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Teste water coolers vs air coolers - resultado


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25ºC ??? Seria esse da imagem abaixo? Tenho o Corsair H115i com 2 ventoinhas, portanto uma área de radiador bem maior do que o seu, e ele não reduz a temperatura nesses patamares nem navegando apenas na net...ainda de quebra voce não houve nada parece até que não tem um instalado tamanho é o silêncio?

Não duvido de voce, mas já foi feito outras medições de temperatura com outros programas?

Obs: Essa temperatura (próximo dos 30ºC) só consigo na hora que liga o pc acessando a bios, mas após a carga do windows, ela chega no mínimo por volta de 50ºC.

 

http://www.deepcool.com/product/gamerstorm/Upload/cf5276e61cab449bb3c6653fc517895c.jpg

 

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Parabéns pelo trabalho @Contiusa!

 

Estou quase comprando um Cooler Master Hyper 212X.
Me chamou a atenção o tempo de vida da ventoinha de 160.000 horas. Meu pareceu difícil encontrar coolers de CPU abaixo de R$200 com esse tempo tão alto.

 

Você acha que vale a pena trocar a ventoinha de um cooler de CPU?

Por exemplo: Se trocar a ventoinha do Hyper 212X por uma JetFlo 120, teríamos um DeltaTemp maior?

                         O fluxo de ar do Jetflo é 95 contra 82.9 do Hyper 212X e a pressão do ar é de 2.72 contra 2.09 respectivamente. Acha que a dissipação dos Headpipes já vai ser o limitante?

 

 

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2 horas atrás, Mateus Chuqui disse:

Você acha que vale a pena trocar a ventoinha de um cooler de CPU?

 

Cara, não vi diferença nenhuma, nem com push pull. Por exemplo, o Themis Evo tem fan de 1500rpm. Testei vários modelos de fan, desde o Akasa Piranha (1900rpm) até o do 212X e um XtraFlo que eu tenho. Acho que cheguei a fazer um push pull de dois Akasa Viper - fans de 140mm e 1600rpm (fica uma turbina). Eu também fiz push pull no Hyper 212X.

 

Não muda nada. Também troquei o fan do meu 9900 NT por dois Akasa Viper e não mudou. 

 

O air cooler seria basicamente um dissipador passivo com o fan para soprar o ar quente das aletas. Você só vai ver diferença entre fans muito fracos e muito fortes. Só vi diferença no Loki II (pequeno), que se eu colocar em silent no Bios ele perde uns 500rpm e sobe uns 2ºC.

 

Ah, e esse JetFlo é um abacaxi. Turbina de avião. Tem fans melhores no mercado, como o Akasa Piranha, que tem um fluxo um pouco pior, mas tem mais pressão estática e é bem mais silencioso.

 

Então não vale a pena trocar o fan do Hyper 212X. Sobre a vida útil do fan, acho que todos eles vão durar um bom tempo. E os fans são relativamente baratos. 

 

Mas eu compraria o 9900 MAX. Se você for ver lá no teste, ele é bem mais forte do que o Hyper 212X. Levando em conta que você tem um Intel. Não serve no AM4 (nem o 212X).

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Então pessoa o cooler box do meu processador Core i7 2600k tá dando problema e to vendo para trocar achei esses dois qual seria melhor e mais um coisa meu gabinete é um cooler master haf 922 a versão antiga ele é da época do meu i7 e está com os cooler padrão de fabricas, os valores dos cooler já estão com o frete sedex e o "Maelstrom" ele está boletado até amanha.

Water Cooler GamerStorm by DeepCool Maelstrom 240T - R$236,29
Water Cooler CoolerMaster MasterLiquid Lite120 - R$188,50


Esse da DeepCool será que consigo colocar na parte fronta onde ficaria os drive de cd visto que nunca utilizei nem uma das baias para isso.

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@Haziel pelo site, o Haf 922 não aceita water cooler de 240 na frente. Pelo que vi, dá para colocar no teto, mas pode requerer algumas modificações. Veja pelo H100i, que também é de 240.

