Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Interligação dos terras


Posts recomendados

Boa Noite pessoal, vamos supor um circuito alimentado por uma bateria de 9V, com alguns componentes controlados por um arduino por exemplo. Para um perfeito funcionamento, ambos os terras necessitam estar interligados, porém se eu não interligar o terra do arduino com o da bateria, só que alimentar a entrada de m CI por exemplo, o mesmo irá funcionar, qual o motivo disto ocorre ? O 5V do arduino fecha circuito com o (-)da bateria ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O terra(negativo) do arduino deve ser ligado ao Terra da bateria de 9V. Senão não vai funcionar. 

A eletricidade precisa de pelo menos dois fios para fluir, o fio de comando (sinal do arduino) e o terra. 

O que não pode em hipótese alguma é juntar os positivos, senão vai queimar o arduino. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Pianez ,

 

Sim, o que você está lendo é o que se chama de FLUTUAÇÃO, ou seja, ruídos induzidos nessas entradas.

 

Para funcionar com confiabilidade, tem de ligar os terras, e em alguns casos tem de se tomar ainda um monte de precauções para que esse "aterramento" seja de uma excelente qualidade, feito com técnicas de redução de ruídos induzidos.

 

Se o que você estiver medindo for uma entrada digital, não terá dificuldade nessa interligação de terras.

 

Mas se for alguma medida ANALÓGICA, então se prepare ....

 

Lembro aqui  que no caso de um Arduíno uno, temos 10 bits de resolução do conversor A/D, e se a tensão de referência do ADC for de 5V, a resolução é de cerca de menos de 5 milivolts por bit !!!!

 

Acredite, na maioria das montagens, se você conseguir medir alguma coisa com 20 milivolts por bit já é um milagre ..... para conseguir 10 milivolts por bit tem de usar várias técnicas de aterramento dos circuitos envolvidos e blindagens de ruído.

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Pianez ,

 

Não, mas está ligado ao ruído de uma certa maneira, pois se existe um ruído induzido de 20 milivolts, em cima de um sinal constante de por exemplo 5 milivolts que eu queira medir, o conversor pode ler qualquer valor entre 0 e 25 milivolts, concorda ? É pura sorte, totalmente aleatório....

 

Isso significa um erro enorme de quase 5 bits, e nesse caso não adianta nada eu ter uma resolução de 10 bits, pois vou ter quase os mesmos valores se eu usasse um conversor de apenas 8 bits, que me daria uma resolução de 5/256 = 19,5 milivolts. Ainda assim minhas leituras poderiam ser falseadas pelo ruído !

 

O nome técnico desse valor por bit é RESOLUÇÃO.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

para sinais digitais considere pullup ou pulldown. Se for dc ou de baixa frequência, capacitores a partir de 1nF tá bão.

Ah há também a opção bem bacana de usar optoacopladores.

 

Obviamente são inúmeros "depende" mas a essência está aí...

abç

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...