Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Ofioneu

Omo medir a corrente do emissor (tip 41c), com multimetro?

Recommended Posts

Seria a corrente que passa entre a junção Emissor e Coletor?

Ou a Corrente Base-Emissor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • quero a corrente com o ganho, então acho que é a corrente base - emissor.

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Ofioneu ,

     

    Tá complicado entender o que você quer, meu amigo.

     

    Para medir o ganho de um transistor, o seu multímetro deve ter o soquete para isso, aí basta você colocar e medir. Ainda assim é um ganho aproximado apenas, principalmente em se tratando de transistores de maior potência que um simples BC5xx da vida, pois o multímetro colocará uma corrente bem pequena na base, sendo que nosso do dia a dia a corrente de base de um TIP41 será bem maior.

     

     

    Agora, se o que você quer é medir em um circuito já funcionando, então tem de medir primeiro a corrente que chega na base do transistor, depois a corrente que saí do emissor do transistor, e o ganho será aproximado pela divisão da corrente do emissor pela corrente da base. Ao valor obtido, subtraia 1, e pronto, tem o ganho.  Lembre-se que para isso é necessário interromper o circuito, retirar uma perna de cada vez do transistor , e colocar o multímetro em série com essa perna, na escala correta de corrente para a amplitude de cada uma.

     

    Se for apenas medir a corrente do emissor, basta dessoldar a perna do emissor, e colocar o multímetro em série com ela, entre essa perna e o ponto original, e coloque uma escala de corrente apropriada.

     

    Espero ter ajudado !

     

    Paulo

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Sim ajudou muito. Obrigado a todos.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    outra opção é colocar um resistor bem baixo (1.... 0,01R)  em série com o emissor e medir a tensão nele

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    A corrente de emissor, definida por iE = iB + iC, pode ser medida conectando-se um amperímetro entre o terminal emissor do transistor e o ponto comum do circuito (terra de referência, normalmente o terminal negativo da alimentação do circuito).

     

     

     

    Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×