Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual desses coolers fans vocês me recomendam?


Posts recomendados

Fala pessoal, beleza? Bom, estou pretendendo comprar um cooler fan para o meu gabinete, só que estou em dúvida entre esses dois aqui:

 

O Sickleflow da Coolermaster, que tem a velocidade de 2000 RPM:

http://www.kabum.com.br/produto/47535/cooler-fan-coolermaster-sickleflow-12cm-r4-sxdp-20fb-r1-com-led-azul/?tag=Cooler fan coolermaster

 

Ele que era o que eu ia comprar, até que vi falar desse abaixo, o Fury F5 da PcYes, que tem a velocidade de 2200 RPM:

http://www.kabum.com.br/produto/75491/cooler-fan-pcyes-fury-f5-120mm-led-azul-f5120ldaz-/?tag=Cooler FAN PcYes Fury F5

 

Vi poucas opiniões sobre ele, mas as que vi, dizem que ele é muito bom.

 

E também tenho um duvida, sou meio iniciante sobre isso, no Fan da coolermaster diz que a conexão são 3 pinos, e o Fury F5, são 4 pinos, como funciona esse negocio de pinos:

Meu gabinete também é da PcYes, um Java.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ambos são bons fans

porém, fan além de serem bons tem o lado estético... ao menos eu vejo isso também e a maioria

se vai combinar com sua config... gabinete...

e em questão dos pinos a diferença é que os cooler com 3 pinos tem uma velocidade fixa, ou só podem ter a velocidade de rotação variada com algum controlador de fan.
já os 4 pinos podem ser controlados via PWM, ou seja, a placa-mãe pode controlar a velocidade deles de acordo com a necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Sm3k disse:

ambos são bons fans

porém, fan além de serem bons tem o lado estético... ao menos eu vejo isso também e a maioria

se vai combinar com sua config... gabinete...

e em questão dos pinos a diferença é que os cooler com 3 pinos tem uma velocidade fixa, ou só podem ter a velocidade de rotação variada com algum controlador de fan.
já os 4 pinos podem ser controlados via PWM, ou seja, a placa-mãe pode controlar a velocidade deles de acordo com a necessidade.

 

Na verdade o que eu mais queria saber é se há muita diferença entre as velocidades

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CaykySPN Os dois tem fluxo muito parecido. Mas o PCyes não fornece a pressão estática, e o da Cooler Master tem uma pressão estática muito boa. O da Cooler Master dizem que é bem silencioso, o da PCyes, até pelos specs, é mais barulhento. As pás mais finais também devem fazer mais barulho. Mas o hydro bearing parece ser melhor. Os meus Cougar são hydro e são muito bons / silenciosos.

 

O da PCyes tem PWM, então você pode controlar a velocidade em um conector PWM da placa-mãe ou com um adaptador. Ainda que o da Cooler Master seja mais silencioso, como ele só vai rodar a 100%, eu acho que o da PCyes é melhor.

 

Mas se você não tiver como controlar o fan e os dois vão rodar no talo, acho que o da Cooler Master seria mais indicado.

 

Outra opção seria o Viper: http://www.kabum.com.br/produto/15762/cooler-fan-akasa-12cm-ak-fn059 Tem controle PWM e mais fluxo do que os dois que você viu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2016 às 19:23, Contiusa disse:

@CaykySPN Os dois tem fluxo muito parecido. Mas o PCyes não fornece a pressão estática, e o da Cooler Master tem uma pressão estática muito boa. O da Cooler Master dizem que é bem silencioso, o da PCyes, até pelos specs, é mais barulhento. As pás mais finais também devem fazer mais barulho. Mas o hydro bearing parece ser melhor. Os meus Cougar são hydro e são muito bons / silenciosos.

 

O da PCyes tem PWM, então você pode controlar a velocidade em um conector PWM da placa-mãe ou com um adaptador. Ainda que o da Cooler Master seja mais silencioso, como ele só vai rodar a 100%, eu acho que o da PCyes é melhor.

 

Mas se você não tiver como controlar o fan e os dois vão rodar no talo, acho que o da Cooler Master seria mais indicado.

 

Outra opção seria o Viper: http://www.kabum.com.br/produto/15762/cooler-fan-akasa-12cm-ak-fn059 Tem controle PWM e mais fluxo do que os dois que você viu. 

 

Legal esse Viper talvez eu pegue ele, mas sobre o controle PWM também tenho uma duvida, tipo, quando tenho que controlar? se ele for instalado normalmente ele vai rodar na velocidade correta ou terei que fazer alguma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, CaykySPN disse:

 

Legal esse Viper talvez eu pegue ele, mas sobre o controle PWM também tenho uma duvida, tipo, quando tenho que controlar? se ele for instalado normalmente ele vai rodar na velocidade correta ou terei que fazer alguma coisa?

 

Para controlar você tem que colocar em um conector da placa-mãe de 4 pinos. Se for uma placa-moderna, elas já vem setadas com o mesmo controle do CPU-fan. Ou seja, conforme a carga da CPU o fan vai rodar mais ou menos. Depois você ainda pode mudar e colocar em perfis "quiet", "turbo", etc. 

 

Qual é a sua placa-mãe?

 

Ou você pode comprar um adaptador e plugar todos os fans no CPU-fan, inclusive o CPU cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um fan de três pinos também pode ser controlados pela placa-mãe através das voltagens, porém um de quatro pinos possui um controle de velocidade mais preciso. Fans de 4 pinos geralmente são usados em CPU Coolers e fans de 3 pinos no gabinete.

 

Na BIOS da sua placa-mãe você pode selecionar se quer os fans rodando em velocidade máxima, média ou mínima. Sinceramente escolha o que você prefere (dependendo da temperatura ambiente média de onde o PC está) e deixe quieto. Se o PC fica em um local quente e você não se incomoda com o barulho coloque no máximo, se quiser menos ruído coloque no medio e caso o local seja frio / refrigerado ponha no mínimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CaykySPN para rodar no máximo, coloque em "disable". Aí ele roda em 12v (no talo). Se você quiser acompanhar o CPU-fan e subir ou descer conforme o uso da CPU, coloque em "standard". Pode colocar no máximo no verão e colocar no standard durante o resto do ano.

 

Realmente, o de 3 pinos tem a opção de controle de tensão, mas não são todas as placas-mãe, mas a sua tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Contiusa disse:

@CaykySPN para rodar no máximo, coloque em "disable". Aí ele roda em 12v (no talo). Se você quiser acompanhar o CPU-fan e subir ou descer conforme o uso da CPU, coloque em "standard". Pode colocar no máximo no verão e colocar no standard durante o resto do ano.

 

Realmente, o de 3 pinos tem a opção de controle de tensão, mas não são todas as placas-mãe, mas a sua tem.

 

Eu vou comprar o Asaka Viper mesmo, você disse que é melhor que os que eu citei, vou ir na sua opinião. Minha bios da minha placa-mãe é identica a essa (só que so tenho duas fans):

 

maxresdefault.jpg

 

Tem as opções: Silent, Standard, Turbo e Manual, por enquanto que esta frio estou deixando em Standard, ai no caso quando tiver calor que terei que mudar para Turbo, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, CaykySPN disse:

por enquanto que esta frio estou deixando em Standard, ai no caso quando tiver calor que terei que mudar para Turbo, correto?

Não necessariamente, só se você quiser. Eu particularmente deixaria o CPU_FAN em standard e o resto em silent e no calor o CPU no turbo e o resto no standard. O fan crítico é aquele que está resfriando diretamente o processador, os outros são apenas pra manter o ar circulando no gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...