Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de gargalo fx-8350, GTX 760 e m5a78l-m/usb3


Visitante

Posts recomendados

Galera, eu troquei a placa-mãe para uma m5a78l-m/usb3, antes era uma da gigabyte que era quase a mesma coisa que essa placa atual e desde que eu troquei tive problemas com gargalo pesado, tem horas que o jogo tá 200 de fps e 1 seg depois fica entre 50 e 40 fps, e isso só aconteceu após a mudança da placa-mãe, mas em todo lugar que eu procuro nenhum me dá uma reposta concreta. 

 

FX-8350

m5a78l-m/usb3

8 gb de ram 

GTX 760 Zotac

Fonte 700W

Atualizei todas as bios, drivers, tudo e não muda. Obrigado por qualquer resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Juca Lopes Lamento informar mas esta placa-mãe que escolheu nao é a apropriada para seu processador, pois possui o chipset 760. Os processadores FX sao capados com este chipset, o ideal sao placa-mãe com chipset 970.

 

O chipset 760 é bom para os Phenom, FX demanda mais.

 

Grandes chances da fonte do seu problema vir daí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hugh Laurie Existem varios relatos de pessoas tendo problemas com o chipset 760, usando processadores FX, Nao sei sobre o 760G, mas sao chipset antigos para este processador. 

 

Nao tenho experiencia pratica com estes processadores, mas pelo que ja vi de varios relatos, o 970 é mais apropriado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucio Erglis 760 g não é o problema. O problema é o que a placa consegue entregar sem dar trotling. Quando chega em "X" % de uso ela basicamente faz a corrente cair de 125w deixando o processador "capado".

Como eu disse, uma Gigabyte ga-78lmt-usb3  segura tranquilo o FX 8350.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Hugh Laurie A placa horrível que deu problema com você foi a M5A78L-M LX BR (que nem suporta o FX-8350, conforme informado pelo fabricante), a do autor do tópico é a M5A78L-M/USB3, que é bem menos pior (e que "teoricamente" suporta o FX-8350, segundo o fabricante).

 

40 minutos atrás, Hugh Laurie disse:

Como eu disse, uma Gigabyte ga-78lmt-usb3  segura tranquilo o FX 8350.

O problema das placas com o chipset 760G é o superaquecimento dos VRMs. Sem refrigeração adequada é candidata a problemas do mesmo jeito, infelizmente...

 

Essas placas não suportam a corrente direito, placa com chipset 760G nenhuma chega perto de uma com chipset 970. E o risco de ter problemas aumenta bem conforme se usa processadores mais "parrudos", eu jamais colocaria um avançado FX-8350 numa coisa dessas. Se fosse um FX-4300 ou FX-6300, menos mal.

 

Poder ter problemas, porém, não significa que vai ter problemas... O fluxo de ar no gabinete e outros fatores podem ajudar aí.

 

@Gabriel Juca Lopes Seja bem-vindo ao Fórum. :)

 

Um FX-8350 não dá gargalo na GTX 760. Definitivamente há algo errado mesmo. A primeira coisa é informar o modelo completo dessa fonte e dizer se usa estabilizador ou não (já adianto que NUNCA deve usar).

 

No mais, a placa-mãe pode ser o problema? Sim... Mas, como você teve que desmontar e trocar, pode ter outras causas. Primeiramente, verifique a temperatura do processador e da placa de vídeo durante jogos. Usa o cooler box? Como aplicou a pasta térmica?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Tenho a impressão que os problemas da m5a78l-m com os processadores FX estão sendo generalizados para todas as placas com chipset 760.

Não vejo relatos de problemas com a Gigabyte ga-78lmt-usb3.

E relatos de quedas de fps com processadores FX existem também com chipsets 970.

Acho que o problema da m5a78l-m não é apenas o chipset. Ela deve ter algum problema específico de projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@rodrigops Tive uma discussão com outro usuário há pouco tempo sobre o assunto. Para não repetir tudo aqui novamente, recomendo a leitura da resposta do @PH Benchmarker, que entende muito sobre isso:

 

24 minutos atrás, rodrigops disse:

@Foxwalt Tenho a impressão que os problemas da m5a78l-m com os processadores FX

Qual delas? Tem a LX/BR e a USB3.

 

24 minutos atrás, rodrigops disse:

...estão sendo generalizados para todas as placas com chipset 760

E todas estão sujeitas a eles. Porém, algumas são críticas e outras não. Além disso, depende do processador usado, da circulação de ar dentro do gabinete e outros fatores...

