Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ajustável;


graia

Posts recomendados

Boa noite gurizada, montei uma fonte ajustável para fazer um controle de velocidade de um motor cc que sera adaptado em uma churrasqueira, ou seja o motor vai girar o espeto e por ai vai, montei o circuito que posto junto aqui, pesquisado aqui no fórum, no esquema fala de um transistor tip 147, eu coloquei dois para garantir folga. Montado tudo certinho só que não consigo nem ligar uma lâmpada com ele ou seja a tensão quase zera, gostaria de trocar umas idéias e porque não funciona.  

No aguardo. 

Fonteajustvel1_2a13_8Voltsx10Amperes.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, New Nerd disse:

Qual é a fonte de alimentação que você está utilizando?

Da forma que você explicou deu a impressão que sua fonte não tem potência para ligar a carga...


 

Ok, brother NEW NERD, estou usando um antigo transformador 220/24v que pesa quase 20kg tenho ele a 15 anos tirei de uma antiga rede industrial de 24v, chuto que ele aguenta no minimo 20A da e sobra, apos retifico com uma ponte de 35A. Segundo o esquema acima eu liguei dois tip 147, as resistências coloquei todas de 10 Watts, teria que tocar brincando  um motor de 8A.

O que achas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certa feita eu automatizei a churrasqueira para um amigo que era bom de mec6anica e ruim de elétrica/eletrônica usando um motor de pequeno tamanho, um desses dai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693295019-micro-motor-ca-com-reduco-220v-25-kgfcm-10-rpm-micromotor-_JM

Será que não seria melhor essa solução??? Ai na sua cidade mesmo tem desse tipo de motor a venda. em recuperadoras de forno de microondas e de ar condicionado..

 

Quanto a fonte ajustável, mais simples que aquela dali não vais achar, Certo que fizestes alguma coisa errada ai... Geralmente é a ligação do CI que só tem 3 pinos mas o pessoal insiste em errar ainda..

Cheque..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2016 às 08:03, faller disse:

Certa feita eu automatizei a churrasqueira para um amigo que era bom de mec6anica e ruim de elétrica/eletrônica usando um motor de pequeno tamanho, um desses dai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693295019-micro-motor-ca-com-reduco-220v-25-kgfcm-10-rpm-micromotor-_JM

Será que não seria melhor essa solução??? Ai na sua cidade mesmo tem desse tipo de motor a venda. em recuperadoras de forno de microondas e de ar condicionado..

 

Quanto a fonte ajustável, mais simples que aquela dali não vais achar, Certo que fizestes alguma coisa errada ai... Geralmente é a ligação do CI que só tem 3 pinos mas o pessoal insiste em errar ainda..

Cheque..

Pois é, o circuito é relativamente fácil, apesar de não ser minha praia, mas vou conferir tudo novamente, suspeito do tip 147.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Gurizada, achei um tempinho pra terminar este projeto, mas não esta dando certo, troquei o LM338 e os TIP147, mas ele não varia a tensão de saída e alem do mais  quando botar uma carga a tensão cai bastante, montei um outro projeto do mesmo autor que vou postar aqui, os componentes são iguais do diagrama, não tenho afinidade em analise mas pelo visto terei que começar a praticar.

Projeto fonte;.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, graia disse:

Gurizada, achei um tempinho pra terminar este projeto, mas não esta dando certo, troquei o LM338 e os TIP147, mas ele não varia a tensão de saída e alem do mais  quando botar uma carga a tensão cai bastante, montei um outro projeto do mesmo autor que vou postar aqui, os componentes são iguais do diagrama, não tenho afinidade em analise mas pelo visto terei que começar a praticar.

Projeto fonte;.jpg

Grande parte das vezes o pessoal se confunde e acaba ligando ou o CI ou o Transistor, quando não ambos, com as pernas trocadas. Tirante isso CIs falsos podem fazer parte de suas compras ai. O mercado tem disso e fica difícil de se saber quando isso acontece. São tão poucas as coisas para se errar ai que tem de se fazer força pra cair no erro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, faller disse:

Grande parte das vezes o pessoal se confunde e acaba ligando ou o CI ou o Transistor, quando não ambos, com as pernas trocadas. Tirante isso CIs falsos podem fazer parte de suas compras ai. O mercado tem disso e fica difícil de se saber quando isso acontece. São tão poucas as coisas para se errar ai que tem de se fazer força pra cair no erro.

