Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de proximidade com pcf8883


Posts recomendados

@Alexandre Guglielmi ,

 

No transmissor eu mudaria um pouco :  R1=2K2 ; R2=27 ; e colocaria um capacitor de 22nF entre a junção de R1 e a base do transistor, e o GND. O transistor pode ser qualquer npn, tipo um BC547.

 

Já no receptor me parece que o resistor R3 pode ter um valor maior, tipo uns 10K. Coloque um resistor de 1K em série com um trimpot de 10K para poder ajustar se necessário.

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como sou contra trimpot (mãos muito macias pra pega na chave de fenda), penso que só o controle pwm tava de bom tamanho. Mas pro seu início de projeto até que ele é bem bom

Pra ajudar a manter um nível dc, colocaria um capacitor em paralelo com D2

 

Te tirando o prazer de descobrir por si:

Um detahe que deves perceber é que, apesar de IR, o sensor deve captar ruídos do ambiente da luz visível, eletro, magnéticos, fantasmagóricos, de outra dimensão e além. Por isso, o capacitor com valor precisamente chutado em D2

Um algoritimo simples como desligue o led-meça o sensor-memorize o valor do ambiente pra comparar depois, pode dar um resultado satisfatório. De fato, pode torná-lo + inteligente como p.ex. elaborar algo como um auto-tunning

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre Guglielmi ,

 

Olha, ela tem razão nisso do capacitor.... Faz muiiito tempo ( 1978 ), eu comprei um foto-transistor, era uma novidade, todo transparente e por incrivel que pareça hoje em dia, ele tinha 3 terminais ( tinha o terminal da base ! ) o que ajudava a controlar a sensibilidade dele.

 

Eu liguei nele um monoestável, um CI que era novidade para mim ( SN74123 ), e brincava com pulsos de uma lanterna para fazer o acionamento. Mas de vez em quando, sem nenhum pulso de luz, o troço acionava sózinho.

 

Tentei um monte de coisa, inclusive um tubo plástico pintado de preto, que só deixava entrar luz por uma direção, e mesmo no escuro de vez em quando o troço acionava sózinho.

 

Quase fiquei louco prá achar o que que fazia o circuito disparar, e acabei descobrindo que se alguém acionava um interruptor de luz no quarto ao lado do meu o circuito disparava....

 

Testei o meu interruptor, e acontecia a mesma coisa.... Detalhe : eu coloquei o forotransistor dentro de uma caixa de fósforos, e envolvi a caixa com um monte de plásticos pretos. Tenho certeza que não era a luz que acionava, era alguma outro tipo de energia que vinha do contato.

 

O capacitor que a Isadora mensionou vai atenuar as variações rápidas, tipo picos de luminosidade ou sei lá o que, fazendo com que o sensor só responda a uma variação luminosa que tenha uma certa duração mínima de tempo, por exemplo uns 20 milisegundos.

 

A parte legal vem agora :  qual o valor desse capacitor ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Alexandre Guglielmi disse:

percebi que você amou o circuito

De fato já o fiz idêntico ao "teu" há alguns anos (tá...um pouco depois de 1978). Por isso me veio a tona a lembrança. Com relação ao algoritimo inteligente de filtro por sw, nem insista que não vou te passar pois na época o cara me pagou por ele. . Fique só com a pontinha que te passei kk. E não precisa acreditar, o produto vende até hoje, e (agora que não vai acredita mesmo) você já chegou bem perto de 1.

 

Capacitor: comece com 1nF e vá subindo. Filtra alguns ruídos. Demais no sw. Te vira kk

Ah é .. aqui não é forum de mc por isso não te passo nada. Quem mandou mover pra cá? kk

 

baixe o d.s. e dê uma olhadela no circuito interno do tsop38xxx da vishay

TSOP38238.jpg

pra você ter 1 ideia das energias sinistras envolvidas.

 

Se tivesse isso na nossa época hein Paulão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Quem mandou mover pra cá? kk

Não fui eu quem moveu pra cá viu...Está sendo muito injusta comigo.

 

36 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

De fato já o fiz idêntico ao "teu" há alguns anos

De fato...o circuito é de vocês, que gostam de compartilhar os méritos...^_^ Eu apenas juntei as ideias num desenho...

 

36 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Quem mandou mover pra cá? kk

Senti maldade nessa frase..

