Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alternar com clp


Posts recomendados

Olá pessoal tenho 18 anos, sou novo na área da automação e eletrica industrial, e por conhecimento quero fazer um CLP alternar entre 4 motores, ja tentei fazer utilizando o simulador clic02 da weg. para 2 motores consegui, mas para 4 até agora não. esse sistema geralmente é usado em bombas de recalque que alterna os motores (bombas) a cada vez em que a chave boia é acionada. Alguém pode me explicar/ensinar como posso conseguir realizar essa troca utilizando o clp linguagem ladder

Existe pouco conteúdo a respeito, quem sabe do assunto geralmente não quer ensinar. Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vicenteaf ,

 

Sim, entendi desde o início ao que você estava se referindo. Mas, repare uma coisa : este tópico é para programação de Microcontroladores, e um CLP tem tanta semelhança com um microcontrolador quanto uma TV LCD  !!!!

 

Quase todos os membros atuantes aqui fazem a programação do microcontrolador, que é muito mais relativa ao hardware do CLP, mesmo que se use nisso alguma linguagem de alto nível.

 

Isto significa que somos muito mais especializados nisso, e não na linguagem que é acessível ao usuário do CLP, que é uma linguagem orientada ao controle de processos, e acredito que é um conhecimento ainda mais específico do que o que temos aqui. Eu trabalhei alguns anos com controle de processo industrial, mas naquela época não havia o conceito de CLP, nem de uma linguagem universal para esse objetivo, como a Ladder.

 

Acredite, não é má vontade minha e nem de outros membros, é por desconhecimento mesmo !!!!!

 

Mas acho que você pode baixar pela Internet alguns manuais de programação Ladder, e se mesmo assim não achar como resolver o seu problema, tem mesmo de apelar para o suporte do fabricante.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vicenteaf , já programei clic mas faz um bom tempo, se quiser posso fazer uma lógica pra te ajudar mas teria que ser em ladder de outra marca como, Rockwell Micrologix ou Siemens Step 7.

Acredito que não é difícil fazer isso que você quer, tente usar um contador para contar cada vez que a bóia atuar, para incrementar esse contador, será necessário um bloco de detecção de borda de subida (ou descida, depende do sinal de sua bóia). Nas linhas seguintes, você usa comparadores para habilitar os motores conforme o número armazenado no acumulador do contador. Para resetar o contador, coloque um preset quando ele for passar de 4 para 5, ou seja, coloque 1 no preset e a ordem começa novamente.

 

Att,

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 08/08/2016 às 09:39, vicenteaf disse:

Existe pouco conteúdo a respeito, quem sabe do assunto geralmente não quer ensinar. Desde já agradeço!

É exatamente isso!

No ramo de manutenção de bombas d'agua "é cobra engolindo cobra", quem sabe não ensina, pois é um ramo muito acirrado e desonesto.

Desculpe se a alguém eu venha a ofender, más é a verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • mês depois...

Poderiam me passar o diagrama de contatos ladder

Em 2016-8-16 às 06:53, Fervolt disse:

@vicenteaf , já programei clic mas faz um bom tempo, se quiser posso fazer uma lógica pra te ajudar mas teria que ser em ladder de outra marca como, Rockwell Micrologix ou Siemens Step 7.

Acredito que não é difícil fazer isso que você quer, tente usar um contador para contar cada vez que a bóia atuar, para incrementar esse contador, será necessário um bloco de detecção de borda de subida (ou descida, depende do sinal de sua bóia). Nas linhas seguintes, você usa comparadores para habilitar os motores conforme o número armazenado no acumulador do contador. Para resetar o contador, coloque um preset quando ele for passar de 4 para 5, ou seja, coloque 1 no preset e a ordem começa novamente.

 

Att,

p alternar 3 bombas a cada enchimento do tanque?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...