Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe gamer vale a pena?


Posts recomendados

@Adenilso Dias Lógico que é muito válido o investimento.

Um PC gamer é muito diferente de um PC convencional, pois quando você estiver, por exemplo, jogando um GTA V ou The Witcher (até mesmo Dota 2) os componentes terão muito mais trabalho.

Veja meu caso, eu tenho uma placa-mãe bem fuleira de ruim, e não consigo tirar quase nada que meu processador tem a oferecer, com isso, preciso (sim preciso não é nem quero) comprar uma placa-mãe melhor.

PS: Nao pegaria nenhuma das placas, como vai pegar um SKYLAKE, pegue uma mobo que ofereça suporte a DDR 4.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como os colegas falaram, precisa ser memória DDR4. Mas o modelo de placa-mãe não influencia no desempenho, a menos que você queira fazer overclock. Só uns modelos "gambiarra" da AMD dão problema, mas isso é com a AMD. A plataforma Intel roda um i7 da mesma maneira em uma H81 como em uma Z97 topo de linha.

 

O que diferencia as placas-mãe são as funções de cada uma, quantidade de USB, slots PCI, M.2, portas SATA, etc. Também muda a arquitetura do VRM, mas isso influencia mais para quem faz overclock. 

 

Para o usuário comum, a placa Gamer só terá uma vantagem - som embarcado de melhor qualidade. Elas costumam ter chips de áudio dedicados, muitas vezes com a suíte de aplicativos da Creative (que eu considero muito bom). Esses chips dedicados de aúdio são bem melhores do que os codecs tradicionais de uma placa básica. 

 

Ou seja, se você não tem placa de som e usa home teather ou tem um sistema legal de som, a placa Gamer se torna interessante. Mas tem que ver o modelo, pois nem toda Gamer vem com um bom chip de áudio.

 

O resto é só marketing, um acabamento melhor em alguns modelos e um padrão de cores mais bonito.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa-mãe gaming é perda de tempo, a única coisa que elas têm de diferente é o chip de rede integrado, o chip de áudio e o designer mais bonito, não adianta uma boa rede com uma internet HueBR e o som não faz muita diferença assim, a maioria dos chips integrados de som são de boa qualidade. O pior é que muitas vezes elas são mais caras que placas-mãe comuns e com recursos muito melhores e mais úteis.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hugh Laurie obrigado! Tem uma indicação de placa-mãe gamer ddr4? 

vi em um review da chipart que memorias ddr4 não tem diferenca em jogos isso em ralação as ddr3. É verdade isso?

adicionado 3 minutos depois

@DcBarbosa memorias ddr4 tem grande diferença em jogos?

adicionado 8 minutos depois

Não pretendo fazer over, nem Sli até porque a gpu não tem suporte e acho que o i5 leva a gtx 1060 numa boa como vi em testes no you tube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adenilso Dias

17 minutos atrás, Adenilso Dias disse:

@Hugh Laurie obrigado! Tem uma indicação de placa-mãe gamer ddr4? 

vi em um review da chipart que memorias ddr4 não tem diferenca em jogos isso em ralação as ddr3. É verdade isso?

adicionado 3 minutos depois

@DcBarbosa memorias ddr4 tem grande diferença em jogos?

 

Para os processadores Intel Socket LGA 1150 Haswell e Broadwell (ou de quarta e quinta gerações) de fato não vejo diferença em desempenho nos jogos entre as DDRs 3 ou 4, porém para os processadores Intel Skylake de sexta geração,  baseado no Socket LGA 1151 a DDR 4 tem um desempenho melhor.  E sempre que der escolha a tecnologia mais recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adenilso Dias DDR 4 pra DDR 3 em desempenho a diferença não é tão gritante, a questão é, vale a pena investir em memória DDR 3 existindo uma tecnologia mais atual e ainda com o fato da Intel informar que os Skylakes se dão bem com DDR 4?

 

Procure chipsets H170 que são melhores que os B150 ou H110.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Adenilso Dias disse:

@Hugh Laurie vi em um review da chipart que memorias ddr4 não tem diferenca em jogos isso em ralação as ddr3. É verdade isso?

 

A questão não é nem o desempenho, mas porque memória DDR3 com Skylake pode danificar o processador:

 

 

Eu não conheço os chips de aúdios das placas Gamers (eu uso placa de som), mas o codec de áudio da minha Z77X-D3H, que deve ser parecido com todos os outros codecs de placas intrermediárias, não presta comparado com uma placa de som.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual tenho mais beneficio uma h170m DDR4 ou uma h170m DDR3 GAMER?

adicionado 13 minutos depois

@Contiusa estou interessado Na asus z170m plus/br ela sai a vista 700 reais tem placa melhor nessa faixa de preço ou Posso usar um chipset inferior e mais barato como um h170m? Lembrando: vou comprar o i5 6500 e uma gtx 1060 e não vou fazer over.

 

http://m.kabum.com.br/produto/78826/placa-mãe-asus-p-intel-lga-1151-z170m-plus-br-4xddr4-hdmi-dvi-dvi-d-rgbm2usb-3-0-boostsata-6gb-s-pci-express-uefi-bios/?tag=placa-mãe 1151

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos raros casos onde uma placa-mãe Gaming está por um preço próximo a uma normal:

 

http://www.pichau.com.br/placa-m-e-msi-h110m-gaming-ddr4-chipset-h110-socket-1151-box

 

http://www.pichau.com.br/placa-mãe-asus-h110m-c-br-ddr4-lga-1151-micro-atx-intel-h110-box

 

Pode ver que as especificações são praticamente as mesmas, e só muda mais a aparência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é que o chipset não seja bom, ele é básico, possui recursos básicos, o sistema elétrico muitas vezes é mais simples do que os chipsets mais avançados, mas isso não influencia em quase nada, ainda mais se você utilizar uma fonte de qualidade e outros componentes de qualidade, qualquer placa-mãe irá durar mais de 4 anos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Adenilso Dias disse:

@GuilhermeGB valeu amigo! Vou comprar a msi h110m gaming ddr4 alem de estar num bom preço é muito bonita.

 

Boa escolha....

 

Placas-mãe caras só valem a pena se seus demais componentes são TOPs (processador e VGA) e você não tem mais onde enfiar dinheiro......no seu caso, vale mais a pena uma MB mais básica como essa e investir a diferença no processador e/ou VGA......

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...