 

25 minutos atrás, rodrigops disse:

Não vejo relatos de problemas com a Gigabyte ga-78lmt-usb3.

Já vi por aqui e em sites americanos. O problema é que fica difícil saber se no final das contas era realmente a placa ou não, já que os caras não voltam pra responder... Para as placas mais baratas como a ASRock N68 e a Asus LX/BR fica muito mais evidente devido à chuva de reclamações.

 

20 minutos atrás, rodrigops disse:

E relatos de quedas de fps com processadores FX existem também com chipsets 970.

Casos isolados, talvez? Ou jogos específicos que apresentam problemas em qualquer máquina? Ou no final das contas não era culpa da placa? Tem que analisar caso a caso. O fato é que as placas com chipset 970 não sofrem dos problemas de superaquecimento de VRMs que podem aparecer nas placas 760G. O ideal ao comprar um processador FX é esquecer essas placas com o chipset antigo, principalmente quando o processador é avançado e com TDP alto como um FX-8350. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Hugh Laurie A placa horrível que deu problema com você foi a M5A78L-M LX BR (que nem suporta o FX-8350, conforme informado pelo fabricante), a do autor do tópico é a M5A78L-M/USB3, que é bem menos pior (e que "teoricamente" suporta o FX-8350, segundo o fabricante).

 

O problema das placas com o chipset 760G é o superaquecimento dos VRMs. Sem refrigeração adequada é candidata a problemas do mesmo jeito, infelizmente...

 

Essas placas não suportam a corrente direito, placa com chipset 760G nenhuma chega perto de uma com chipset 970. E o risco de ter problemas aumenta bem conforme se usa processadores mais "parrudos", eu jamais colocaria um avançado FX-8350 numa coisa dessas. Se fosse um FX-4300 ou FX-6300, menos mal.

 

Poder ter problemas, porém, não significa que vai ter problemas... O fluxo de ar no gabinete e outros fatores podem ajudar aí.

 

@Gabriel Juca Lopes Seja bem-vindo ao Fórum. :)

 

Um FX-8350 não dá gargalo na GTX 760. Definitivamente há algo errado mesmo. A primeira coisa é informar o modelo completo dessa fonte e dizer se usa estabilizador ou não (já adianto que NUNCA deve usar).

 

58 minutos atrás, Foxwalt disse:

No mais, a placa-mãe pode ser o problema? Sim... Mas, como você teve que desmontar e trocar, pode ter outras causas. Primeiramente, verifique a temperatura do processador e da placa de vídeo durante jogos. Usa o cooler box? Como aplicou a pasta térmica?

 

@Foxwalt

A Gigabyte que citei tem  dissipadores bem melhores que a ASUS. A construção dela se comparada a ASUS é o mesmo que comparar um Gol bolinha com um GOLF GTI.

O problema principal dessa placa é isso, ela esquenta muito e com isso o sistema de desarm dela entra em ação pra não danificar.

 

@rodrigops Ela é toda cagada, eu só comprei ela porque o preço foi muito convidativo (Mobo + processador + 16gb de ram por R$900). Mas quem pega ela na mão e dá uma olhada saca que ela é muito simples de uma construção bem de entrada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Hugh Laurie Detalhe: a Asus nem sequer tem dissipador, economizaram nisso. Mas não dá para afirmar o quanto pior a placa pode ser, já que desconhecemos quais VRMs e MOSFETs foram usados e como isso está conectado (conforme discussão no tópico que citei). No entanto, acredito que a Gigabyte seja claramente melhor mesmo. Acontece que continua sendo uma placa com chipset 760G e sujeita ao aparecimento (o que não quer dizer que vai acontecer) dos mesmos problemas se houver refrigeração ruim, como dito pelo @PH Benchmarker. O dissipador é bom, mas não é a solução definitiva para algo que nem sequer deveria acontecer se a placa tivesse sido projetada para os FX.

 

Um poderoso FX-8350 é algo que eu, pessoalmente, não usaria numa 760G, mesmo que seja a melhor delas. Esse processador me interessou muito na época em que fui comprar meu computador, mas a questão da placa-mãe foi uma das coisas que pesaram para o lado da Intel. :mellow:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rodrigops disse:

Tenho a impressão que os problemas da m5a78l-m com os processadores FX estão sendo generalizados para todas as placas com chipset 760.

Não vejo relatos de problemas com a Gigabyte ga-78lmt-usb3.

 

 

O problema não é restrito ao chipset dessas plataformas, ele também tem haver com o projeto do módulo regulador de tensão que nessas mobos foi projetado para receber a demanda de outro tipo de CPU, eventualmente alguns modelos quando exigidos ao máximo terão também aquecimento acima do padrão no chipset, você pode ter um Phenom II com o mesmo TDP do FX mas o comportamento da placa é diferente nos 2 casos.

