Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte "real" PowerX PX500, de 500W, é boa? - Entenda porque não!


Posts recomendados

  • Coordenador

Olá, pessoal. É conhecido que o mercado brasileiro é cheio de fontes péssimas e com risco de danificarem computadores, as famosas "bombas". Junto delas há uma legião de vendedores e "técnicos" mal intencionados dispostos a lucrar enganando as pessoas. Um desses produtos, porém, tem chamado minha atenção. A bomba em questão é a fonte "Real PowerX 500W-PX500 Bivolt Preta".

 

Entrei em algumas discussões pesadas com usuários que defenderam esse produto a todo custo quando eu lhes informei que era porcaria. No Youtube, há diversos vídeos elogiando o produto e falando mal dos "fóruns de pessoas mal informadas". Típico do brasileiro, defendem uma marca do mesmo jeito agressivo que defendem times de futebol, não querem aceitar que erraram e compraram porcaria. Pois bem, eis que o número de pessoas que vem aqui comentar sobre esse produto é cada vez maior. Junto do aumento do número de pessoas comentando, tem o lamentável aumento do número de pessoas que compram isso. É triste ver números assim em alguns sites (se este é o número de avaliações, imagine o número de vendas):

 

t6JRa6A.png

 

Pois bem, vamos explicar algumas coisas. A fonte PowerX PX500, de prometidos 500W, é boa? Definitivamente, não. Para entender melhor os motivos, recomendo a leitura deste tutorial, que será aplicado ao produto em questão.

Conclusões, conforme o tutorial:

1) Marca conhecida por fabricar outros produtos ruins. Por aqui você já deveria ficar longe;

2) Não tem PFC ativo, conforme pode ser observado pela presença da chavinha seletora de tensão;

3) Nada de Certificação;

4) Tomando uma mesma loja como referência, esse produto custa R$133,90. Uma ótima fonte PCYes! Electro de 500W custa R$274,90. Uma ótima fonte Corsair CX de 500W custa R$279,90. Você não acha que tem algo errado?

5) Fonte de 500W com somente dois conectores Sata e um conector para placa de vídeo? Uhum, sei;

6) Incríveis 28A na linha de +3.3V, 15A na linha de +5V e míseros 14A na linha importante, a +12V. Precisa dizer algo mais?

7) Potência na linha de 12V: multiplicando 12V por 14A, temos 168W. A fonte promete 500W. Há, então, uma enorme e gritante diferença de 332W;

8) Tem apenas uma linha de +12V;

9) Tem apenas uma linha de +12V;

10) É bonita. Capricharam bem para parecer fonte decente;

11) Não tenho como avaliar o peso;

12) Fonte "Real". Típica palavra dessas bombas;

13) Nada demais nesse quesito;

14) Até que não tentaram esconder. Afinal, nem importa muito, boa parte das pessoas não sabe o que está comprando mesmo;

15) Tem 500 no nome. Mas realmente promete (falsamente) 500W de "potência real".

 

Preciso dizer algo mais? Que tal analisar a potência? Um computador moderno puxa quase toda a energia da linha de +12V. Essa fonte, como já mencionado, entrega até 168W nessa linha. Somando exagerados 50W como o possível de ser puxado através de outras linhas, temos 218W. Isso se a etiqueta não mentir. Como uma fonte que tem uma etiqueta que grita 218W pode entregar 500W?

 

Ninguém pode saber tudo, buscar informação é vital. Se você comprou esse tipo de produto ou o defende, aceite o erro. Não adianta ficar dizendo que esse é um produto bom porque não é. Se seu computador é avançado, mediano, básico, não importa: não tem como confiar nessas fontes genéricas ou "genéricas de luxo", como a citada. Compre uma fonte de qualidade e nunca mais terá problemas. E lembre-se: NUNCA use estabilizador!

  • Curtir 13
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@GabrielLP14 O problema, meu amigo, é que as pessoas não querem aceitar que fizeram uma compra ruim, mesmo que esteja muito claro. É isso que é difícil no Brasil. As pessoas criam "lados" por causa de marcas para defender coisas que elas nem conhecem. Tem diversos vídeos no Youtube, além de relatos em outros fóruns (de gente inexperiente, se me permite dizer), elogiando isso aí. E nós que tentamos alertar os outros é que viramos os "bandidos".

 

Tem muita porcaria à venda no Brasil, mas essa daí já incomodou... Imagine o lucro de uma empresa dessas? Vender uma fonte igual àquelas de R$25,00 por mais de R$100,00? O "tapa visual" que dão nesse tipo de produto definitivamente não justifica o preço...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt então fazer o que, tentamos ajudar e a final de contas, acabamos sendo vilões, dai quando eles pegam essas porcarias e danificam seus computadores, vem e reclamam, já aconteceu comigo, de um amigo comprar uma fonte ruim da wisecase 600w que eu disse pra ele pegar uma corsair ou outra marca renomada, ele pagou 99 reais nessa porcaria para colocar em uma 970, o que aconteceu?

simples, o pc dele desligava toda hora por não fornecer energia suficiente quando o uso da GPU subia muito, sem falar que eu nem sei como ele ligou ela pois essa fonte nem tinha conectores PCI-E 

em relação a  essas empresas, visando o lucro mesmo são empresas muito ruins que ao invés de ajudar o cliente sempre ferram ele

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ano passado (2015), comprei um PC de um cara aqui da minha cidade, Core i5, GTX 960, 8GB RAM, SSD Kingston 240GB + HD Western digital 500GB, e veio com a ***** dessa fonte...

