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Teste water coolers vs air coolers - resultado


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9 horas atrás, chroNo disse:

Meio off topic, mas...

Tu vai vender os coolers depois dos testes? Ou já vendeu?

 

É, ja vendi todos. Sobrou o H45, que estou fazendo o RMA (vai vir um H55). Fiquei com o 9900 (que eu já tinha) e o Themis Evo para fazer testes com pastas. Também tenho outros coolers que comprei com a grana da venda, mas agora está muito calor para fazer testes, então eu só devo vendê-los mais para o meio do ano.

 

Eu costumo colocar os anúncios na Feira do Rolo também (vendo pelo Mercado Livre).

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  • 2 semanas depois...

Impressões sobre o H55

Como ele veio com defeito, não fiz testes de desempenho, apenas testei a bomba e o fan.

 

Corsair-H55.jpg

 

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Eu recebi o H55 do RMA da Corsair e ele veio com defeito (está com pouco fluido), então eu fiz um vídeo para o Suporte, pois já estou fazendo muitos RMAs com a Corsair e prefiro me garantir. O vídeo está abaixo. O original que eu mandei para eles é maior. É bom para vocês terem uma ideia de que isso pode acontecer, então, antes de instalarem um water cooler novo, é melhor testarem algumas coisas de antemão para não se surpreenderem depois. Depois eu vou enumerar esses passos em outro post.

 

 

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Mesmo que não tenha sido possível testar a unidade no processador, dá para tirar algumas conclusões sobre o H55.

 

1 - a bomba do H55 roda a 1500rpm (12v) no meu HWmonitor, igual à bomba do H75. Informação essa confirmada por um representante da Corsair. Tem até teste da bomba do H75 feito por um site, e a indicação é de 1500rpm. Pelo visto, eles usaram o mesmo bloco / bomba nos dois produtos, desconsiderando as revisões. O H75 só deve ter a capa do bloco melhor acabada.

 

A bomba da Asetek é silenciosa. Só dá para ouvir o burburinho a um, dois palmos de distância, isso com o micro desligado. Considero as bombas do H60 (CoolIT) e da DeepCool mais silenciosas, mas, pelo raio de alcance pequeno do barulho, isso é irrelevante, pois nenhuma delas será audível no dia a dia.

 

2 - com isso, dá para dizer que o H55 seria um H75 com apenas um fan e com o radiador 2mm mais espesso. Como a espessura do radiador não faz a mesma diferença do que uma maior área, ele deve ser uns 2ºC mais fraco do que um H60 (bem montado) ou um Maelstrom 120. Talvez o fan de 12v dê uma vantagem em repouso, mas as temperaturas em repouso são irrelevantes. Em carga, o fan PWM de um water cooler decente vai ter o mesmo desempenho ou melhor do que o fan a 12v do H55.

 

3 - sobre o fan de 3 pinos, ele é de aparência simples (parece fan OEM de gabinete), mas é bem legal, de melhor qualidade do que o do H45 e talvez melhor do que o do H60. Mas no site não diz o tipo de rolamento, e isso influencia com o passar dos meses. Mas ele roda direto a 12v (o meu estava por volta de 1700rpm, a especificação de fábrica). Como o micro está com o Assassin II instalado, eu coloquei o H55 no lugar do fan frontal (fica como se fosse um fan de 120 duplo) e fechei o gabinete. Ele realmente faz barulho, não tem como esconder. Ele fica bem mais alto do que os meus dois Cougar 140 e Corsair AF 140 no máximo, que já dá para ouvir. Isso no meu quarto que é silencioso. Eu não aguentaria uma tarde com esse H55. Eu provavelmente colocaria o conector a 7v e perderia 1-2ºC nessa brincadeira. Mas o fan não vai ser audível em ambientes que pegam o barulho da rua, mesmo indireto, ou departamentos de firma, etc.

 

Ou seja, não é um produto ruim, mas o custo benefício não justifica. Por ele ter um fan de 3 pinos e bomba Asetek de 1500rpm (que é bem fraquinha), era para custar bem menos do que custa. Como o Maelstrom 120T está mais barato e tem bomba de 2400rpm (e a rotação da bomba influencia), mesmo com um radiador de 22m está arriscado de ser mais forte, e ainda tem o fan PWM com led. Também ouvi rumores de que o H55 está para ser descontinuado, o que até faz sentido, especialmente pelo fan de 3 pinos que ele tem.

