Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ajustável;


graia

Posts recomendados

  • Membro VIP
3 horas atrás, VinBez123 disse:

Desculpem postar sem ajudar no caso! Porém fiquei interessado em saber qual a função dos dois transistores no circuito.

Agradeço desde já!

A funcão deles é a de fornecer maior corrente, ajudar o CI regulador nesse quesito da corrente de saída. Veja que o CI por si só consegue entregar até 5 Amperes, se for o LM338. Colocando transistores se pode elevar essa corrente sem perder as características de regulação do CI..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2016 às 12:24, graia disse:

Ok Faller, fiz a medição que tu recomendou, com o potenciômetro tudo para um lado deu 32v entre todos os pinos, e com o potenciômetro do outro lado deu 0v entre todos os pinos, com o potenciômetro em um dos lados o resistor de 120R / 2W fumaceia, é assim com todos os CI que tenho aqui, com certeza é piratão, infelizmente o mundo esta se tornando em um deposito de lixo a china. 

@graia Hoje que leio o tópico desde o começo, li seu post citado acima.

Use o 1º esquema que você postou, naquele 1º post desse tópico.

Esse 2º esquema não faz muito sentido, ele sobrecarrega o potenciômetro por estar mau calculado, por isso o potenciômetro queima.

A propósito, jogue esse potenciômetro fora, esse que fez fumaça, ou você vai ficar doido quando montar outro circuito e ele não funcionar direito.

 

Monte o 1º esquema, o do Faller, nesse tempo que ele está no ramo, ele  já aprendeu uma ou duas coisinhas sobre eletrônica e o circuito dele é bem calculado (para aquela tensão). :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/12/2016 às 09:23, cesardelta1 disse:

@graia Hoje que leio o tópico desde o começo, li seu post citado acima.

Use o 1º esquema que você postou, naquele 1º post desse tópico.

Esse 2º esquema não faz muito sentido, ele sobrecarrega o potenciômetro por estar mau calculado, por isso o potenciômetro queima.

A propósito, jogue esse potenciômetro fora, esse que fez fumaça, ou você vai ficar doido quando montar outro circuito e ele não funcionar direito.

 

Monte o 1º esquema, o do Faller, nesse tempo que ele está no ramo, ele  já aprendeu uma ou duas coisinhas sobre eletrônica e o circuito dele é bem calculado (para aquela tensão). :P

 

Sim brother @cesardelta1, joguei quase tudo fora potenciômetro, ci, resistor.

 

OK Meu amigo @aphawk me expressei mal, o que quis dizer é que comprei vários LM338k e alguns deles deram a corrente máxima em pouco mais de 1A, (a maioria nem funcionou) muito próximo ao limite do LM317, o que me pareceu que era LM317 no encapsulamento TO3, mas com certeza não é. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Phenom_X4 disse:

Legal a compra @Fuinessa você poderia informar o link do vendedor do ebay e quanto tempo mais ou menos levou para chegar?..

 

valeu...

Eu compro de vários vendedores, cada uma dessas compras foram com vendedores diferentes. Agora tem um em especial que é uma loja virtual, tem até app pra smartphone, já comprei deles duas vezes, uma pelo eBay e outra pelo app deles...pelo app ainda tem 10% de desconto, site: https://pt.utsource.net/ , não tem de tudo, mas tem muita coisa.

o prazo varia muito, de 30 a 60 dias, essas ultimas foram até rápidas, cerca de 40 dias...mas tenho umas que estão desde antes do natal em Curitiba, já foi liberado pela alfândega mas pra chegar ao destino é osso viu... Mas chega...

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tive tempo de testar os dois LM338K.

 

Mas dei uma pesquisada e achei um outro regulador que me pareceu ter bem menos falsificações ( no formato T0-3P ) ...

 

LT1083, comprei deste aqui, que eu compro fazem vários anos e não tive problemas ( até agora kkk ) :

 

http://www.ebay.com/itm/201559667734?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

 

Com 7,5 A contínuo, supera bem os 5A contínuos do LM338K. A única desvantagem é que ele suporta 30V em vez de 32V do LM338K.

