Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX 970 com ruído de fan estranho


Posts recomendados

Boa noite, amigos. Recentemente adquiri um novo PC e estou meio preocupado com o ruído de um dos fan's da minha ASUS STRIX GTX970 4GB.

 

Ontem eu estava jogando no PC e depois fui ver os jogos olímpicos. Acabei dormindo, e acordei as 3:00 da manhã para desligar tudo. Quando fui desligar meu PC, me deparei com um ruído um tanto quanto alto, vindo do gabinete. Pensei ser meu WC H55, então fiquei super encucado com ele. Cheguei até a deixar a config. da BIOS em standard. Mas aí abri a tampa do gabinete e vi que um dos coolers da VGA estava rodando e o outro ocioso, mesmo com o PC em idle (no desktop).

 

Hoje foi a mesma coisa, estava jogando aqui, joguei bem, sem queda de fps, normal, como sempre joguei nessa máquina. Porém, esse ruído começou ontem. Um dos coolers começa a girar, depois de um bom tempo para, e os dois ficam ociosos, depois volta a girar de novo, mesmo em idle.

 

Devo me preocupar? Agradeço, e espero ter sido claro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Yuri Herculano disse:

Hoje foi a mesma coisa, estava jogando aqui, joguei bem, sem queda de fps, normal, como sempre joguei nessa máquina. Porém, esse ruído começou ontem. Um dos coolers começa a girar, depois de um bom tempo para, e os dois ficam ociosos, depois volta a girar de novo, mesmo em idle.

 

Devo me preocupar? Agradeço, e espero ter sido claro.

 

Esse modelo tem controle independente para a rotação dos fans, um pode estar parado e o outro funcionando, quando a placa está ociosa os 2 permanecem parados mas se a temperatura se eleva a tendência é que apenas um deles comece a rotacionar enquanto o outro continua parado. Se você rodar um teste de stress os 2 ficarão rodando, nesse caso a temperatura da placa irá aumentar e os 2 fans serão acionados. A minha recomendação no seu caso é rodar um teste pesado na placa para observar o comportamento dela.

 

O ruído não deveria ser excessivo quando apenas 1 vetoinha é acionada, a proposta da Asus é justamente a diminuição do barulho.

 

É bom esclarecer um detalhe, nos dias com temperatura amena mesmo jogando games menos exigentes a placa pode ligar apenas 1 fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dimitriusbueno pois é. Não tinha acontecido essa rotação acelerada até agora. Mesmo ingame. É isso aconteceu de madrugada, no ar condicionado em 22 graus. Tava bem frio. Não entendo porque rodou dessa forma os fans, ainda mais no desktop (idle). É mais estranho ainda ter começado isso há dois dias. Vou procurar um stresstest legal pra rodar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você continuar observando o comportamento anormal veja se os drivers estão atualizados de acordo com a última versão disponível no site da Nvidia, em último caso pode pensar em algum problema na placa. O suporte técnico da Asus funciona bem, tente entrar em contato com eles através do formulário do site, se não me engano é preciso cadastrar algumas informações, eu já utilizei algumas vezes e sempre respondem depois de algum tempo, é útil já que pode haver uma atualização para o bios da placa de vídeo que resolva se for realmente algum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dimitriusbueno Cara, a rotação excessiva do fan parou desde ontem. Voltou a ser silencioso. Não entendo o que pode ter acontecido. Talvez o fato de eu ter deixado o PC ligado naquela madrugada. Mas ter persistido até o dia seguinte... enfim. Agora está normal. Mistérios da GTX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Yuri Herculano disse:

Talvez o fato de eu ter deixado o PC ligado naquela madrugada. Mas ter persistido até o dia seguinte... enfim. Agora está normal. Mistérios da GTX.

 

Uma das minhas placas também tem controle independente de rotação, meu PC por vezes fica ligado por semanas consecutivas sem nem ao menos ser reinicializado e esse comportamento não ocorre, pode ter ocorrido um erro aleatório e ocasional, tomara que não volte a se repetir.

 

Se ocorrer novamente entre no site da Asus e abra um ticket de atendimento citando o fato e o modelo completo da sua placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...