 

Gostaria de ter feito os testes com ele, mas vou pedir um reembolso. Não considero um water cooler assim tão relevante para ficar tendo o trabalho de fazer vários RMAs. E corre o risco de vir outro com defeito, o que não me surpreenderia.

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@Contiusa belo post!

Adquiri recentemente o H115i, vi 4 vídeos de americanos instalando o WC, mas em ambos dos vídeos fiquei com dúvida, em 2 vídeos da instalação eles instalação as ventoinhas entre o radiador e o gabinete de modo que a ventoinha puxe o ar de fora para o radiador, e em outros 2 vídeos eles instalam as ventoinhas abaixo do radiador, de modo que elas puxem o ar de dentro do gabinete para o radiador. Qual seria a maneira correta da instalação? Fiz duas ilustrações rápidas. Não sei se quer dizer algo mas na imagem de ilustração do manual está como se a ventoinha puxasse o ar de dentro do gabinete mandando para o radiador.

 

imagem01.jpg

imagem02.jpg

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3 horas atrás, flavio_guara disse:

@Contiusa Qual seria a maneira correta da instalação? 

 

Valeu, mano!

 

Cara, tanto faz você instalar os fans entre o gabinete e o radiador (pull) ou abaixo do radiador (push). Não existe diferença visível, e vários vídeos e testes já foram feitos a respeito. O desempenho é igual.

 

O que o pessoal recomenda é colocar os fans entre o gabinete e o radiador, e a razão é simplesmente e unicamente porque facilita a limpeza. Como assim? Com os fans entre o gabinete e o radiador, a poeira fica acumulada na entrada do radiador. É só passar um aspirador com aquele bocal da vassoura que resolve (com cuidado, pois o alumínio das aletas entorta que nem manteiga). Se você colocar os fans abaixo do radiador, o ideal é desinstalar os fans para limpar. Ou seja, a primeira maneira é bem mais simples de limpar.

 

Por exemplo, um EK-XLC Predator 280, que é um water cooler custom open loop topo de linha que sequer vende no Brasil, recomenda instalar os fans entre o gabinete e o radiador

 

Mas tanto faz. Você escolhe. Mas sabendo que, se você colocar os fans abaixo do radiador, vai dar mais trabalho para limpar. Quem faz push pull não tem jeito. Para limpar direito, vai ter que desinstalar o (s) fan (s) de baixo.

 

 

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43 minutos atrás, Charles Decker disse:

@Contiusa testa o Dark Knight Night Hawk ele humilha muito WC to quase pegando um usado por míseros 150 pila pro futuro i7.

 

Cara, sinceramente, duvido muito. Nem o Assassin II da DeepCool, um air cooler topo de linha com 8 heatpipes (oito), conseguiu passar o H45. Modificado, com fans Akasa Viper e Akasa Piranha, o Assassin II fica 0,5ºC abaixo do H45 a 4.6GHz. Esse Dark Knight deve ficar no máximo na faixa do Thermaltake L32.

 

Os water coolers são muito mais fortes, não tem como negar. A vantagem dos air coolers é a operação silenciosa e a falta de problemas de hardware. Fora isso, um bloco da Asetek ou da CoolIT, ou da DeepCool ou Cooler Master, é bem mais forte do que qualquer dissipador de air cooler. Isso no soquete LGA 115X.

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Em 21/01/2017 às 02:25, Contiusa disse:

 

Valeu, mano!

 

Cara, tanto faz você instalar os fans entre o gabinete e o radiador (pull) ou abaixo do radiador (push). Não existe diferença visível, e vários vídeos e testes já foram feitos a respeito. O desempenho é igual.

 

O que o pessoal recomenda é colocar os fans entre o gabinete e o radiador, e a razão é simplesmente e unicamente porque facilita a limpeza. Como assim? Com os fans entre o gabinete e o radiador, a poeira fica acumulada na entrada do radiador. É só passar um aspirador com aquele bocal da vassoura que resolve (com cuidado, pois o alumínio das aletas entorta que nem manteiga). Se você colocar os fans abaixo do radiador, o ideal é desinstalar os fans para limpar. Ou seja, a primeira maneira é bem mais simples de limpar.

