Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Omo medir a corrente do emissor (tip 41c), com multimetro?


Ofioneu

Posts recomendados

@Ofioneu ,

 

Tá complicado entender o que você quer, meu amigo.

 

Para medir o ganho de um transistor, o seu multímetro deve ter o soquete para isso, aí basta você colocar e medir. Ainda assim é um ganho aproximado apenas, principalmente em se tratando de transistores de maior potência que um simples BC5xx da vida, pois o multímetro colocará uma corrente bem pequena na base, sendo que nosso do dia a dia a corrente de base de um TIP41 será bem maior.

 

 

Agora, se o que você quer é medir em um circuito já funcionando, então tem de medir primeiro a corrente que chega na base do transistor, depois a corrente que saí do emissor do transistor, e o ganho será aproximado pela divisão da corrente do emissor pela corrente da base. Ao valor obtido, subtraia 1, e pronto, tem o ganho.  Lembre-se que para isso é necessário interromper o circuito, retirar uma perna de cada vez do transistor , e colocar o multímetro em série com essa perna, na escala correta de corrente para a amplitude de cada uma.

 

Se for apenas medir a corrente do emissor, basta dessoldar a perna do emissor, e colocar o multímetro em série com ela, entre essa perna e o ponto original, e coloque uma escala de corrente apropriada.

 

Espero ter ajudado !

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A corrente de emissor, definida por iE = iB + iC, pode ser medida conectando-se um amperímetro entre o terminal emissor do transistor e o ponto comum do circuito (terra de referência, normalmente o terminal negativo da alimentação do circuito).

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...