 

O water cooler de 240 obviamente é melhor do que o de 120, mas se você não for fazer overclock, o de 120 dá tranquilo.

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@Haziel só você vendo aí, porque o fan da frente é de 200mm e o water cooler é de 240. Também está afastado do soquete, lá embaixo. Pode ser que as mangueiras não alcancem. O bloco também vai ficar acima do radiador, o que abre a possibilidade de dar bolha no bloco. Acho mais indicado colocar no teto mesmo (se couber).

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No teto acho que consigo de boa sem fazer muito esforço só não queria perde o cooler do teto que é gigante ahahha.

 

Vou ver se consigo colocar ele na lateral o do teto, visto que não costumo abrir muito o pc já fazia uns 2 anos que não abria ele ahaha.

 

e o Water Cooler CoolerMaster MasterLiquid Lite120 eu colocaria junto no traseiro dai  ficaria com 2 cooler jogando para fora, mais já que o Maelstrom 240T é muito melhor e o valor entre ele é pouco vou nele.

 

Mais outra duvidas sem esse cooler gigante no teto será que não vai esquentar muito o gabinete por dentro.

 

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@Haziel não, porque o water cooler vai fazer o mesmo papel do fan de 200mm (exaustor). Não é o lugar ideal para um water cooler justamente porque ele vai ser resfriado pelo ar quente do gabinete, mas o seu gabinete não dá outras opções. 

 

Se colocar um de 120 atrás, não recomendo usar o fan do gabinete junto. Eles são muito fracos e vai atrapalhar mais do que ajudar. Se quiser fazer push pull, compre dois fans iguais, da mesma especificação.

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@Contiusa Segue um video do barulho do meu WC antes de eu o enviar para a assistência. O novo não possui nenhum ruído, a bomba é suave e nem da para ouvir ela.

 

Ah e sobre a instalação do WC, o meu gabinete só permite a instalação no topo, assim a fiz, já sobre as fans só permite as fans por baixo do radiador, e assim as coloquei em push, para puxar o ar de fora frio, porém em cima tem aqueles filtros de poeira magnéticos, não tão finos, assim espero não ter problema, porém é a melhor posição para o mesmo?

V_20170610_103851_vHDR_Auto.mp4

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@Flávio Santana Lima ah, exatamente esse barulho que eu estou ouvindo. Bom saber, porque está alto! Uma hora que eu tiver tempo, vou abrir um RMA com a Cooler Master.

 

Eu já não lembro mais. Você abriu o RMA só pelo barulho ou foi por outra coisa? É surpreendente isso. Várias pessoas com o mesmo problema pelo o que eu pesquisei na Internet.

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@Contiusa Abri pelo barulho, porém deixei claro no e-mail que começou do nada.

 

Agora, com o novo quieto, coloquei definitivamente em 100% a configuração, bomba no system e fans no cpu-fan, que aí no system deixei 12V cravado em 100%. Vamos ver se apresenta ou não algum problema, porém acho que não, esse novo tem alguns detalhes diferentes, como qualidade dos parafusos e do radiador, enfim, faz logo, é meio demorado a primeira fase, mas depois bem aceitável o tempo.

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@Flávio Santana Lima é, quando pintar um tempo aqui eu faço. Vou ter que reinstalar a câmera da Microsoft, pois a que eu tenho agora (Logitech) tem o som mais baixo. Assim eu deixo o barulho mais claro. É igual ao seu. Vou filmar também o barulho das bolhas se eu virar o bloco, porque ele demora séculos para parar depois que eu desviro. Acho que veio com ar demais no radiador.

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Botei meu 9900 Max com um over de início no 4770k em 4.3Hz. Já fiz um teste de stress com temp ambiente de 30 graus, ficou 76 Graus no max (Detalhe: com apenas um exaustor, hoje botarei mais um exaustor e dois pondo ar frio "diretamente" no 9900). O Vcore ta em 1.135. Fiz uns Bench no CINE e parece estar estável, pois a pontuação só aumentou e o 4770k fica sempre 100% sem perda de desempenho.