 

Por exemplo, um EK-XLC Predator 280, que é um water cooler custom open loop topo de linha que sequer vende no Brasil, recomenda instalar os fans entre o gabinete e o radiador

 

Mas tanto faz. Você escolhe. Mas sabendo que, se você colocar os fans abaixo do radiador, vai dar mais trabalho para limpar. Quem faz push pull não tem jeito. Para limpar direito, vai ter que desinstalar o (s) fan (s) de baixo.

 

 

@Contiusa cara estou enfrentando um probleminha com esse water cooler, quando instalo ele meu processador fica trabalhando em 800mhz, e quando volto para o meu air cooler antigo que é o DeepCool Gammaxx 300 o processador volta ao desempenho normal de 3.4Ghz, já reinstalei e tudo mais, mas fica na mesma coisa, sabe o que pode ser?

 

Editando... Realmente não tem nada a ver o water cooler, mesmo com o air cooler e tudo mais o processador ainda estava trabalhando em 800 mhz, o que fiz foi desmontar o PC todinho e limpar, instalei tudo de novo cuidadosamente e voltou, realmente não sei o que fez o processador ficar de tal maneira, mas de qualquer forma agora está tudo, instalei o water cooler conforme me indicou. Obrigado.

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Em 25/01/2017 às 22:58, GabrielLP14 disse:

Você irá postar os resultados no seu tópicos ds coolers? Ficariamos felizes se sim :)

 

Sim, vou colocar lá nos testes :thumbsup: Estou com o Blizzard T2 e o TX3 também (o Assassin II já fiz os testes com as pastas). Seria bom testar um water cooler de 280, mas o ano começou fraco de trabalho e não sei se vai dar. Mas vou ver se adiciono um ou dos coolers até o meio do ano para fazer com um número legal. Agora eu talvez faça testes de oscilação de temperatura com a GC-Extreme, mas com este verão eu só posso fazer estes testes isolados.

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34 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Contiusa entendi, estamos no aguardo! :)

Olha cara esse que uso é bem bacana, a desvantagem dele é o preço excessivo no Brasil.

Tem os da Cooler Master de 280Mm tambem que acho bem bonitos...

 

É, pelo que tenho visto, os water coolers da Corsair são superfaturados. O suporte deles também é muito ruim. Nem os atendentes sabem as especificações dos produtos. Estou tendo vários problemas com tickets abertos.

 

Pelo preço, deveriam ter um suporte impecável, informações precisas e um controle de qualidade bem melhor. Não é o que tenho visto. Mas quando dá sorte, os produtos são bons (prefiro os da CoolIT).

adicionado 4 minutos depois

@GabrielLP14 por falar nisso, qual é a velocidade da sua bomba do H115i em full speed?

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Recomendações antes de instalar um water cooler

Meu tutorial pessoal em função das experiências que tenho tido.

 

Disclaimer: não sou loja, não sou comerciante, não sou funcionário de nenhuma empresa de informática, quiçá de refrigeração, e só estou publicando este post como usuário, consumidor e aficionado. 

 

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Então, pessoal, depois de vários RMAs de water coolers, sendo que o último foi um H55 que veio com pouco fluido, resolvi fazer este post explicando alguns passos que eu acho necessário tomar antes de instalar qualquer water cooler.

 

1) em primeiro lugar - testem a bomba fora do gabinete / micro antes de instalar o water cooler. Pode ser em um conector da placa-mãe, pois vocês podem ver a rotação da bomba de antemão. Pode testar em uma fonte, mas não recomendo, pois tem muita fonte bomba por aí e só quem conhece sabe fazer isso. Se quizerem fazer, assumam os riscos. Se o gabinete tiver fans barulhentos, desplugue eles para o teste. Outra dica é entrar no BIOS e setar o conector da bomba para 12V. Depende da placa-mãe, mas geralmente é a opção "disable" (que desabilita o controle de tensão e deixa a 12V), "full speed", "turbo" e afins. Costuma ser a última opção. Não se garantam achando que o conector de 3 pinos vai funcionar a 12V em qualquer conector. Muitas placas-mãe vem com determinados conectores a 7V em DC pelo default e não vão rodar a bomba no máximo. Isso acontece na minha placa-mãe, por exemplo, que o conector inferior esquerdo roda a 7v como default.