Pois é Faller, agora ta ficando claro, comprei 5 LM338 na mesma loja já passei  um por um todos dão o mesmo resultado final.

Montei também um projeto só com Lm338 sem transistor bem simples e fácil (posto logo abaixo, o primeiro no alto do anexo), também não varia a saída.

Com certeza são os CIs pirateados e mixurucos. Errar na montagem, leigos erram com certeza, mas num circuito simples como este num piscar de olhos você mata a charada. Agora vou comprar em outra loja e dar continuidade.

LM 338.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma dica importante. Para descobrir se um determinado CI (que pode ser fajuto) é um LM317 ou 350 ou 338, monte um circuito bem simples como esse dai mostrado e meça a tensão entre o pino Vout ou de saída do CI e seu pino de ajuste. Para que ele seja um desses CI's e esteja operante é mandatório que entre esses citados pinos tenha 1,25 Volts...

 

Acredito sim que tenhas comprado, infelizmente, um lote de CIs falsificados, carimbados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, faller disse:

Uma dica importante. Para descobrir se um determinado CI (que pode ser fajuto) é um LM317 ou 350 ou 338, monte um circuito bem simples como esse dai mostrado e meça a tensão entre o pino Vout ou de saída do CI e seu pino de ajuste. Para que ele seja um desses CI's e esteja operante é mandatório que entre esses citados pinos tenha 1,25 Volts...

 

Acredito sim que tenhas comprado, infelizmente, um lote de CIs falsificados, carimbados.

Ok Faller, fiz a medição que tu recomendou, com o potenciômetro tudo para um lado deu 32v entre todos os pinos, e com o potenciômetro do outro lado deu 0v entre todos os pinos, com o potenciômetro em um dos lados o resistor de 120R / 2W fumaceia, é assim com todos os CI que tenho aqui, com certeza é piratão, infelizmente o mundo esta se tornando em um deposito de lixo a china. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ok professor Faller e gurizada do fórum, com uma semana de folga começando por ontem e com novos componentes na mão (CI lm338) me dediquei na finalização deste projeto, montei os dois que postei aqui, uma fonte simples somente com o LM 338 montada dentro de uma caixinha de fonte de computador com voltímetro e amperímetro e uma corrente máxima de 2A, o transformador é pequeno mas pra bancada da e serve perfeitamente. Finalizei também a montagem do projeto sugerido pelo Faller (mostrado no inicio do tópico)  que já adianto é bom, nos testes consegui tirar dele 13,5A com uma tensão de 13,80V com esta corrente ela baixou um pouquinho foi para 13,40v, dentro do normal acredito, praticamente um sonho para quem não tem muita experiencia na área tirar tanta força, tanto o Ci quanto os transistores estão em bons dissipadores confeccionei uma chapa de alumínio de boa qualidade, polido, de 7cm de grossura por 20cm de comprimento, com ventilação forçada (to em duvida se monto com a fan), agora só falta esperar a chegada dos mostradores de tensão e corrente e colocar tudo numa caixa. Pra alguém como eu que trabalha a muito tempo sempre com a mesma coisa, mesma marca, marca boa e de alta qualidade e somente com peças genuínas, não imaginava que  falsificar componentes eletrônicos estava tão perto da gente, mas como diz o gaúcho,.... china veia  Hoje faço mais alguns testes e postarei aqui.

Valeu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal... Acabei de me cadastrar nofórum, mas leio há muitos anos o fórum, nunca me cadastrei, pois sempre resolvia minhas dúvidas só com a leitura dos tópicos.

Eis que surgiu a necessidade de interagir. Eu tenho uma fonte de bancada ajustável...já tenho ela há pelo menos 8 anos, não sei bem ao certo o diagrama dela, mas peguei da internet algo, montei e deu certo... Mas agora consegui um trafo melhor e uma ponte de diodos de 50A e queria dar um upgrade nela, pra conseguir 10 ou 15 amperes... Ela usa 3x 2n3055 e um LM 317 para regular , por esses dias eu andei lendo bastante aqui e vi a fonte que o amigo faller montou com TIP 147 e gostei bastante. Hj coloquei o trafo de 24V no mesmo circuito que eu usava com um trafo de 12V x 10A, e coloquei uma lampada de biodo de 100W como carga...em menos de um minuto ele arrebentou os transistors...aí eu tinha aqui de umas placas velhas e achei 4x 2n3055 já montado do dissipador próprio, coloquei eles então no lugar dos outros 3 antigos e consegui  ligar a lampada numa boa, o dissipador esquenta mas estabiliza...coloquei uma resistência de chuveiro e fui encurtando até conseguir 15A e deixei por alguns minutos e beleza...acho que está resolvido por hora...

