Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura do cpu, gpu e gabinete


Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite, povo!
Adianto que dei uma olhada em vários outros tópicos, não só deste site, mas ou são muito antigos ou ao meu ver são bem pouco específicos em relação ao meu caso. Também dei uma olhada nos tópicos fixos, mas não sanei minhas dúvidas/preocupações, então se não se importam, vou deixar mais umas questões aqui.

Tenho um PC que adquiri em 2012, processador i3 2120 3.3GHz, 8Gb RAM, HD 465Gb e a placa-mãe acredito ser Asus P8H61-MLE/BR (está nas propriedades do computador, mas como não sei identificar um modelo de placa-mãe não tenho certeza se é esse). Recentemente adquiri uma Asus GTX 750Ti (a que tem um fan só) e para sustentá-la troquei a fonte para uma Corsair CX430 Real e com o selo 80 bronze. Como bom gamer, fui testar a nova combinação, e aí começaram minhas preocupações:

1 - A temperatura do CPU normalmente fica entre 30ºC e 45ºC, a da GPU entre 25ºC e 30ºC e o RPM do fan do processador em torno dos 1300. Quando eu jogo The Witcher 3, com gráficos no alto/ultra, as temperaturas sobem para 60~65ºC (CPU) e 60ºC (GPU), e o rpm vai para os 2100. O fan, bem como o dissipador, são os que vieram junto com o PC, então acredito que não sejam lá os mais tops de linha. Minha questão é se esse aumento de temperatura está dentro dos limites. Lembrando que ao rodar o jogo o uso do CPU passa dos 65%, e fiz a limpeza da máquina há 6 meses (incluindo a pasta térmica) e não existe contato considerável de poeira ou resíduos degradantes. OBS: Achei esse vídeo de gameplay do mesmo jogo em que a temperatura da GPU chega a 80ºC e a do CPU bem próxima da minha, o que me tranquilizou minimamente.

2 - Vi em um outro lugar (algum comentário no Tecmundo, se me lembro bem) que é aconselhado trocar o fan do processador por um mais potente, com rotações maiores (5000, 6000 rpm). Isso procede? Ou pouca diferença faria?

3 - Voltando ao desempenho do PC durante o jogo, após um tempo o fan da placa de vídeo começa a fazer um ruído causado pela rotação mais alto do que o normal que vejo. Normalmente ela não faz som nenhum (se faz é bem mínimo). Pensei em ser o fato de estar exigindo mais dela e ela estar tentando dar conta disso, mas é um processo normal? Ou estou esgoelando a coitada?

4 - Não encontrei um tópico fixo sobre gabinetes e dicas para adquirir um, então acho que posso anexar mais essa aqui, certo? É que, ao instalar a fonte nova, ela possuía bem mais cabos que a anterior, além da GPU caber quase que sob medida no meu gabinete atual. Diante disso acho que seria uma boa trocar de gabinete, até porque seria mais espaço para uma melhor refrigeração. O meu atual tem 42cm (altura) x 37cm (comprimento) x 18cm (largura), a fonte fica na parte de cima e a placa do lado direito (olhando da frente do gabinete). Olhando alguns modelos, achei uns bem legais, mas parece que as placas-mães não têm tamanhos universais como pensei, pois cada gabinete suporta alguns modelos. Sendo assim, vocês teriam alguma indicação, tendo em vista o modelo da minha placa (Asus P8H61-MLE/BR)?

Bom, enfim, ficou um tópico extenso. Desde já agradeço a dedicação de quem puder me ajudar! o/
E desculpe se me estendi demais ou infringi alguma regra. Quis deixar o máximo de informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temperatura OK, seu processador é meio esquentadinho mesmo, mas abaixo de 70ºC não tem com que se preocupar. As GPUs estão OK até 80ºC.

 

Coolers com maior rotação = mais barulho, o ideal é comprar um cooler maior, com menor rotação, enquanto maior o cooler, melhor a eficiência, um cooler grande com 2000RPM ventila melhor que um pequeno na mesma rotação. O material do cooler e o sistema de refrigeração dele também influencia.

 

O barulho da GPU deve ser devido à alta rotação do cooler, verifique se a velocidade não está muito alta. Se a placa estiver esquentando mais do que o normal, o cooler irá aumentar a rotação para manter a temperatura, talvez seja necessário uma limpeza na placa, troca de pasta térmica (se tem mais de 1 ano que não troca).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...