 

No mercado você irá observar várias máquinas sendo montadas em plataformas com o chipset 760G, basta entrar na Pichau e escolher alguma. No geral montagens visando redução de preços e aumento de margem de lucro.

 

A diferença de valor entre uma placa com o chipset 760G e outra com o 970 pode ser pequena, eu indico uma placa-mãe que diferi em menos de R$100,00 para uma com o 760G, ainda assim tem usuários que querem a mais barata e nesses casos a GA-78LMT-USB3 costuma ser a indicação menos arriscada, é a placa que conheço o projeto, o layout demonstra preocupação com o arrefecimento do VRM que é o calcanhar de Aquiles em vários exemplos e que tenho feedback de usuários.   

 

E se eu reclamar com a fabricante? Em algumas situações terás como resposta que o projeto da placa-mãe não é destinado para jogos, placas de baixo custo com valores sendo praticados abaixo da casa dos R$300,00 reais, placas para computadores de escritório.

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então gente, realmente terei que vender a placa-mãe, após diversos testes e procura de respostas, ela parece ser o único problema encontrado no PC, muito obrigado pelas respostas e por esclarecer outras dúvidas que eu tinha também. 

Gostei muito do fórum em geral, acompanho tem algum tempo mas é a primeira vez que me manifesto e obrigado por me ajudarem. 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pura falácia, nunca utilizaram a placa na prática. Pode ser problema na placa-mãe defeituosa? Pode! mas não tem relação ao chipset não aguentar. Eu tenho um 8320 que também é indicado para um 970. Quando comprei, comprei essa mesma placa-mãe e ele rodou normal nunca deu problema, mas de tanto ouvir que estaria possivelmente com um desempenho inferior ao prometido resolvi trocar.

 Conclusão, estou tendo mesmo desempenho, exatamente o mesmo número de pontos no benchmark e ainda mesmo coisa em jogos! Diferença significativa foi que agora pude fazer over, fora isso é a mesmo coisa!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Luan Renato Essas placas são conhecidas por apresentarem problemas com frequência. E o motivo é o circuito regulador de tensão que acompanha o chipset 760G não aguentar. Alguns minutos pesquisando no Fórum e você vai encontrar dezenas de casos. Não há falácia alguma aqui. Poder ter problemas não significa que vai ter problemas, mas a chance existe e é considerável. A circulação de ar dentro do gabinete, por exemplo, é algo que pode ajudar bastante.

 

Se você trocou a placa sem verificar se realmente havia um problema no seu kit, a responsabilidade é sua. Não tente culpar os outros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é justamente pelo fato de muitos afirmarem que não aguenta. O próprio site da Asus aponta como cpu suportado.

E meu comentário não se referia ao seu,  por mais que não tenha marcado como replica.

Não tentar culpar os outros? eu estou aqui culpando alguém? Apenas comentei o meu caso, por servir de exemplo, que por sua vez não relação ao fórum.

Por favor né amigo, menos!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Luan Renato E é um processador "suportado". Contudo, o circuito regulador de tensão da placa-mãe pode esquentar (por não ter sido corretamente dimensionado) e o que ocorre? Perda de desempenho. A placa precisa reduzir o consumo energético para não queimar e, consequentemente, afeta o desempenho do processador, podendo causar quedas chatas e irritantes nos jogos.

 

Você conhece a história desse chipset? Foi lançado há 7 anos atrás para os processadores Phenom, não para os FX. A AMD deu um jeito de fazer "gambiarra" para que fosse possível funcionar. Os chipsets desenvolvidos para processadores FX são o 970 e o 990.

 

Você comentou do seu caso afirmando que o que dissemos é falácia. Portanto, não parece que queria que fosse um exemplo, e sim que está afirmando algo. Recomendo apenas que dê uma olhada nos diversos tópicos no Fórum sobre o problema antes de afirmar, de forma curta, direta e incorreta, que o que dissemos é mentira. Se há alguma ponderação a ser realizada, é justamente neste ponto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Meu setup aqui é FX-8350 / m5a78l-musb3 / 8GB HyperX ddr3 / GTX 970, e aqui no Project Cars acontece muito isso, o jogo está rodando a 90 a 100 FPS, ai em determinado ponto o jogo cai para 25 / 30 FPS , ai dura alguns segundos e volta rapidamente para 90 FPS... Vou pegar uma mobo MSI 970, acho que deve resolver o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...