Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7 4790k chegando a 78°c com h60


Posts recomendados

11 horas atrás, Contiusa disse:

@Giu79 mas a Corsair faz muita besteira. Já vi esse manual com o fan para dentro. Nesses gabinetes torre tradicionais, jogar o ar quente dentro do gabinete piora a situação. Depois diz se melhorou com ele para fora.

 

Sobre os fans, você precisa de pelo menos um fan na lateral. Se só tiver como comprar dois, coloque um na lateral e outro em cima. Mas inverta a direção do H60.

 

Sobre os fans, depende. Você pode comprar fans de rotação baixa e ligar na fonte pelo molex. Ou você pode comprar um adaptador Akasa e plugar até cinco fans controlados pelo PWM. Eles vão ser alimentados pela fonte (molex), mas vão receber o sinal de rotação de um conector da placa-mãe. Pode ser o CPU_Fan, e os outros fans vão rodar na rotação do fan do H60, ou pode ser em um SYS_fan qualquer, e você pode setar uma rotação ou tensão.

 

Se for a segunda opção, tem o Akasa Piranha, excelente fan de 1900rpm.

 
 

@Contiusa cara, você acertou em cheio.

Eu segui a porcaria do vídeo oficial deles, que orienta a montar de forma que o fan jogue para fora o ar mas desmontei tudo aqui e vi que é justamente o oposto! Montando daquela forma o fan puxa ar de fora para o radiador. *****, isso vindo da própria empresa...

 

Arrumei aqui e teve uma leve melhora, idle caiu próximo de 3C e stressando apenas o processador por 5 minutos no AIDA ele teve pico máximo de 67 (3C a menos que da vez passada). 

 

Realmente vou ter que adaptar um fan na lateral acrilica para puxar o ar para dentro e colocar 2 na parte superior para jogar o ar para fora. 

 

Vou seguir tua dica do adaptador e procurar por 3 coolers funcionais e baratos. Não ligo para barulho e menos ainda para " design/LED".
quando concluir tudo eu volto aqui para postar resultados.

 

Muito obrigado mesmo pela atenção e ajuda cara!

Abs

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Giu79 ah, beleza :thumbsup: É mais ou menos isso aí. Inverter a posição dá um ganho de alguns graus na maioria dos casos. Com uns fans extras, você deve ganhar mais uns dois graus, talvez mais se a placa de vídeo estiver influenciando muito. Aos poucos vai chegando no ideal.

 

Depois diz aí como está ficando.

 

Obs: a Corsair faz muita bananada. Gosto de alguns produtos que eles vendem, mas parece marca "vitrine". Nem os atendentes do suporte entendem muito do que eles estão falando. Se bem que atendente de suporte geralmente não sabe nada mesmo :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa cara, parece piada mas veja só.

Tinha invertido o fan, para ele jogar ar para fora. Na montagem a ordem era como a da foto: gabinete<--fan<--radiador.

Pois bem, comecei a jogar e a temp foi lá pra cima, chegou a bater 100C!

 

Parei tudo, e fui desmontar de novo. Pensei "vou tentar montar de forma que fique gabinete<--radiador<--fan",  com o fan jogando ar pra fora, só que não dá, tem uns rebites toskos de acabamento do gabinete que não permitem fixar o radiador direto no gabinete.

 

Conclusao, voltei para o que estava, gabinete<--fan<--radiador só que com o fan jogando ar para dentro (sentido radiador)

 

Problema parcialmente resolvido, agora em jogo a temp fica na casa dos 65 com máxima de 70C...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa sim, ele havia melhorado no idle e rodando aquele strees "light" do AIDA mas eu não havia jogado.

Hoje quando comecei a jogar hoje que me assustei com a diferença absurda. A minha GPU em idle fica na casa dos 45, mas jogando vai pra 80C e isso fez com que o CPU saltasse dos 70 para quase 100C.

Realmente a ventilação aqui deve estar péssima. Já comprei o cabo e 3 coolers, quando chegar eu instalo e posto resultados

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, passei meses brigando com esse H60, fiz de tudo, e esse bixo sempre levava meu i7 acima dos 90º.

Até que fiquei sem paciência e joguei no LIXO! comprei um air cooler e to felizão com o processador que nao chega a 60º em full.. mesmo com esse calor todo que ta fazendo aqui, 30ºc + ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa opa rapaz.. você mesmo tinha me ajudado a escolher um air cooler...  eu acabei juntando um pouco mais $, e comprei um Akasa Venom Medusa. Nunca mais tive problema :) 

Quanto aos WC .. acredito q seja esse H60 mesmo q da dor de cabeça, vi muita gente reclamando dele, pena q nao vi antes de comprar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Tô voltando pra dar o update final.

Instalei um fan (1500rpm/75 CFM) na lateral para a GPU e 2 fans (1500rpm/61 CFM) na parte superior do gabinete. 

Em idle tá nos 36c e rodando o stress de 5 minutos de cpu no AIDA deu pico de 66. Jogando notei que a GPU caiu dos 80c para 75c na média, o que foi positivo.

 

Falando de processador é uma melhora quase insignificante, principalmente considerando o calor do inferno que está fazendo agora, com temperatura externa de 34c e segundo meu termometro tosko de 5 reais a temp ambiente tá em 30c.

 

Já me convenci que o H60 é subdimensionado para o i7 4790k, são centenas de relatos apontando esta "ineficiência", mas no dia que eu resolver trocar de mobo e partira pra OC busco algo mais apropriado.

Abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Giu79 disse:

Em idle tá nos 36c e rodando o stress de 5 minutos de cpu no AIDA deu pico de 66. Jogando notei que a GPU caiu dos 80c para 75c na média, o que foi positivo.

Sobre a GPU, normal..

 

Sobre a CPU, programas de estresse não representam a utilização típica da CPU, em jogos, por exemplo.. A carga em jogos é menor, mesmo em jogos que usam muito a CPU.. 66ºC de pico, num ambiente de 30ºC, não me parece ruim..

 

Como fica em jogos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RS Faria disse:

Sobre a GPU, normal..

 

Sobre a CPU, programas de estresse não representam a utilização típica da CPU, em jogos, por exemplo.. A carga em jogos é menor, mesmo em jogos que usam muito a CPU.. 66ºC de pico, num ambiente de 30ºC, não me parece ruim..

 

Como fica em jogos?

 

@RS Faria só tenho jogado BF1 e com o i7 tá dando load abaixo de 60% e temp média dos 65c.

quando tava com o i5 4440 load era 100% e temp 60c

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...