Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd seagate st3500418as com erro no hd tune, devo me preocupar?


Posts recomendados

Boa tarde amigos, montei meu pc com um hd (Seagate ST3500418AS - 500gb) a menos de 1 ano, e recentemente estava achando o windows 10 meio lento, devido a isso resolvi realizar alguns testes com o programa HD Tune, para encontrar possíveis erros, tais como bad block ou algo do tipo. O programa mostrou 2 itens em amarelo na aba "Health", gostaria de saber se devo me preocupar com isso.

 

Outra coisa que achei estranho, foi que realizando o teste de Benchmark do Hd tune, o programa mostrou resultados bem diferentes, como pode ser visto na imagem que montei abaixo, os dois primeiros testes ficaram com um resultado bem abaixo dos dois últimos, devido a isso também queria saber com a galera que entende do assunto, se isso é normal, ou se já preciso me preocupar em comprar outro HD, segue a imagem mostrando todos os testes e a config do meu pc:

 

Config:
processador i5 4440
mobo Asrock h81m-hg4
memória 2x4gb G-skill 1333
HD seagate 500gb ST3500418AS 7200 RPM
Fonte PCYes 430W real

 

http://i.imgur.com/vWx3W9z.jpg

problemahd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gerivan Jose P. Mesmo com o Health status ok, e sem nenhum Bad block, você acredita que o HD está morrendo ? engraçado, eu usei um outro Seagate de 500gb, de modelo diferente durante 3 anos, com um alerta em amarelo, relacionado a erro de CRC, e nunca tive qualquer tipo de problema. Bom valeu pela dica amigo, vou pesquisar mais sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leonardo162 Depende do risco que você quer correr. Olha só, seu hd está soluçando e sequer completou o teste 2x.
Já tive amigos que começou assim e foi pro saco em poucos dias.

Eu tenho um hd aqui também, com alguns read errors, já há 9 anos, mas eu não guardo nada de importante nele. Também já tive hd externo que não durou 3 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@T1000_2015 @Gerivan Jose P. Mais uma vez obrigado pelas dicas, como o hd tem menos de um ano, e a seagate da 5 anos de garantia, acho que vou baixar o Seatools, que é o programa da própria seagate, para verificar erros no hd, dai caso ache algum erro, eu posso acionar a garantia correto ? não entendo muito da garantia da seagate, vou pesquisar um pouco mais também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, leonardo162 disse:

@T1000_2015 @Gerivan Jose P. Mais uma vez obrigado pelas dicas, como o hd tem menos de um ano, e a seagate da 5 anos de garantia, acho que vou baixar o Seatools, que é o programa da própria seagate, para verificar erros no hd, dai caso ache algum erro, eu posso acionar a garantia correto ? não entendo muito da garantia da seagate, vou pesquisar um pouco mais também.

 

Pode sim, é o procedimento deles usar o seatools. O meu que pifou em 3 meses foi da Seagate e eles trocaram numa boa - mas eu só acionei a garantia depois de pifar.

 

Acho que com estes prints e com o relatório do seatools, você já consegue trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@T1000_2015  @Gerivan Jose P.  Galera graças a deus, aparentemente aquelas duas mensagens em amarelo, no teste anterior, era algum tipo de bug, da versão gratuita do HD Tune, pois fiz um teste agora, sendo que dessa vez, utilizando o HD Tune PRO, e a mensagem de erro em amarelo não aparece, nenhuma das duas, está tudo ok. A noite, vou deixar fazendo o teste completo do Seatools, pois esse demora muito diferente do Hd tune, ai depois posto o resultado, abaixo a SS do novo teste, sendo que dessa vez com o Hd tune PRO (versão trial):

 

http://i.imgur.com/ogRPOr4.jpg

healthhd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@T1000_2015 Acabei de atualizar o Firmware do HD, no site da Seagate tinha uma atualização "Importante" para o firmware do meu HD, atualizei do firmware cc38 para o mais atual cc49, pelo visto essa foi uma atualização de firmware crítica extremamente recomendada pela Seagate.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanta tempestade com um copo d'água ...

 

A primeira imagem do HD Tune mostra faixas em amarelo apenas para alertar que os limites fixados pelo fabricante ( coluna Threshold ) estão bem próximos do valor atual máximo ( coluna Current ) que é 100.

 

Só isso

 

pra que esse pânico ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@T1000_2015

 

Os gráficos mostram apenas que o HD estava ocupado com outras coisas no mesmo momento em que o teste era feito.

 

A lentidão pode ser por outros motivos como falta de memória ou temperatura alta com redução de clock.

 

O que há no HD é muito erro de acesso ou de posicionamento da cabeça de leitura/gravação mas ainda assim está dentro do aceitável.

 

Acredite, o HD está normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá leo162.

 

Vi seu post em outro forum e respondi lá, mas vou postar aqui também porque pode ser benéfico para todos os colegas do fórum aqui também.

 

Quanto aos testes em seu HD, os atributos em amarelo são para chamar sua atenção para eles, não significa que seu HD tem um problema, mas é importante fazer os testes com frequência para não ser pego desprevinido em caso de falha. Faça backup de seus dados também.

 

Talvez, por ser a versão pro, o programa não marca o que se precisa de atenção, mas se você notar, os valores são os mesmos. Quanto aos atributos:

 

(B8) "End-to-End error / IOEDC" - Este atributo é uma parte dos esquemas de detecção e correção de erros de E/S de alguns fabricantes de HD, e que contém contagem de erros de paridade que ocorre na transferência de dados para a mídia via cache da RAM. Caso seu HD apresente falha neste atributo, seria bom trocar o HD o quanto antes, ainda não é o seu caso.

 

(0A) "Spin Retry Count" - (Contagem da repetição de rotação). É a contagem das tentativas de reiniciar a rotação do HD. Este atributo armazena o total de rotações que o HD faz para alcançar a velocidade operacional (sob a condição de que a primeira tentativa não foi bem sucedida). Um aumento do valor desse atributo é um sinal de problemas no subsistema de disco rígido mecânico."

 

De maneira geral seu HD está ok. Uma outra coisa que você deveria fazer, caso já não fez, é registrar seu produto no site do fabricante para fins de garantia.

 

Quanto a lentidão no seu PC, talvez seja algo relacionado a software, verifique se os updates estão todos em dia, especiamente o SO, o mesmo vai para os drivers de seu PC. 

 

Depois poste aqui o que você fez.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...