Mas gostaria de algum esquema usando 2n3055 que funciona bem, pra eu aproveitar o que tenho aqui de componentes, alguém tem algum esquema testado e aprovado usando esses componentes ?

 

Eu quero montar a fonte do faller, mas aqui em Palmas - TO, onde moro atualmente (sou de Rib. Preto - SP) não tem loja de eletrônica decente, não encontro nada desses componentes, então a outra pergunta é: alguém indica algum site aqui no brasil que venda componentes eletrônicos variados, onde eu poderia comprar todos esses componentes da fonte ?

 

Amanhã vou tentar trabalhar na minha mesmo, preciso colocar em uma caixa, pois a dela de plástico, já se quebrou toda por conta de ressecamento. Se eu conseguir, posto a foto aqui...

Se eu não achar pela internet, terei que fazer a lista e pedir pra um amigo ou meu pai comprar lá em Ribeirão e me mandar via PAC.

Desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Fuinessa disse:

Olá pessoal... Acabei de me cadastrar nofórum, mas leio há muitos anos o fórum, nunca me cadastrei, pois sempre resolvia minhas dúvidas só com a leitura dos tópicos.

Eis que surgiu a necessidade de interagir. Eu tenho uma fonte de bancada ajustável...já tenho ela há pelo menos 8 anos, não sei bem ao certo o diagrama dela, mas peguei da internet algo, montei e deu certo... Mas agora consegui um trafo melhor e uma ponte de diodos de 50A e queria dar um upgrade nela, pra conseguir 10 ou 15 amperes... Ela usa 3x 2n3055 e um LM 317 para regular , por esses dias eu andei lendo bastante aqui e vi a fonte que o amigo faller montou com TIP 147 e gostei bastante. Hj coloquei o trafo de 24V no mesmo circuito que eu usava com um trafo de 12V x 10A, e coloquei uma lampada de biodo de 100W como carga...em menos de um minuto ele arrebentou os transistors...aí eu tinha aqui de umas placas velhas e achei 4x 2n3055 já montado do dissipador próprio, coloquei eles então no lugar dos outros 3 antigos e consegui  ligar a lampada numa boa, o dissipador esquenta mas estabiliza...coloquei uma resistência de chuveiro e fui encurtando até conseguir 15A e deixei por alguns minutos e beleza...acho que está resolvido por hora...

Mas gostaria de algum esquema usando 2n3055 que funciona bem, pra eu aproveitar o que tenho aqui de componentes, alguém tem algum esquema testado e aprovado usando esses componentes ?

 

Eu quero montar a fonte do faller, mas aqui em Palmas - TO, onde moro atualmente (sou de Rib. Preto - SP) não tem loja de eletrônica decente, não encontro nada desses componentes, então a outra pergunta é: alguém indica algum site aqui no brasil que venda componentes eletrônicos variados, onde eu poderia comprar todos esses componentes da fonte ?

 

Amanhã vou tentar trabalhar na minha mesmo, preciso colocar em uma caixa, pois a dela de plástico, já se quebrou toda por conta de ressecamento. Se eu conseguir, posto a foto aqui...

Se eu não achar pela internet, terei que fazer a lista e pedir pra um amigo ou meu pai comprar lá em Ribeirão e me mandar via PAC.

Desde já obrigado.

Amigo FUINESSA, a fonte que eu montei foi a segunda no post a que tem 2 transistores, pode montar e papo quente, monte tudo sem placa de pci porque tu vais retirar muita força dai, se leu todo o tópico cuide de componentes piratas, tem que ter um bom dissipador,  quanto a caixa faça uma de madeira, eu fiz com pallet, (depois vou envernizar) retirei as ripas e os taquinhos fica bacana, eu comprei os componentes na PROESI aqui em SC não é muito carro o frete, eu retirei pessoalmente porque fica perto da minha 2° morada, qualquer duvida pergunte.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, graia disse:

Amigo FUINESSA, a fonte que eu montei foi a segunda no post a que tem 2 transistores, pode montar e papo quente, monte tudo sem placa de pci porque tu vais retirar muita força dai, se leu todo o tópico cuide de componentes piratas, tem que ter um bom dissipador,  quanto a caixa faça uma de madeira, eu fiz com pallet, (depois vou envernizar) retirei as ripas e os taquinhos fica bacana, eu comprei os componentes na PROESI aqui em SC não é muito carro o frete, eu retirei pessoalmente porque fica perto da minha 2° morada, qualquer duvida pergunte.  