 

Paulo

 

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, aphawk disse:

Eu não tive tempo de testar os dois LM338K.

 

Mas dei uma pesquisada e achei um outro regulador que me pareceu ter bem menos falsificações ( no formato T0-3P ) ...

 

LT1083, comprei deste aqui, que eu compro fazem vários anos e não tive problemas ( até agora kkk ) :

 

http://www.ebay.com/itm/201559667734?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

 

Com 7,5 A contínuo, supera bem os 5A contínuos do LM338K. A única desvantagem é que ele suporta 30V em vez de 32V do LM338K.

 

Paulo

 

 

 

 

Show de bola @aphawk, informação de boa valia saber que existe outra opção, não faz muita diferença se ele suporta uma tensão máxima de 30v, é um pouco menos, para os meus projetos da e sobra. O bom seria ver se eles realmente funcionam, como não vou esperar de braços cruzados vou comprar no ML num bom vendedor e com um preço um pouco alto para não dar tanta chance ao azar, faço os testes e posto ai, após eu e meu amigo @aphawk e outros ai interessados vamos fazer um bom estoque para toda a vida ja que o bichinho é mosca branca. É por ai kkkkkkkkkkk

@aphawk, não se esqueça de postar o endereço do vendedor.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, graia disse:

@aphawk, não se esqueça de postar o endereço do vendedor.

 

Eu comprei 5 peças naquele link que postei no post anterior, no Ebay.

 

Aqui no ML ví que existem dois vendedores em MG que trabalham com ele e tem boas qualificações, pode escolher de qual deles comprar.

Só compre nesse formato TO-3P ok ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/01/2017 às 14:38, aphawk disse:

@graia ,

 

Os dois LM338K que comprei chegaram, assim que tiver um tempo eu faço o teste deles e digo o que aconteceu.

 

Paulo

Bom, eu comprei dois, junto com outros componentes.

 

Como os reguladores são da SGS-Thomson, eu baixei o datasheet dele em especifico, e segui a risca para não ter erro.

Usei resistor 120R com um potenciômetro de 5K, eletrolítico de 100uF do Vout ao GND como indicado, entrada máxima de 28Vcc.

Estou testando isso com um trafo de 30A ponte retificadora Semikron SKB 30/08  e capacitor de filtro de 50.000uF. O regulador está em dissipador próprio para TO-3 e devidamente isolado os terminais do dissipador.

Resultados:

 

O 1º não funcionou, não passa tensão de Vin para Vout.

O 2º "funcionou", ajusta a tensão porém só baixa até 16V e quando coloco 1A de carga, ele desliga, zera a tensão na hora em qualquer faixa de tensão, assim não consigo fazer mais testes.

quando abaixo a tensão para 22V o resistor R1 pega fogo, literalmente!

Eu revisei tudo duas vezes antes de colocar tensão no circuito e depois que não funcionou o 1º, eu revisei de novo em busca de algum erro, mas nada encontrei.

 

Para não dizer que não tem nada de errado, eu percebi que quando puxo 1A diretamente do capacitor, a tensão cai 4Vcc, será que meu capacitorzinho está com problema?

Obs: essa medida de queda de tensão no capacitor foi feita com uma carga de 150mA para estabilizar a tensão, então a carga total no teste foi de 1A + 150mA

 

Um dos outros componentes que comprei foi o LM2596s para substituir de dois reguladores chaveados que explodiram da ultima vez que os liguei em 30V, esses funcionaram perfeitamente em 34Vcc.

Soldei-os em pé dessa vez para melhor acoplar um dissipador.

regulador-de-tensao-ajustavel-lm2596.jpg

LM338K Datasheet

SKB 30/08 A1 Datasheet

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/01/2017 às 11:19, cesardelta1 disse:

Bom, eu comprei dois, junto com outros componentes.

 

Como os reguladores são da SGS-Thomson, eu baixei o datasheet dele em especifico, e segui a risca para não ter erro.