 

1.1) Depois de setar a bomba para 12v, deixem o radiador em pé e com as mangueiras para baixo, apoiadas na mesa. Se for um radiador de 240 ou 280, pode colocar deitado, no sentido longitudinal, de preferência com a ponta mais alta. Quando você liga, a bomba pode fazer barulho por causa de possíveis bolhas de ar alojadas na bomba ou nas mangueiras. Todo water cooler vai ter um pouco de ar dentro. Mas o barulho precisa cessar depois de alguns segundos, pois as bolhas vão subir para o alto do radiador e não vão ter como voltar. O barulho só dura pelo tempo de o ar sair do circuito da bomba.

 

1.2) Em geral, é preciso chegar a um, dois palmos no máximo para ouvir o burburinho de qualquer bomba. Isso eu já testei com o H60 (bomba da CoolIT), o H55 e H75 (bomba da Asetek) e o Maelstrom 120 (bomba da DeepCool). Sendo que o H55 tem a bomba exatamente igual a do H75, mesmo barulho, mesma rotação. A bomba da Asetek é um pouco mais audível do que a bomba da CoolIT e da DeepCool, mas totalmente aceitável e inaudível no sistema, por mais silencioso que ele seja.

 

1.3) O H45 é atípico, pois a bomba faz um barulho de "bomba de aquário". A unidade é muito forte, mais forte do que o H60, mas a bomba é perfeitamente audível. Você só não vai ouvi-la se estiver testando em ambientes com barulho de rua, mesmo indireto, ou com ventilador ligado no quarto, etc. Eu testei duas unidades do H45 com exatamente o mesmo barulho, sendo que a segunda foi testada e aprovada antes pelo Suporte da Corsair Brasil (eles me enviaram um vídeo do teste). Como o vídeo é privado, eu fiz o meu próprio teste com o H45 que a Corsair Brasil testou. Existem dezenas de relatos na internet comentando sobre o barulho da bomba do H45, então não se surpreendam. Para quem se incomoda, o barulho não é alto (levem em consideração a proximidade da câmera), mas ele é fino, audível e insuportável.

 

2) Em segundo lugar - pesquisem na internet a rotação padrão da bomba (sites oficiais do produto). Confiram no computador de vocês pelo HWmonitor, que lê a bomba como se fosse um fan, se a bomba está dentro da margem de 10% do fabricante (a margem em geral). Um Maelstrom 120T por exemplo, que tem bomba de 2400rpm, pode vir com a bomba entre 2200 e 2600rpm. Mas isso a 12v, com o conector em full speed, não se esqueçam. Confiram a rotação da ventoinha (fan) também.

 

2.1) Se forem modelos da Corsair e da Cooler Master, os fabricantes não informam a rotação da bomba. Entrem em contato com o Suporte para perguntar, pois é direito de vocês saberem o que estão comprando e eles deveriam colocar essas informações no site. A DeepCool informa tudo, desde a rotação da bomba até a tensão e a wattagem. A Thermaltake também. Valorizem esses dados, pois pode significar que o fabricante tem um controle de qualidade melhor e pode se dar ao luxo de postar as especificações e arcar com as consequências. Se o fabricante não publica as especificações em detalhes no site oficial, pode significar que eles não se sentem seguros de entregar as especificações do produto. Outra questão: no caso de fabricantes que omitem parte ou boa parte das especificações, o consumidor não tem como saber se o produto está funcionando corretamente ou não, e a grande maioria não terá iniciativa o suficiente para ir à busca dessas informações. Fiquem atentos.

 

2.3) Detalhe, alguns aplicativos podem ler a rotação em dobro ou pela metade, dependendo do pulso da bomba. Se a bomba é para estar a 2200rpm, aparece a 4400rpm. É comum o H60 dobrar a leitura de 2200 para 4400rpm. Outro caso são as bombas da Asetek (H55, H75, H115i por exemplo), que leem pela metade em algumas placas-mãe. Na minha placa-mãe, o H55 e H75, que tem bomba de 3000rpm, aparece como 1500rpm. Confunde um pouco, mas isso não quer dizer que a bomba está com defeito ou que ela veio turbinada, mas que o software não está lendo o rpm corretamente.