Sim, li tudo. Mas essa usa TIP147 não é ? Eu queria um esquema bom usando 2N3055, pois já tenho os componentes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, faller disse:

O TIP147 é PNP e com topologia darlington, com ganho (hfe) típico de 1.000

O 2N3055 é NPN e com o ganho (hfe) miserável de 20

 

Chegam essas razões para mudar sua péssima ideia???

Então eu sei da vantagem do TIP, porém aqui eu não encontro o LM338 nem os resistores de 5W para montar o mesmo projeto q o seu... Eu já tentei 4 sites de compomentes eletronicos e cada um falta alguma coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller Fui na loja ver o que encontrava, não tinha LM 338 nem 350, só achei o 317. Só tinha TIP147T nem comprei porque custava 7 pilas cada e sei q ele ia torrar...rss. Só peguei então o LM317 e o TIP42C pra tentar fazer o esquema que vi num outro tópico que usa 2n3055, então vou tentar esse esquema primeiro se der certo e me atender não vou mudar, caso contrário vou tentar comprar os outros componentes. O que vou montar é o da figura abaixo.

Na loja tinha o TIP2955 e o TIP142, dá pra usar eles no lugar do TIP147 ?

Outra coisa, desmontei algumas fontes e tem alguns componentes robustos que não conheço, vou colocar foto abaixo, alguém me diz se serve para algo em fontes. 

Quanto aos sites, só dois desses não tinha tentado ainda... (powercircuit e tmgeletronica), vou ver agora...

 

tip42.jpg

IMG_20160801_182651798.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, hj a tarde montei o esquema que mencionei acima, que retirei desse tópico (

) , porém a mesma não funcionou direito. Saiu 25 volts direto na saída, independente da posição do potenciometro, eu usei um de 4K7, pois não achei de 5K conforme está no diagrama e o resistor de entrada do CI LM eu coloquei de 1.1R, pois tb não encontrei de 1R como no diagrama, de resto tudo igual...coloque uma carda de 5,8A na saída e caiu de 25V para 16,4V. Antes da parte do esquema, na minha fonte (tentativa de ser fonte) tem um trafo de 18,6V, a corrente não sei precisar, mas é alta, pois mantém tensão estável com carga de 10A, uma ponte retificadora de 50A e dois capacitores em paralelo, um de 10000 e outro de 15000uF, daqui pra frente tal como no diagrama, salvo essas particularidades que mencionei acima... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como bom teimoso que sou, fui lá na bancada agora (quase 23h) e fui fazer um teste, li no outro tópico que o colega mudou o resistor de 4k7 do TIP por um de 150R e teve sucesso...fiz o mesmo, fiz uma associação de resistores e cheguei a um valor de 160R, mas nada mudou...aí tirei e coloquei vários pontos e nada...eis que pensei que pelos sintomas o LM317 não estava atuando, bidu... Coloquei o velho, que já estava na minha fonte e pimba...funcionou beleza... Então voltei o 4k7 da base do TIP42 e funcionou, porém o LM quase torrou...a corrente dele foi a 2.1A...desliguei rápido e voltei o de 160R e tudo certo.... Coloquei mais 2 2n3055 em paralelo, ficando 4 ao todo e tudo certo....como não tinha o resistor de 0R22 na saida deles a corrente não ficou equilibrada, mas isso é só ajustar. A corrente do CI ficou em 0,45A a 12,2V e 7.5A de carga, com 11A de carga o CI ficou com 0,9A.

Segue umas fotos do "ninho de gato" que ficou o protótipo...agora vou ajeitar tudo, quando tiver pronta, posto o resultado.

valeu pela ajuda pessoal...