Usei resistor 120R com um potenciômetro de 5K, eletrolítico de 100uF do Vout ao GND como indicado, entrada máxima de 28Vcc.

Estou testando isso com um trafo de 30A ponte retificadora Semikron SKB 30/08  e capacitor de filtro de 50.000uF. O regulador está em dissipador próprio para TO-3 e devidamente isolado os terminais do dissipador.

Resultados:

 

O 1º não funcionou, não passa tensão de Vin para Vout.

O 2º "funcionou", ajusta a tensão porém só baixa até 16V e quando coloco 1A de carga, ele desliga, zera a tensão na hora em qualquer faixa de tensão, assim não consigo fazer mais testes.

quando abaixo a tensão para 22V o resistor R1 pega fogo, literalmente!

Eu revisei tudo duas vezes antes de colocar tensão no circuito e depois que não funcionou o 1º, eu revisei de novo em busca de algum erro, mas nada encontrei.

 

Para não dizer que não tem nada de errado, eu percebi que quando puxo 1A diretamente do capacitor, a tensão cai 4Vcc, será que meu capacitorzinho está com problema?

Obs: essa medida de queda de tensão no capacitor foi feita com uma carga de 150mA para estabilizar a tensão, então a carga total no teste foi de 1A + 150mA

 

Um dos outros componentes que comprei foi o LM2596s para substituir de dois reguladores chaveados que explodiram da ultima vez que os liguei em 30V, esses funcionaram perfeitamente em 34Vcc.

Soldei-os em pé dessa vez para melhor acoplar um dissipador.

regulador-de-tensao-ajustavel-lm2596.jpg

LM338K Datasheet

SKB 30/08 A1 Datasheet

Ok @cesardelta1, como tu podes ver no inicio do tópico minha tamanha dificuldade para conseguir um bom resultado sendo que o  problema era 100%  componentes podres ai não tinha jeito de ir pra frente. Pelo que tu descreveu acima com certeza são CIs falsos, pra mim também acontecia isso, em que loja tu comprastes? Vamos aguardar os testes do nosso amigo Paulo para ver se os deles são bons e comprar daquele vendedor.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, graia disse:

Vamos aguardar os testes do nosso amigo Paulo para ver se os deles são bons e comprar daquele vendedor.

Valeu.

Eu comprei justamente desse vendedor do mercado livre, sinceramente num circuito de teste para esses reguladores são somente 4 componentes, não vejo como posso ter errado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1 ,

 

Acabei de testar os meus agora mesmo.

 

Um deles até que fornece 1A e consigo regular a tensão, desde 24V até 5V que eu testei. Mas se aumentar a corrente, a tensão cai ..... A mesma regulagem que fornece 1A em 18V, se diminuo a carga pela metade, a tensão cai para 11V.

 

O segundo não ajusta nada. Já veio em curto. A tensão de entrada vai direto para a saída. Pior que aparentemente são zero, nenhum risco, nenhuma marca de solda.

 

Belas porcarias falsificadas....

 

Tá difícil né ?

 

Paulo

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk  um dia nós achamos um que vende os bons hehehe

Mas sinceramente só comprei pra testar, quando preciso eu prefiro usar esses conversores buck, custam 6 ou R$7,00 e não esquentam tanto, o problema é que esses também não são garantidos, de vez em quando um explode. :o

Qualquer dia vou tentar fazer um bypass de transistor para aumentar a capacidade de corrente, só pra ver se funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus amigos mau aventurados em reguladores de tensão, agora eu sei por que compramos reguladores falsos.

Eu mandei uma mensagem para o vendedor do ML que me vendeu os LM338K falsos para avisa-lo, e contei uma mentirinha de leve pra ele :P

Como o Paulo perguntou, e ele respondeu que não tinha recebido nenhuma reclamação ainda, dei o beneficio da duvida e fiz o favor de deixa-lo saber que é falso.