 

@aphawk, você viu? Ela desaparece que nem o mister M e quando volta vem pra bagunçar...
E trouxe um foto transistor, sabendo que vou usar um foto diodo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

Nossa, esses TSOP resolvem tudo que é problema que tivemos em nossa época, idos de 1970 .... fazer um circuito de controle remoto por IR era algo mágico, muito difícil, e hoje em dia usar um Tsop da vida resolve tudo !

 

O @Alexandre Guglielmi pode também usar um desses no receptor, desde que ele gere a frequência idêntica ao TSOP que ele estiver usando para acionar o transmissor... mas acho que para a finalidade dele é desnecessária tanta sofisticação !

 

O algoritmo de ajuste da sensibilidade valia ouro naquela época kkkk

 

Mas voce já deu as dicas necessárias para o auto-ajuste, basta o nosso dileto querelante entender e partir para o abraço !

 

Não se preocupe com o capacitor, meu amigo, começe com um de 47 nF que já vai dar excelentes resultados.

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 horas atrás, Alexandre Guglielmi disse:

E trouxe um foto transistor, sabendo que vou usar um foto diodo...

Amigo, a ideia é te mostrar possibilidades. E não é transistor amigo. É CI

(de fato no projeto supramencionado usei foto-transistor mesmo)

20 horas atrás, Alexandre Guglielmi disse:

De fato...o circuito é de vocês

de fato é de ninguém. Ele é uma "aplicação típica" algo como genérico. Capacitor em paralelo sim, meio que pode considerar uma 'personalização'

 

quanto a mover, foi zoaçãozinha inofensiva. Foi sugestão do Paulão.. tá tudo certo!

 

quanto a bagunçar, se você prestar atenção tem um valor de 1nF lá em cima. Paulao sugeriu 47. É só questão de "valores". Escolha o teu! (Do paulão tem mais valor kk)

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre Guglielmi ,

 

Num mexe com quem tá quietinha, ela é uma senhorita com temperamento forte, mas tem um grande coração para ajudar a quem precisa. E além do mais, você já está sendo ajudado por mim, não está sendo suficiente ????? 

 

Kkkkk  está sendo muito guloso !

 

voce chamou o TSOP xxxx de foto-transistor..... E isso deixou a Isadora chateada !

 

Ele é muito mais do que isso ! Ele é um CI com tudo o que voce imagina de filtragem, é insensível à variação de luz, é insensível a ruído, tem AGC interno automático, só aceita a frequência de modulação para a qual é especificado e olha, hoje em dia qualquer pessoa sem quase nenhum conheçimento consegue fazer com sucesso um controle remoto usando esse carinha.... você e muitos outros não precisam fazer um monte de circuitos, filtros óticos, e filtros digitais por software para conseguir fazer um controle remoto, meu amigo ! Pensando bem  esse TSOP estragou um pouco a possibilidade da gente ganhar um dinheiro extra em nossos projetos !

 

Quanto ao capacitor, o valor exato dele depende do valor do resistor que está polarizando o foto-diodo. Portanto voce vai ter de ajustar ele experimentalmente, ( ou brincar de fazer conta com circuito RC, com exponenciais e logaritmos kkkk ).

 

Aguardo o resultado de seus testes.

 

 

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

quanto a bagunçar, se você prestar atenção tem um valor de 1nF lá em cima. Paulao sugeriu 47. É só questão de "valores". Escolha o teu! (Do paulão tem mais valor kk)

abç

 

Esse trocadilho foi terrível kkkkk

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz, eu havia acabado de baixar um DS do "CI" TSOP38xxx, e já preparando para me desculpar quando o @aphawk postou.
Pelo que entendi esse carinha é bem mais eficiente do que o circuito elaborado.
Mas como já comprei os bagulhos, vou aguardar para depois avaliar os resultados, e conforme pensar a utilizar o TSOP38xxx.
Tando você quanto o Paulo tem contribuído de forma fundamental para conclusão do circuito final, e muito agradeço.

Me aguardem. Boa Semana!!!:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre Guglielmi ,

 

Sim, como receptor ele tem uma eficiência absurda. Mas você tem de gerar  o trem de pulsos no transmissor na frequência exata, algo simples usando uma interrupção de um outro Timer para isso. O que foi bom é que voce baixou, leu, e aprendeu alguma coisa nova, e já pode pensar em fazer um controle remoto para configurar e controlar o seu equipamento .... ( aliás, quando vamos tomar uma dessas cervejas ??? kkkk ) .

 

Mas acho que para a sua finalidade, é igual a usar uma bazuca para matar um ratinho...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...