatualizada antes de trocar a placa. Também testar desativando o Turbo para ver se com clock menor sana o drop, ai ficaria mais evidente que é mesmo o VRM da placa o culpado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ezequiel Estevão Minha mobo do Phenom x4 fazia isso, ela tem uma opção de thermal throtling que vem ativado em 55° e quando o CPU bate 55° a mobo derruba clock do CPU, eu sempre aumentava para o máximo que ela suportava na faixa de 62°.

 

Pelo que vi a temperatura máxima dos fx-6300 é essa dai 62° e não seria adequada passar dela, você deveria arranjar uma solução térmica superior para seu fx-6300 e evitar que ele chegue nessa temperatura. Pelo que vi o turbo nem está sendo ativado pois o CPU chegou máximo de 3.5ghz, então está ficando quente com clock baixo.

 

Tem a possibilidade do VRM da mobo estar fritando e causando o aquecimento do CPU. Então fica sua decisão de como proceder, melhorando solução térmica do CPU primeiro para ver se resolve e verificar a temperatura do VRM com um termometro a laser se possível. Ou se preferir partir direto por uma mobo melhor. Mas ninguém pode lhe garantir o que vai resolver, logo você tem que ver quais opções seriam mais viáveis a você. Eu começaria comprando um cooler melhor pro CPU se estiver com o BOX que é a coisa mais barata e dai trocaria mobo caso o cooler não resolvesse, minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nowinskit  

então, de fato eu sei que tenho que trocar de MB, comprei a Gigabyte Ga-970a-ds3p e por via das duvidas comprei também o cooler TX3 EVO, na minha opnião agora ou vai ou racha ... 

mais tarde monto e faço os teste e posto aqui . 

a placa foi uma boa escolha?

e o cooler ? esse é bom e silencioso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom já montei e fiz os testes e olha estou impressionado com a temperatura do fx 6300 com esse cooler TX 3 EVO  quietinho 20° e não passa de 49° no talo 

gta v no full utilizando 3.7gb da placa de video , fps 28 - 30 ... 

gostei da mobo desempenho agora está espetacular .. 

obrigado a todos problema resolvido ... @RS Faria @Phoenyx @nowinskit

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...