Seguem as mensagens:

 

 

Sem título.png

Sabem aquelas compras internacionais que ficam presas na receita e eles taxam em 1000000%, aí não compensa e a pessoa deixa pra lá.

a Receita federal faz leilão daquilo.

Provavelmente alguém comprou essas porcarias da china e a gente acaba comprando elas.

Só para ficar claro comprei desse link

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-815483257-lm338k-circuito-integrado-lm338-k-foto-real-_JM

 

adicionado 9 minutos depois

Por algum motivo o cara pausou o anuncio, será que a  consciência dele pesou? ou será que já vendeu tudo?...hehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 31/12/2016 às 04:00, Zufil disse:

eu fiz uma com um circuito dimmer, provavelmente com um diac e triac, elimina a necessidade de ponte de diodos e trafo, ainda não pus em um ociloscopio para ver se nipple etc. Sei que funciona e é barato para montar só reaproveitando coisas.

Dimmer não estabiliza a tensão, se fosse tão simples assim as fontes de alta corrente não teriam uma caixa enorme e pesada.

adicionado 7 minutos depois
Em 30/07/2016 às 23:42, Fuinessa disse:

Olá pessoal... Acabei de me cadastrar nofórum, mas leio há muitos anos o fórum, nunca me cadastrei, pois sempre resolvia minhas dúvidas só com a leitura dos tópicos.

Eis que surgiu a necessidade de interagir. Eu tenho uma fonte de bancada ajustável...já tenho ela há pelo menos 8 anos, não sei bem ao certo o diagrama dela, mas peguei da internet algo, montei e deu certo... Mas agora consegui um trafo melhor e uma ponte de diodos de 50A e queria dar um upgrade nela, pra conseguir 10 ou 15 amperes... Ela usa 3x 2n3055 e um LM 317 para regular , por esses dias eu andei lendo bastante aqui e vi a fonte que o amigo faller montou com TIP 147 e gostei bastante. Hj coloquei o trafo de 24V no mesmo circuito que eu usava com um trafo de 12V x 10A, e coloquei uma lampada de biodo de 100W como carga...em menos de um minuto ele arrebentou os transistors...aí eu tinha aqui de umas placas velhas e achei 4x 2n3055 já montado do dissipador próprio, coloquei eles então no lugar dos outros 3 antigos e consegui  ligar a lampada numa boa, o dissipador esquenta mas estabiliza...coloquei uma resistência de chuveiro e fui encurtando até conseguir 15A e deixei por alguns minutos e beleza...acho que está resolvido por hora...

Mas gostaria de algum esquema usando 2n3055 que funciona bem, pra eu aproveitar o que tenho aqui de componentes, alguém tem algum esquema testado e aprovado usando esses componentes ?

 

Eu quero montar a fonte do faller, mas aqui em Palmas - TO, onde moro atualmente (sou de Rib. Preto - SP) não tem loja de eletrônica decente, não encontro nada desses componentes, então a outra pergunta é: alguém indica algum site aqui no brasil que venda componentes eletrônicos variados, onde eu poderia comprar todos esses componentes da fonte ?

 

Amanhã vou tentar trabalhar na minha mesmo, preciso colocar em uma caixa, pois a dela de plástico, já se quebrou toda por conta de ressecamento. Se eu conseguir, posto a foto aqui...

Se eu não achar pela internet, terei que fazer a lista e pedir pra um amigo ou meu pai comprar lá em Ribeirão e me mandar via PAC.

Desde já obrigado.

Os TIPs queimaram porque essa fonte não tem limitação de corrente, você colocou uma carga que drena mais corrente do que o transistor pode suportar.

Se os 2N3055 que você tem aí são aqueles da Toshiba escrito em vermelho é melhor substituir por outro pois esses são falsos.

Para testar fontes nada melhor que uma carga ativa, eu montei duas, essa é a de menor corrente:

https://blogdopicco.blogspot.com.br/2015/07/carga-ativa-para-baixa-corrente.html

 

adicionado 15 minutos depois
Em 08/08/2016 às 08:33, Fuinessa disse:

@aphawk Obrigado por comentar. 