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  • 2 semanas depois...

@Contiusa Boa noite amigo! Vendi o Masterliquid 240, foi por 320 (bem pra carai, na pichau estava em promo esses dias por 290). E aí decidi, paguei caro em um Noctua U12S com bracket AM4 na Waz, 500 temers, penso que até o hyper 212 poderia ter perfomance parecida, mas quero pegar algo pra vida toda (fora que os brackets AM4 do Gammaxx 400 e do hyper 212 são capengas). Enfim, ele chegando eu faço uma review dele comparando com o Wraith Spire e o masterliquid quando eu estava com ele.

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@Flávio Santana Lima mas na WAZ o U12S está 370 reais. Onde você comprou? Mas você não vai ter como comparar com o Masterliquid, só por alto, já que você não tem mais ele. Talvez pelo processador AMD ter dimensões bem maiores do que os i7 padrão, regulando com o soquete 2011, você tenha um melhor aproveitamento do U12S, mas ainda acho muito caro. Seria melhor pagar mais 50 reais e comprar o U14S.

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@Contiusa Sim, bem caro mesmo, eu vi o 14s, mas vi também que por ser.bem largo, pode pegar em alguma gpu no primeiro slot, e ele ta 499 na Waz no boleto, já to levando uma facada com o u12s, não consigo ser dilacerado pelo u14s na waz. Pensei em importar, mas não valia tanto a pena pelo tempo e sendo taxado ia dar uns 50 reais de.diferença.

 

adicionado 13 minutos depois

Vi aqui, o u14 ta por 409. Hmmmm e da uns 6 graus em relação ao u12s. Mas não cabe no meu gabinete na altura. Vou fazer um custom aqui. Mas vamos ver como esse u12s se comporta, sei que paguei bem caro, mas espero que a qualidade compense.

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@Flávio Santana Lima você podia escrever para o HWmonitor para saber o que são esses valores. O CPUTIN deve ser um sensor fora do processador, no soquete. Você pode fazer um teste. Deite o gabinete e abra a tampa. Pegue um fan do gabinete e coloque ele direcionado no soquete, mas sem atrapalhar o cooler. Jogue o ar bem na base do soquete.

 

Se esse CPUTIN abaixar bastante, é só a temperatura externa do soquete, provavelmente quente por causa do VRM, que acho que só tem 6 fases. Pode ser que o SYSTIN desça junto, porque o valor é igual, e com a AMD esses valores são sempre iguais.

 

Se não abaixar, espere a resposta do HWmonitor. Ou escreva para a MSI. Pode ser porque a sua placa-mãe é pequena e o VRM não é muito parrudo.

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@Contiusa Pode ser mesmo ... ainda mais de um monte de gente falando que as placas MSI tem VRM vem chulo. Mesmo as x370 da vida....

Enfim, vou testar isso agora.

adicionado 23 minutos depois

@Contiusa É o VRM mesmo, com a tampa aberta e usando um secador de cabelo no Ar frio em cima dos VRMs, as temps abaixavam. Porém, isso é só em caso extremo, porém um saco, não posso usar o máximo do processador que a Mobo pede arrego. Enfim, depois de pegar a GPU vou juntando para pegar uma mobo decente.

P_20170810_223848_vHDR_Auto.jpg

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@Flávio Santana Lima mas faz o seguinte, não joga o ar no VRM. Joga o ar só no soquete. Veja se abaixa. E depois faz o contrário, jogue apenas no VRM sem pegar no soquete. Assim você pode saber se é o sensor que está pegando ar quente da placa-mãe ou se essas temperaturas são do VRM em si.

 

De qualquer forma você pode improvisar um fan em cima do VRM para amenizar a situação.

 

Conselho que eu dou, eu só compraria placa-mãe da ASUS ou Gigabyte. Se for fazer over nesse octacore, apenas placa ATX com pelo menos 8 fases no VRM. MSI é boa para placa de vídeo.

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