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Teste do processador Core i5-6500


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Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Teste do processador Core i5-6500


"O Core i5-6500 é um processador intermediário da Intel, com quatro núcleos e clock máximo de 3,6 GHz. Vamos testá-lo!"


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Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

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18 minutos atrás, Sr. Coxinha disse:

Porque vocês fazem testes com os drivers das placas de vídeo desatualizados? (Não sei se isso faz diferença)

 

 

A questão é que testamos o processador novo com o mesmo driver utilizado para os testes dos demais processadores (core i3-6100 e fx-8350, por exemplo). Poderia dar alguma diferença caso utilizássemos drivers diferentes nos diferentes testes.

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Muito bom o teste, bem esclarecedor mas tenho uma dúvida, em um futuro próximo onde os jogos estão evoluindo e os processos exigindo mais núcleos, não seria o caso do I3 começar a ficar para trás e sua aquisição ser relevante apenas para um custo benefício curto e em pouco tempo ter que trocá-lo por um I5 ou I7?

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16 minutos atrás, Rafael Coelho disse:

 

A questão é que testamos o processador novo com o mesmo driver utilizado para os testes dos demais processadores (core i3-6100 e fx-8350, por exemplo). Poderia dar alguma diferença caso utilizássemos drivers diferentes nos diferentes testes.

 

Entendi, muito obrigado por esclarecer.

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13 horas atrás, GugaB2 disse:

Muito bom o teste, bem esclarecedor mas tenho uma dúvida, em um futuro próximo onde os jogos estão evoluindo e os processos exigindo mais núcleos, não seria o caso do I3 começar a ficar para trás e sua aquisição ser relevante apenas para um custo benefício curto e em pouco tempo ter que trocá-lo por um I5 ou I7?

Há muitos anos eu dizia que não havia diferença prática no desempenho dos jogos entre um processador de 2 núcleos e outro de 4 núcleos de mesma arquitetura e frequência.

 

Atualmente, isso não é válido mais. A maioria dos jogos ainda roda razoavelmente bem com um processador de 2 núcleos recente e com alta frequência e cache, mas há vários que necessitam de um processador de 4 núcleos para obter o máximo desempenho (principalmente se você for jogar uma partida online de Battlefield 4 com 64 jogadores, o Core i3 não tem desempenho suficiente para suportar todo esse processamento e o FPS cai muito a todo instante).

 

Quantum Break, Battlefield 1, Killing Floor 2, Hitman, Just Cause 3, Batman: Arkham Knight, Rise of the Tomb Raider em alguns pontos do mapa, Assassin's Creed: Unity e  Witcher 3 quando você entra na cidade, além de muitos outros jogos, têm desempenho limitado em processadores de apenas 2 núcleos (mesmo sendo um Core i3 Skylake). O mesmo se aplica há muitos jogos que serão lançados. Vão rodar o jogo, mais o FPS vai ficar caindo e vai ficar dando micro-travamentos, o que prejudica a jogabilidade. Você pode até diminuir a qualidade gráfica e desativar vários efeitos para aumentar o FPS e diminuir o micro-stuttering, mas na qualidade Ultra, mesmo com uma placa de vídeo de alto desempenho, o processamento da CPU é abaixo do esperado e gargala a GPU.

 

E online, um travamento de centésimos de segundo é a diferença entre matar ou morrer.

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@agnaldoreis Exatamente, esse é o meu raciocínio, creio eu que para uma pessoa que não dispõe de muitos recursos no momento o ideal é esperar para poder partir para um I5 e uma boa placa de vídeo (essa quanto mais cara você puder comprar melhor) pois vejo que muita gente gasta dinheiro sem saber o que está realmente esperando no futuro, eu mesmo usei LGA 775 por 8 anos e só vou trocar agora e não me arrependo de na época ter comprado um processador de 4 núcleos pois me serviu muito bem durante todo esse tempo, fazendo necessária apenas a troca da GPU durante esses anos pois até o ano passado eu conseguia rodar jogos em full tranquilamente hoje com os atuais e futuros lançamentos não mais logo vou partir para um I5 6ª geração.

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@GugaB2

Eu estou esperando lançarem o Intel Kaby Lake e o AMD Zen para trocar de computador.

 

Quero decodificação de vídeo HEVC 10bit com alta eficiência e algo que tenha alto desempenho para o futuro, além de jogos, principalmente em vídeos 4K, quando popularizar esse mercado.

 

Vamos torcer para que na Black Friday apareça promoção de placa de vídeo recente por um ótimo preço.

