Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Warley Nascimento

Problemas com programas que medem a temperatura do pc

Recommended Posts

Tenho um processador amd A-10 7850K e uso cooler box.Estava tentando ver a temperatura em alguns programas, so que, em todos eles dão resultados diferentes.

No hwmonitor a temperatura chega a 100 °C, no core temp a temperatura fica cravado no 16 °C, e por fim no MSI afeterburn a temperatura sem estar jogando fica em 8 °C e em jogo chega aos 25 °C.

 

Em qual desses programas confiar ? Porque todos dão resultados diferentes ? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

testa no aida64

 

 

baixar aqui

http://www7.zippyshare.com/v/KF5rs9KG/file.html

 

 

a tela do meu

Q1hXafr.png

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não confie em nenhum desses programas, medições via software são uma verdadeira 'furada".

A bios ainda é o local mais confiável para indicar a temperatura. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Olá, desculpe a minha intromissão, mas ao verificar a temperatura pela BIOS, os processos em si estarão apenas começando! isso influencia na temperatura, já que os processos estão apenas no inicio... Procede? rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, Lucas 23 disse:

@Wal SJC Olá, desculpe a minha intromissão, mas ao verificar a temperatura pela BIOS, os processos em si estarão apenas começando! isso influencia na temperatura, já que os processos estão apenas no inicio... Procede? rsrs

Use o PC por algumas horas em jogos ou em atividades que você costuma fazer rotineiramente, ou coloque-o sob stress usando algum software de teste.

Após algumas horas, você fecha o programa em uso, reinicia o PC rapidamente e dá uma olhada na bios.

Ou então usa um termômetro destes, para medir a temperatura REAL em uso:

http://www.dutramaquinas.com.br/produtos/termometro-digital-infravermelho-com-mira-laser-62-max-4241017?gclid=CIGHm-zGkc0CFYEFkQodshsB0g

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Warley Nascimento os programas de análise são até bem precisos, mas isso nos processadores Intel. Aplicativos como AIDA64 são profissionais, depois tem os freewares como HWmonitor, Real Temp, HWinfo64. Todos eles já são renomados.

 

Algumas leituras da placa-mãe podem ser bugadas, como tensão, TMPIns, etc, até porque são dezenas, até centenas de modelos de BIOS, de placas-mãe, então esses valores incorrem a mais erros. Mas, como eu falei, sistemas da Intel dominam o mercado e todos os desenvolvedores de software trabalham em conjunto com a Intel. Quem realmente sabe de informática conhece exatamente os valores que tem no sistema e usa esses mesmos programas. Sem contar que a Intel tem tradição de dar suporte aos desenvolvedores. 

 

O problema é: a maioria desses programas não dá suporte adequado aos processadores da AMD porque a própria AMD não tem tradição de dar suporte aos desenvolvedores. Essa história dos valores errados da AMD rola a anos e nunca foi feito nada, e até onde eu sei parece que ela nunca se interessou em trabalhar em conjunto com esses desenvolvedores. O nível de desinformação nos fóruns é absurdo quando o assunto é "AMD".

 

Portanto, a melhor maneira de analisar as temperaturas de um AMD é pelo AMD Overdrive, um software feito pela própria AMD. Mas ele só indica a margem térmica. A partir de uma certa temperatura o gráfico fica vermelho. Só isso. é uma espécie de aplicativo cabra-cega... "Esquentou, não, esfriou, tá quente, tá frio". Coisa de criança.

 

Programas como AIDA, HWmonitor, tem que fazer uma conversão com uma história maluca que a a AMD inventou. Se quiser mesmo, eu explico. Mas pode variar de placa-mãe para placa-mãe.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Realmente, sempre obtive leituras incorretas com esses software em processadores AMD,

só não conheço ainda essa conversão que a AMD inventou.

 

 

adcarvalho

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@adcarvalho  o problema é porque a AMD indica o Tcase max, mas na hora de fazer o algorítimo para tirar a temperatura você precisa usar o tCTLMax, que varia de placa-mãe para placa-mãe. Então tem que fazer uma conversão.

