Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criar uma fonte automotiva através de um trafo de 7a


Posts recomendados

Olá amigos, quero montar uma fonte para tocar um pequeno amplificador, eu consegui até à parte de fazer a ponte rectificadora, até aí tudo bem consegui belos 13.8v redondos, o problema é que quando ligo a fonte no amplificador a tensão sobe para 22V. Gostaria de saber o que eu faço para evitar esse problema..?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente esse transformador é de 15vac queda de 1,2v (0,6v cada diodo, visando que dois conduzem ao mesmo tempo) dão 13,8v que você conseguiu redondo, provavelmente colocou só o transformador e os diodos, quando essa tensão chega nos capacitor do transformador atingem a tensão de pico 15*1,4142 que da bem próximo aos 22v medido, se for isso basta adicionar capacitores na frente da ponte e um circuito para estabilizar a fonte.

se for isso pode usar o LT1083 para fazer a estabilização da fonte...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Matthwus disse:

Provavelmente esse transformador é de 15vac queda de 1,2v (0,6v cada diodo, visando que dois conduzem ao mesmo tempo) dão 13,8v que você conseguiu redondo, provavelmente colocou só o transformador e os diodos, quando essa tensão chega nos capacitor do transformador atingem a tensão de pico 15*1,4142 que da bem próximo aos 22v medido, se for isso basta adicionar capacitores na frente da ponte e um circuito para estabilizar a fonte.

se for isso pode usar o LT1083 para fazer a estabilização da fonte...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho muito conhecimento técnico em eletrónica, sou meio de arranjo técnico (ganbiarra) mas consigo entender muita coisa... Sou bastante curioso e é isso que me faz perguntar tanto, já tem umas duas semanas que venho no projeto dessa fonte, até consegui fazer o amplificador tocar usando a saída de 6v do trafo, só que fica muito fraco 

6 minutos atrás, Matthwus disse:

Além desse componente o que mais vou precisar?

11 minutos atrás, Matthwus disse:

Dei uma olhada o preço tá razoável mas  o frete ta o dobro do preço... Ninguém mandou eu morar tão longe!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta fonte ja foi testada e aprovada por varios membros do Forum, eu nao tive sucesso com o LM338 mas pode ser substituido pelo LM317 e adicionar transistores para o ganho na potencia. \

 

Como voce vai querer uma saida fixa, pode usar como na foto, um trimpot, e regular para os 13.8v

 

 

Espero ter ajudado!variable-power-supply-lm338k1.jpgcomponents-placement-for-variable-power-supply-lm338k1-1024x898.jpg44.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...