Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Apu puxando toda memória ram


Posts recomendados

Boa noite,

Tenho um APU AMD A4 7300

Coloquei 8gb RAM (2x4gb) da G.skill (RipJaws) 2133mhz em Dual

Minha placa-mãe é uma AsRock FM2A55M-VG3+

Eu tinha 4gb de memória e configurei na BIOS lá em North Bridge Configuration > Share Memory pra 128 mb, pois bem, aparecia que eu tinha 4gb de ram e 3,70GB eram utilizáveis

Agora coloquei 8gb, a configuração continua em 128mb e a tela que aparece é a seguinte

 

Untitled.png

 

Não entendo como o sistema ta puxando praticamente 4gb da RAM... e no CPU-Z mostra que a memória está em 128mb como eu configurei... screen abaixo

 

Untitled5.png

 

No fim do post tem mais algumas imagens do CPU-Z referente às memórias, poderiam me ajudar? Queria deixar por exemplo uma parte pra placa de vídeo mas queria continuar no mínimo com uns 6-7gb de RAM

Untitled2.png

Untitled3.png

Untitled4.png

Untitled6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvido!!!

 

O problema era o seguinte, quando ia no gerenciador de tarefas e em performance aparecia "Hardware reserved" ou "Reservada para hardware" o valor de 4.1gb, o sistema estava reservando metade da minha RAM, e lá na BIOS em Share Memory só tava 128mb, ou seja, eu tava colocado pra a memória de vídeo ficar 128mb e o sistema comendo 4gb!!!

 

Pensei que fosse uma incompatibilidade da placa-mãe com os módulos pois não vi o modelo listado no site da Asrock


Fiz uma dica do msconfig de desmarcar para não limitar a memória, vi uma dica que era pra inverter os pentes de memória (mas não fiz), vi uma dica de atualizar a BIOS (também não fiz), nada disso resolveu!

 

O que fiz e resolveu foi entrar na BIOS e colocar aquela velha opção "Load default settings" ou "Load UEFI defaults" pra voltar todas as configurações para as de fábrica da BIOS.

 

Antes tava mostrando na BIOS como Single Channel, depois disso apareceu Dual Channel, e agora a quantidade de memória que coloco em Share Memory é a quantidade que fica reservada no sistema.

 

Por exemplo, se coloco 512mb lá na BIOS pra o vídeo em Share Memory, aparece "Reservado para o Sistema" 512mb, se coloco 128 mb aparece reservado para o sistema 128 mb. Agora sim! Um simples reset resolveu tudo! Pode fechar, moderador!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...