Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor de media stream para iptv indoor


Posts recomendados

Olá amigos,

Estou trabalhando em um projeto para criar um servidor de stream de mídia para IPTV utilizando soluções free. Durante 6 meses procurei conhecer diversas soluções existentes que prometem diversas funcionalidades mas que na prática não estão funcionando conforme o esperado.

Resolvi criar este tópico para tratar de soluções para o projeto, que pela complexidade precisa ser dividido em várias partes, itenizo abaixo as necessidades do projeto como um todo e depois vou fragmentando conforme a necessidade.

1 - Hardware utilizado no projeto (Máquina e dispositivos complementares.)
2 - Sistema Operacional do Servidor
3 - Software para Gerar o Stream de Vídeo (Música, fotos e Vídeos)
4 - Manipulação da Mídia Publicada (Software para gerar imagens, Wheather Gadgets, Organização do Playlist)
5 - APP para Smart TV compatível com a aplicação.
 

adicionado 12 minutos depois

Gostaria de comentar as experiências que se aproximaram mais do objetivo e onde deram errado.

1 - PLEX MEDIA SERVER
O aplicativo aparentemente é fácil de usar e aparece na lista de APPs da Smart TV da empresa. Por questão de compatibilidade resolvi começar por aqui. O problema é que esta aplicação, mesmo no plano pago, não funciona como desejado.

Ela sequer possui um Loop do Playlist.
É necessário gerar horas de vídeo e dar play toda vez que acaba.
O aplicativo não permite um playlist misto. Ou tudo é video, ou tudo é foto ou música. (Burro)
Não permite adicionar gadgets.
Não permite interação.

2 - VLC
Cheguei a testar vários aplicativos. Estou mencionando apenas os que cumpriram uma parte do desejado. Dentre eles menciono o VLC que além de gratuito possui inúmeros recursos, para outras finalidades. A parte de Stream de Video e manipulação do playlist é um pouco confusa mas ainda sim faz mais que o PLEX. Porém ainda tenho tantos problemas que não conta como solução.

Possui interface Web mas não é sincronizada com a aplicação principal.
O Stream de vídeo é interrompido toda vez que troca a mídia. Seja vídeo, seja foto, seja música.


Enfim, gostaria de ouvir algumas histórias e soluções bem sucedidas para implementar meu projeto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Tulio Botinha, primeiramente obrigado pela contribuição.

Li a sua resposta e fiquei com algumas dúvidas com relação ao projeto que estava propondo. Vi também que, se entendi direito, já me deu uma solução simples para os Bugs do VLC.

#1 - O que devo "stream'mar"... Conteudo ou tela da máquina...
_____________________________________________________________________________________________________
MEU PROJETO> Estava usando o VLC como player e a partir dele fazia o STREAM do playlist. O resultado é que por conta da variedade de codecs usados nos videos que estava transmitindo, a cada item do playlist o stream caia e era exibida a mensagem "playlist not found". Mesmo usando a opção "--sout-keep.

SEU PROJETO> Posso usar um player qualquer para reproduzir o meu playlist deixando ele rodar em tela cheia em uma Maquina ou mesmo VM, dai deixo como quero, na ordem certa, em loop, ou mixando o conteúdo, dai uso o VLC para capturar a SOMENTE A TELA da máquina que está reproduzindo, tudo isso localmente, no mesmo hardware.

*** Isso já me alivia "N" questões:
A - Como estou capturando a TELA o canal de stream não seria interrompido. Portanto não teria quedas a cada música ou vídeo.

B - A questão dos Codecs contidos nos containers "MP4", "OGG", "MPG" seriam resolvidos pelo player local.

 

###OBS: A parte ruim é que dá um ar caseiro, quando cair, por qualquer motivo vou ter que reiniciar tudo de novo e depois linkar os clientes manualmente. Acredito que essas Smart TVs Samsung devem ter uma console remota, preciso pesquisar.
___________________________________________________________________________________________________
#2 Stream HTTP, UDP, RSTP ou M3U???

A solução para não ter que ficar reiniciando os clientes talvez seria acha uma forma de fazer STREAM de CANAL e que possa selecionar este canal na lista de canais disponiveis. Dessa forma, quando cair a tela ficar simplesmente preta ou com a imagem de onde parou a reprodução e quando voltasse a transmitir a TV já estaria sintonizada naquele canal. Existe alguma forma de fazer STREAM de CANAL, tipo M3U nativo?

O HTTP roda nativo nos IPTVs da vida, sem muitas complicações. Porém se cair alguém terá que dar Play... RSTP na mesma.

UDP é legal porque te permite maior compatibilidade e controle no Stream. Tem Gadgets que recebem somente UDP. Os TVIP da Samsung possuem até conversão de UDP nativa.