Pois é, foi o que pensei. Por isso eu montei logo com o outro, mas queria fazer o teste apenas para ter referência. Mas por hora não vou mexer não. Tenho uns outros no-breaks maiores, depois vou ver se tem algum trafo melhor.

Aí faço uma pergunta: Como eu testo um trafo pra saber sua capacidade sem saber das suas características de rótulo ? Vou colocando carga e comparando tensão e corrente ?

Você pode calcular a potência aproximada do núcleo pela fórmula:

 

W = [(Se x Se)/13500] x 0,83 onde Se é a área do núcleo em mm quadrados

 

ou medir o diâmetro do fio do secundário e ver na tabela de fios esmaltados a corrente que ele suporta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2017 às 22:45, Fuinessa disse:

Eu compro de vários vendedores, cada uma dessas compras foram com vendedores diferentes. Agora tem um em especial que é uma loja virtual, tem até app pra smartphone, já comprei deles duas vezes, uma pelo eBay e outra pelo app deles...pelo app ainda tem 10% de desconto, site: https://pt.utsource.net/ , não tem de tudo, mas tem muita coisa.

o prazo varia muito, de 30 a 60 dias, essas ultimas foram até rápidas, cerca de 40 dias...mas tenho umas que estão desde antes do natal em Curitiba, já foi liberado pela alfândega mas pra chegar ao destino é osso viu... Mas chega...

 

 

Rapaz que moeda louco é essa desse site LOL

 

 

13 minutos atrás, Picco disse:

Dimmer não estabiliza a tensão, se fosse tão simples assim as fontes de alta corrente não teriam uma caixa enorme e pesada.

AH disso eu sei é mais para eliminar o uso de um trafo, é um projeto antigo que tenho para baixar a tensão para uns 60V e o restante vai por diodo reguladores e outros componentes, vou ressuscitar os arquivos senão vai parecer besteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Zufil disse:

 

Rapaz que moeda louco é essa desse site LOL

 

 

AH disso eu sei é mais para eliminar o uso de um trafo, é um projeto antigo que tenho para baixar a tensão para uns 60V e o restante vai por diodo reguladores e outros componentes, vou ressuscitar os arquivos senão vai parecer besteira.

É bom então você ficar atento a forma de onda da tensão de saída, não vai ser uma senóide, não sei qual vai ser a carga dessa fonte, mas dependendo do circuito não vai funcionar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Picco disse:

É bom então você ficar atento a forma de onda da tensão de saída, não vai ser uma senóide, não sei qual vai ser a carga dessa fonte, mas dependendo do circuito não vai funcionar bem.

Nâo é um dimmer e sim baseado em um, seria masi o triac que faz o milagre, capar o uso do trafo e eliminar a EMI. AInda não tive a oportunidade de terminar o circuito mas a saber eletronica publicava projetos assim, sei que da certo pois fiz uma vez na pratica e o circuito não demandava nenhum rigor quanto a ripple e potencia, era apenas o que havia ali na hora.

 

O que eu realmente precisava era eliminar o trafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Zufil disse:

Nâo é um dimmer e sim baseado em um, seria masi o triac que faz o milagre, capar o uso do trafo e eliminar a EMI. AInda não tive a oportunidade de terminar o circuito mas a saber eletronica publicava projetos assim, sei que da certo pois fiz uma vez na pratica e o circuito não demandava nenhum rigor quanto a ripple e potencia, era apenas o que havia ali na hora.

 

O que eu realmente precisava era eliminar o trafo.

Provavelmente é um dimmer, triac é usado em controle de potência( dimmer) e se você quer eliminar a EMI tem que achar outra alternativa pois na regulagem o triac gera interferência, você teria que usar filtros nas saídas e entradas do circuito não para eliminar, mas para conter a interferência na caixa do circuito.

Qual é a corrente que você precisa nessa fonte? Dependendo da corrente talvez eu tenho a resolução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...