Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Jota Paulinho

Fonte evga 500w suporta i5 4690k + GTX 1070?

Recommended Posts

Tenho uma fonte da EVGA 500W 80 plus white e quero saber se ela segura essa configuração. (Irei trocar placa de vídeo e colocar um novo HD e SSD).

 

Processador: i5 4690K

placa-mãe: MSI Z97 G45 Gaming

Memoria: 2x8 8GB Corsair Vengeance 1600Mhz

Placa de video: GTX 1070

Armazenamento: 1 HD de 1TB 7200RPM e um SSD de 240GB.

 

Fiz testes em sites que calculam isso e deu entre 360 e 400W e ambos me recomendaram uma fonte de 550W 80 plus gold. 

Aliás, jogo e uso meu PC umas 9 horas por dia.

 

Editado por Foxwalt
Melhorar título.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Jota Paulinho Dificilmente vai usar sequer metade da fonte de 500W em pico. ;)

 

Esqueça esses sites de calculadoras e a recomendação do fabricante da placa de vídeo.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguns sites de cálculo são confiáveis. O OuterVision PSU Calculator, por exemplo, calcula com boa exatidão o pico de  consumo, que é mostrado no "Load Consumption".

 

A única falha dessa calculadora é que a fonte recomendada é sempre de 50W a mais, o que não é correto. O certo é dimensionar a fonte entre 15 e 30% a mais do que o pico de consumo. No meu caso, meu PC não consome mais que 408W em pico (Load). Então se eu quisesse comprar uma fonte nova hoje, e quisesse fazer o dimensionamento de 20%, compraria uma de 500/510W.

 

agora, Jota Paulinho disse:

Fiz testes em sites que calculam isso e deu entre 360

O meu também deu isso, então estamos na mesma página. No seu caso, uma fonte boa de 350W já segura (há umas Seasonic usadas no ML), só que eu não usaria uma fonte dessas pois ela está bem ali no limite, sem falar que a eficiência não deve ser tão boa e você vai usar mais energia elétrica do que se usasse uma fonte com potência maior. Eu compraria uma boa fonte de 500W e já guardaria para o futuro.

 

http://outervision.com/b/zROEq6

Editado por AmarildoJr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, AmarildoJr disse:

Os sites de cálculo são confiáveis. O OuterVision PSU Calculator, por exemplo, calcula com boa exatidão o pico de  consumo, que é mostrado no "Load Consumption".

Nem tanto assim... O número sempre é mais alto.

 

Temos aí uma placa de vídeo que consome no máximo em torno de 160W: http://www.guru3d.com/articles-pages/nvidia-geforce-gtx-1070-review,8.html

 

O processador + placa-mãe + memórias + HD + SSD em torno de 110W: http://www.bit-tech.net/hardware/2014/07/03/intel-core-i5-4690k-review/6

 

Joga uns 30W como margem de segurança... Chega a 300W, um pouco além do que eu disse (metade da fonte). Essa configuração só chega a 360W de pico se fizer overclock em algo.

 

O site exagera um pouco no cálculo e mais um pouco ao recomendar a fonte. Vejamos o que o @braconius diz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
agora, Foxwalt disse:

Nem tanto assim... O número sempre é mais alto.

Acabei de fazer o cálculo, sem colocar fans nem dispositivos USB adicionais, e deu 309W. http://outervision.com/b/U1OhOU

Não é 100% preciso, mas não está tão longe dos números reais.

Editado por AmarildoJr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Okay, pelo que entendi minha fonte atual de 500W vai aguentar. Mas e se eu quiser fazer um overclock futuro (e provavelmente irei porque adoro essas coisas) no meu i5 esses mesmos 500W vão ser suficientes?

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    agora, Jota Paulinho disse:

    Okay, pelo que entendi minha fonte atual de 500W vai aguentar. Mas e se eu quiser fazer um overclock futuro (e provavelmente irei porque adoro essas coisas) no meu i5 esses mesmos 500W vão ser suficientes?

     

    Muito provavelmente.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×