 

Eu só encontrei esse  tCTLMax da placa-mãe no AIDA64. Vá no AIDA64 em placa-mãe /  tCTLMax. O meu (FX-6300) mostra 80ºC. Tem um turorial que ensina a usae o AMD Overdrive e também está 80ºC. Não sei como será o seu.

 

Enfim, aí você tem que abrir o AMD Overdrive e calcular a margem térmica como se o limite fosse 80ºC (no meu caso, não sei o seu). Se o Overdrive estiver com uma margem de 45ºC até o limite, por exemplo, menos 80 daria 35ºC de temperatura real. 

 

Ninguém conseguia descobrir porque todo mundo acha que o Overdrive tinha a margem térmica de 70ºC, que é o Tcase do FX-6300.

 

Tem também quem acha que o tCTLMax não varia nunca, até gente que diz que o Tcase do FX-6300 é 80ºC por causa disso. Aí, na hora de comparar a temperatura com um amigo que tem tCTLMax diferente, já viu, né? Dá zebra.

 

Um representante da AMD me disse que eu posso ver pelo TMPIN da CPU na placa-mãe. Na minha ele até faz sentido, mas até me surpreendeu ele me sugerir isso, porque o TMPIN seria um sensor externo no soquete. Ou seja, meio absurdo a AMD me dar como alternativa uma temperatura do soquete. Segundo um engenheiro da AMD, a temperature do soquete pode estar até 15ºC diferente da temperatura dos núcleos, que é a temperatura real.

 

Outra coisa é que mesmo fazendo essa conversão do tCTLMax eu não confio nas temperaturas, porque aí eu estaria rodando OCCT com Linpack a 18,5ºC (delta, acima da temperatura ambiente) depois de 10 minutos. Ainda acho pouco. Aí eles dizem que abaixo de 40ºC não dá para se basear pois ela fica muito imprecisa... Ou seja, coisas da AMD.

 

Outra coisa é que a temperatura só tem um valor para tudo. Package, core, tudo, sempre a mesma temperatura. Na Intel você tem package e cores indepententes casa um com valores flutuantes. E a temperatura em idle da Intel sempre faz sentido, apesar de eles também dizerem para não se basear muito pelas temperaturas em idle.

 

Muito palha. Mas vê aí qual é o seu tCTLMax. Se puder compartilhar, porque eu queria encontrar um valor diferente para provar essa história de que cada placa-mãe pode ter um tCTLMax diferente. Porque, na verdade, tudo isso são "teorias" que correm a internet. Não tem nada de oficial da AMD, que prefere manter o AMD Overdrive e deixar todo mundo no escuro. Talvez porque eles não tenham um algorítimo bom e não dá para ser usado de forma entusiasta mesmo. Aí eles preferem se fazer de mudo. Não vi, não ouvi, não falei.

 

Editado por Contiusa
  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, tenho quase a mesma duvida...

 

Uma diferença é que meu proc é intel

 

Minha bios estava marcando 34 graus (Processador todo) e alguns programas marcavam 25 (núcleos do processador).

 

Por que tem tanta diferença entre os 'núcleos' e o todo, e qual devo ter como a temp do meu processador

 

1.PNG.a58b6bd8307dd2183d837d6f7f12d38d.PNG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@nandoloken o BIOS pode estar lendo a temperatura do soquete (varia de placa-mãe), não dos núcleos. E o soquete é um sensor que pode estar completamente errado, ou sendo afetado por algo externo. Por isso que temperatura do soquete (package) não é representativa.

 

No seu caso, olhe apenas a temperatura dos núcleos. 

 

Outra coisa é que, quando você entra no BIOS, a CPU roda no clock máximo. O gerenciador de turbo só funciona no Windows. Então no BIOS a CPU não fica com o clock em repouso a 1.6Ghz. Ele está sempre no clock máximo. As temperaturas vão ser mais altas.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×