 

3) Em terceiro lugar - testem o radiador para ver se ele está cheio. Não pode estar meio cheio ou vazio. Em dúvida, entrem em contato com o suporte do fabricante e façam um vídeo como eu fiz para o Suporte da Corsair. Reparem que a impressão é de que o radiador está pela metade, talvez menos. Precisei fazer o RMA dessa unidade. Em geral, é para o radiador estar cheio e você só ouvir um leve chacoalhar de bolhas. Pouco fluido não só coloca a bomba em risco, pois você vai ter uma maior incidência de ar fazendo o loop na bomba / bloco, como o water cooler vai ter o desempenho dele comprometido.

 

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Tendo conferido essas três coisas - barulho da bomba / rotação da bomba e da ventoinha / nível de fluido do radiador, a maior parte dos problemas que vocês podem vir a ter no futuro estará coberta, pelo menos pelos primeiros meses. O fan (ventoinha) pode até vir ruim, fazendo algum tipo de ruído ou com rotação muito baixa, e você até pode entrar em contato com o RMA, mas peçam um fan pelo correio. Se vocês fizeram os testes acima e está tudo funcionando corretamente, não mandem a unidade inteira para o RMA só por causa de um fan, pois a chance de voltar uma com defeito na bomba, bloco ou no radiador é grande. Acreditem, de 6 unidades de water coolers que eu já coloquei a mão, 4 vieram com algum defeito - defeitos que muita gente sequer percebe. Se o radiador, o bloco e a bomba estão 100%, não arrisque pegar uma unidade ruim. Se o RMA não quiser mandar o fan, compre outro, até porque fazer RMA dá trabalho e o PAC custa caro. Às vezes pode sair o preço de um fan novo. E se o RMA não quiser mandar um fan novo, faça uma reclamação formal com o suporte global da companhia.

 

Não deem folga para o RMA dessas companhias, pois eu estou tendo problemas com o RMA de duas delas e o consumidor precisa mostrar a eles que não dá para vender qualquer coisa e achar que vamos ficar quietos.

 

Garantam seus direitos.

 

Reclamem formalmente de fabricantes que não publicam as especificações completas dos produtos.

 

Não entrem em conversa fiada de RMA.

 

Caso estejam criando problema, reclamem formalmente com a sede da companhia.

 

Confiram as informações fornecidas pelo suporte dos fabricantes nos fóruns de informática, pois atendentes de suporte costumam não saber de muita coisa e dar respostas completamente erradas, absurdas em alguns casos.

 

Não entrem em "conversa de vendedor" e não aceitem um modelo pior do que o que vocês compraram.

 

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Escrevi este post porque estou vendo que existe a possibilidade de uma fatia grande do mercado estar usando water coolers abaixo das especificações. Por exemplo, o H55 que eu peguei com pouco fluido, qual seria a porcentagem de consumidores do mercado que veria isso? Muito pequena, então são consumidores que pagam caro pelo produto e acabam usando uma unidade com defeito sem saber.

 

Portanto, essa história de que water cooler não dá problema vem mais a calhar ao RMA dos fabricantes do que para os próprios usuários. Façam valer seus direitos. Mas, para tal, antes é preciso fazer testes. Demora um pouco para fazer os testes e algumas pessoas podem achar isso chato, mas eu considero necessário não só para ter certeza de que o produto está dentro das especificações como para evitar futuras dores de cabeça.

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10 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Contiusa a bomba fica entre 2800-2880 rpm de acordo com o que vi no HWMONITOR

 

Ah, valeu, acho que é isso mesmo, por volta de 2800-3000. Deve ser a mesma bomba Asetek do Performer 3.0 da Thermaltake, que tem bomba (Asetek) de 2900rpm. Infelizmente eles não publicam as especificações da bomba no site da Corsair. Estou dando bronca neles já faz algumas semanas :P Eles pararam de responder aos meus tickets. Tive que abrir outro reclamando da Corsair global (haha!).

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  • 2 semanas depois...
3 minutos atrás, pollito_mf disse:

Pessoal, então num resumo geral pra overclock, se não tiver problemas com o alto ruído a melhor escolha é um h45?

 

Sim, se o barulho não incomodar, o H45 é bem forte. Mas depende do overclock e do orçamento. Porque tem water coolers mais fortes, só que mais caros.

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