 

IMG_20160802_223841802_HDR.jpg

IMG_20160802_223917750.jpg

IMG_20160802_224140229.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando no meu projeto, faço uma pergunta pro Faller ou outro membro do fórum, quero ir um pouco mais alem desta fonte que finalizei, consegui tirar um pouco mais que 10A, gostaria de montar uma para retirar 20A, pergunto, coloco mais um transistor, redimensiono fios, transformador, tenho um bom dissipador de inversor, ventilação forçada, precisa mexer nos resistores de emissor? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminei a minha fonte. Pro meu contexto está ótima por enquanto. Até 13V a queda de tensão é mínima, chegando a 10A, chega até 15A, mas aí a tensão cai muito...

Segue algumas fotos...

IMG_20160806_163842.jpg

Frontal...sem carga tensão de 24V

IMG_20160806_163659.jpg

Traseira... Tem 4x 2N3055, mas apenas 2 estão ligados, não tinha mais dois resistores de 0R22 pra colocar na saídas, então deixei só com 2, mas depois vou providenciar mais dois resistores e ativar os 4 transistores, assim a corrente fica bem divididas entre eles e com muita folga.

IMG_20160806_160909853.jpg

Montagem dos componentes...Note que coloquei um resistor variável pra ajustar a corrente de saída do LM317, deixei com 1,4A em 10A...

IMG_20160806_161000188.jpg

Por dentro, trafo, ponte retificadora e capacitores...1x 10.000uF e 1x 15.000uF. Eram os maiores que tinha...

IMG_20160806_164655.jpg

Uma lampada de 100W como carga...

IMG_20160806_164111.jpg

Uma resistência de chuveiro como carga, 12V x 10A...

IMG_20160806_164230.jpg

Encurtando a resistência, chega a 15A, mas a tensão cai a 5V...

Depois quero colocar os conectores para saída na frente tipo banana, colocar alça e pés... Mas por hora tá funcionando bem...

Quem tiver dicas e sugestões para melhorar, pode ficar a vontade em comentar...

Obrigado pela ajuda dos amigos aqui, foi muito útil pra chegar no resultado final...

Me custou R$16, custo do LM e resistores, todo o resto eu já tinha da outra fonte ou de sucata...

Ah...o LM que comprei veio pifado, perdi um tempão tentando achar o problema, que por fim era o LM, daí coloquei o que tinha na outra fonte antiga e boa... Sei que eles não vão trocar, mas quando voltar lá vou reclamar de qq forma... Tem algum teste de multímetro que dá pra testar o LM317 lá na loja ???

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse visual externo de sua fonte está muito bom, excelente.. A qualidade dela me parece deixa um pouco a desejar e aposto que em parte pelo emaranhado meio aranha de fios que tens ai e também pelo sub dimensionamento dessa fiação. Fontes com o LM317 / 350 e 338 tipicamente toleram variação da ordem de 0,05 Volts na saída ao se variar a corrente de zero a 15 Amperes..

 

Desse modo ela tem imensas chances de ser melhorada no tocante ao desempenho..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, faller disse:

Esse visual externo de sua fonte está muito bom, excelente.. A qualidade dela me parece deixa um pouco a desejar e aposto que em parte pelo emaranhado meio aranha de fios que tens ai e também pelo sub dimensionamento dessa fiação. Fontes com o LM317 / 350 e 338 tipicamente toleram variação da ordem de 0,05 Volts na saída ao se variar a corrente de zero a 15 Amperes..

 

Desse modo ela tem imensas chances de ser melhorada no tocante ao desempenho..

Certamente dá pra melhorar, mas de momento foi o que deu pra fazer, acho que os fios não é o ofensor do mal desempenho, pois usei cabo de 1,5mm em cada "perna" dos componentes, usei cabo 6mm da ponte de diodos até os componentes. Acredito mais no comentário do @Bcpetronzio pois o trafo eu usei de um estabilizador SMS de 300VA, a tensão caiu tb no retificador e no AC do trafo. Eu tenho trafo da antiga fonte que é de 12v x 10A, um trafo comprado na loja de eletrônica, eu não usei ele porque achei q o outro por ter uma tensão maior poderia ser melhor...depois vou testar o circuito com esse outro trafo e posto os resultados...eu queria ter feito isso pra efeito de comparação, mas acabei esquecendo e fechando tudo...

Eu considerei bom o resultado em vista de que eu usei 99% de sucata, não sou expert em eletrônica e ainda por cima estou com a mão direita imobilizada, devido a uma cirurgia em função de um acidente de moto. Então fiz da melhor forma, pois pra segurar os componentes e soldar com a esquerda é bem complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...