 

Só depois de alguns dias usando o PC que fui descobrir que essa fonte era uma bomba, sempre que eu abria um jogo, a fonte começava a fazer um ruído, achei estranho e fui procurar na internet, aí já sabe.

 

Hoje tem um pouco mais de um ano que estou com esse PC com a mesma fonte, e por incrível que pareça, não explodiu, não me trouxe nenhum problema, mas ainda vou comprar uma fonte de qualidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

De fato me ocorreu um problema ontem com essa fonte.

 

Tenho ela a 1 ano e pouco, já suspeitava que ela não estava aguentando. e ontem ela simplesmente morreu.

 

Comprei pela Kabum em uma promoção que estava R$87,00 se não me engano. Agora estou aguardando uma fonte nova da Corsair de 550w. Hoje irei fazer um teste com uma fonte de um amigo. Para saber se mais algo morreu junto com essa péssima fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Mano, no meu computador eu utilizo dessa fonte, porém, a especificação da minha é diferente..
Atualmente minha config é essa:
Pentium G4400
Asrock B150M-HDV
1x4GB 2133Mhz 
500GB HD Seagate
Radeon HD 5670 1GB
Fnt.thumb.jpg.fe8d86dcd9011dc617681dcca8f697ec.jpg

Tô querendo fazer um upgrade, o objetivo é colocar um i5 7400, mais um pente de 4GB ou 8GB, e uma Gtx 1050.
É necessário a troca da fonte mesmo assim?
E, muda algo o fato dos valores estarem diferentes? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/06/2018 às 13:26, Gutemberg Matos disse:

Mano, no meu computador eu utilizo dessa fonte, porém, a especificação da minha é diferente..
Atualmente minha config é essa:
Pentium G4400
Asrock B150M-HDV
1x4GB 2133Mhz 
500GB HD Seagate
Radeon HD 5670 1GB
Fnt.thumb.jpg.fe8d86dcd9011dc617681dcca8f697ec.jpg

Tô querendo fazer um upgrade, o objetivo é colocar um i5 7400, mais um pente de 4GB ou 8GB, e uma Gtx 1050.
É necessário a troca da fonte mesmo assim?
E, muda algo o fato dos valores estarem diferentes? 

@Foxwalt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/06/2018 às 13:26, Gutemberg Matos disse:

Tô querendo fazer um upgrade, o objetivo é colocar um i5 7400, mais um pente de 4GB ou 8GB, e uma Gtx 1050.
É necessário a troca da fonte mesmo assim?
E, muda algo o fato dos valores estarem diferentes? 

Olha, pode até ser a mesma fonte, só com o rótulo trocado.. Seria essa?

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-844545555-fonte-real-powerx-500w-px500-bivolt-preta-_JM

 

Sendo, o cabeamento é igual nas duas.. Em ambos os casos, não são fontes de 500 Watts e ainda usam projeto antigo.. Sem cabo EPS 12V, um cabo PCI-EX de 6 pinos.. Enganation total..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RS Faria disse:

Olha, pode até ser a mesma fonte, só com o rótulo trocado.. Seria essa?

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-844545555-fonte-real-powerx-500w-px500-bivolt-preta-_JM

 

Sendo, o cabeamento é igual nas duas.. Em ambos os casos, não são fontes de 500 Watts e ainda usam projeto antigo.. Sem cabo EPS 12V, um cabo PCI-EX de 6 pinos.. Enganation total..

Não sei dizer se é essa, meu primo montou meu PC, logo não tenho as caixas.
E não entendo muito sobre fontes. Apenas reparei que os valores estão aparentemente normais para essa fonte.
Poderia me dizer o que fazem esses 2 cabos em específico?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/06/2018 às 13:26, Gutemberg Matos disse:

Mano, no meu computador eu utilizo dessa fonte, porém, a especificação da minha é diferente..

 

2 horas atrás, Gutemberg Matos disse:

Não sei dizer se é essa, meu primo montou meu PC, logo não tenho as caixas.

 

:confused:

 

Que tal você abrir seu PC e olhar pra cara dela? Aproveita o embalo da conversa.. Se quiser tirar uma foto e postar aqui..

 

 

2 horas atrás, Gutemberg Matos disse:

E não entendo muito sobre fontes. Apenas reparei que os valores estão aparentemente normais para essa fonte.
Poderia me dizer o que fazem esses 2 cabos em específico?

Não é porque está no rótulo que, obrigatoriamente, a fonte vai entregar isso.. 

 

Sobre os cabos, o EPS12V é um cabo pra alimentação de CPUs.. A grande maioria das placas-mães modernas, já adota esse padrão, invés do ATX de 4 pinos antigo, que essa fonte usa, pra oferecer mais energia pra CPU.. Sua placa-mãe não requer esse cabo, por isso não deu falta..

 

Os PCI-EX são os que alimentam placas de vídeo.. Uma fonte de 500 Watts boa mesmo, deveria ter 2 desses, de 8 pinos.. Não uma de 6 pinos..

 

Pra exemplificar: um cabo PCI-Ex de 8 pinos, pode liberar até 150 Watts de potência.. Um de 6 pinos, até 75 Watts.. Se uma fonte boa poderia, em tese, entregar até 300 Watts por esses 2 cabos, e a sua só pode entregar 75 Watts, pelo o que foi dito acima, tem algo errado.. Aliás, BEM errado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • KairanD marcou este tópico como especial

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...