Ahhh o M3U... como gostaria de fazer stream em M3U. Tudo seria mais simples...
__________________________________________________________________________________________________
#3 - GADGETS...


Como faria com os Gadgets de tempo? Últimas Notícias rodando no Rodapé e etc? Conhece algum player que permita esta integração à tela do PC?
__________________________________________________________________________________________________
#4 - CONTEUDO...

Ainda é necessário "mixar" e preparar todo o conteúdo que será exibido. Descobri umas ferramentas legais para videos adicionais. Na programação da TV terá, além das propagandas da empresa, vai ter os Aniversariantes do Mês, Horóscopo, tempo, transito, últimas notícias.

Conhece alguma ferramenta que ajude a gerenciar tudo isso?
__________________________________________________________________________________________________

**** Agora pra rir... Progresso do meu projeto hoje... Consegui fazer o Stream dar loop infinito... Compatibilizei os codecs e vi umas opções de STREAM mais leves... Porém os Clientes continuam caindo quando o item do playlist avança...

Quando achei que tinha resolvido... o VLC voltou a dar crash e cair sozinho... Alias ele só anda fazendo isso. Troquei as opções de audio de saída, desaceleração de hardware, OPEN GLX... nada... depois de alguns loops volta a cair...
___________________________________________________________________________________________________

Bora testar a sua ideia e postar os resultados...

Forte abraço e muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigo, desculpa a demora.

 

É exatamente isso que você falou, com os seguintes detalhes.

 

Sobre o stream:

 

Eu utilizo DLNA e o stream é feito para um arquivo (tem essa opção no vlc) e seleciono este arquivo no menu da tv. Normalmente estas tvs reiniciam o ultimo arquivo exibido, então ligar a tv e mudar de canal não seria um problema (acredito que a maioria das tvs smath fazem isso).

 

Contanto que você só tenha um link DLNA nesta faixa de rede, ja que a conexão com o serviço costuma ser automatica, e se a tv reiniciar o arquivo, em caso de queda, você so precisa ter certeza de ligar o computador antes da tv e as configurações devem ficar salvas.

 

Quanto a fazer o stream como canal eu não sei mais desta maneira sempre que você selecionar o DLNA na tv ela ja estaria direto no stream, o vlc eu inicio manualmente mas ele aceira parâmetros de inicialização pela linha de comando então é so criar um script bat e colocar na inicialização do computador, quase a mesma coisa ao meu ver.

 

Sobre os GADGETS

 

Citação

Na programação da TV terá, além das propagandas da empresa, vai ter os Aniversariantes do Mês, Horóscopo, tempo, transito, últimas notícia.

 

Utilize o Kodi (link) ele é livre e muito fácil de estender, a maior parte do que você quer ja é feito nativamente, via plugins, ou via skins do mesmo. 

 

Ele é a solução que utilizo aqui em casa, nenhuma das outras que encontrei me agradaram (foi o unico que consegui fazer as coisas exatamente como queria, exemplo: overlay da letra de musica ao lado do vídeo sem utilizar legendas ).

 

Quanto ao conteúdo.

 

Estou entendendo por mixar editar os videos. Vai depender muito da sua preferência, eu gosto do sony vegas mais edição de video não é o meu forte.

 

_______________________________________________________________________________________

 

Bom tem diversas maneiras de fazer isso funcionar, esta é como eu faria. Te desejo boa sorte, este tipo de projeto é sempre muito interessante de se fazer.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

ola Daniel camarotto gostaria de entender uma coisa no projeto, tipo no exemplo q vou dar

1# O projeto recebe um entrada de tv a cabo onde tem varios canais, o servidor recebe o sinal e decodifica em Streaming separados, apos isso o servidor de web libera na rede ou nuvem, e assim q os app ou programas acionem cada pessoa poderá assistir o canal q quiser ao mesmo tempo que outra pessoa estiver assistindo outro canal tipo multicast streams?

cliente 32 assiste canal 01 e ao mesmo tempo o cliente 02 assiste co canal 90, seria é o projeto?

 

caso seja isso tenho começado a pesquisa nesse sentido e a sua ideia e é na mesma linha ...

Forte abraço e muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Ola pessoal lendo sobre tema me espertou um interesse da minha parte para fazer uma pergunta ,tenho provedor de internet tenho interesse de montar para distribuir iptv para meus clientes dentro da legalidade mas quero ter meu próprio servidor e ter  ter minhas próprias transmissão ja tenho conhecimento sobre a legislação e como receber os canais aberto e os pagos  eu preciso saber quem desenvolve o servidor para receber o sinal tv  e transmitir para web só leigo mas gostaria de alguém para me dar uma dica e me ajudar neste projeto ,muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...