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Parabéns pelo teste, mas discordo da escolha da placa de vídeo usada para o teste. GTX 950 é uma placa de entrada e na maioria dos casos tanto os processadores AMD quanto os intel a diferença de resultado será muito pequena. Poderiam ter usado no mínimo uma GTX 970 para extrair a capacidade total de todos os processadores.

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2 horas atrás, axellslade2 disse:

Na última tabela da página 2, o i5-6400 aparece duas vezes. Acredito que o primeiro deveria ser o i5-6500.

Erro de digitação corrigido, obrigado.

 

 

adicionado 2 minutos depois
Em 13/09/2016 às 21:53, HMeira disse:

Parabéns pelo teste, mas discordo da escolha da placa de vídeo usada para o teste. GTX 950 é uma placa de entrada e na maioria dos casos tanto os processadores AMD quanto os intel a diferença de resultado será muito pequena. Poderiam ter usado no mínimo uma GTX 970 para extrair a capacidade total de todos os processadores.

 

Tem razão, essa escolha foi feita no teste do i3-6100, mas realmente para este teste uma placa de vídeo superior teria sido mais interessante.

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  • 2 meses depois...

@agnaldoreis

 

Verdade e a maioria dos jogos em engines recentes se beneficiam de CPUs com clock alto + ipc alto + cache elevada em um kit quad-core e HT, um i7 5960x octa-core e HT comparado à um i7 6700k quad-core e HT, tem desempenho inferior na maioria dos jogos apesar do i7 5960x ter muito mais poder de processamento e ser bem melhor em Multi Thread que o i7 6700k.

Veja neste teste onde comparam i7 5960x octa, i7 5820k hexa e i7 6700k quad em stock e overclock:

http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2016-what-is-the-fastest-gaming-cpu

 

Já quanto aos i3 é como você falou, tem desempenho limitado por ter apenas 2 núcleos físicos, em jogos na parte do multiplayer com mapa lotado e áreas que tem vários NPCs na tela  exigindo bastante processamento, sabemos que o ipc de um i3 skylake é alto e o clock maior que as gerações anteriores, mas mesmo assim não é suficiente para segurar quando o jogo necessita de mais núcleos físicos, as quedas de fps são evidentes e principalmente nos fps mínimos.

 

A promessa das apis de baíxo nível Vulkan e DX 12 na verdade são as features novas que eles trazem disponíveis aos programadores, mas não adianta ter as features se a engine é antiga baseada em apis anteriores e se os programadores não otimizarem com o deveriam o uso de CPU, no DX 11 por exemplo 1 núcleo do CPU ficava sobrecarregado trocando comandos com a GPU, no DX 12 se as features novas forem bem usadas, todos os núcleos da CPU vão trocar comandos com a GPU de forma sincronizada acelerando a comunicação.

Neste gráfico temos uma demonstração:

2806.cpucompare_575px.png

Tem também uma entrevista onde o especialista em hardware da Nvidia Alexandre Zilbert explica estes detalhes:

 

Só que neste inicio de geração DX 12 e Vulkan ainda não estamos vendo a devida otimização em CPUs com vários núcleos, vamos levar um tempo até que as engines estejam adaptadas e amadurecidas para as apis low-level.

 

Até mesmo no Battlefield 1 que usa a engine frostbite 3.0(uma das melhores do mercado), veja a utilização de CPU e os diversos núcleos ociosos no i7 5960x @ 4.3 ghz e claro que também falta otimização para o uso do HT, o jogo é compatível com DX 12:

http://www.guru3d.com/index.php?ct=articles&action=file&id=26228

 

Veja também no jogo Gears of War 4 em DX 12 da Microsoft usando mesma engine e mesma api DX 12 do Xbox One(falta muita otimização na plataforma pc):

http://www.guru3d.com/index.php?ct=articles&action=file&id=26050

 

Nestes 2 jogos eu não achei o autor detalhando como foi o cenário testado quanto ao gráfico que ele exibiu sobre o uso de CPU.

 

Sinceramente falando novamente no assunto i3... se for para investir em CPU para jogos eu não pegaria core i3, ainda prefiro um Core 2 Quad Q9650 quad-core do que um i3 6100, supondo-se ambos em overclock para 4ghz, o Core 2 Quad Q9650 tem mais núcleos físicos e mais performance Multi-Thread que o i3 6100 rodando no mesmo clock, em situações que mais de 2 núcleos físicos são exigidos o i3 perde para ele.

 

Sem falar que muita gente reclama dos AMD FX, mas no caso que você citou em um mapa do BF1 com 64 jogadores um i3 que aparentemente na maioria nos reviews de jogos é superior ou equivalente um FX 8350, mas se o trecho testado tiver exigência de processador e a engine usufruir de mais de 2 núcleos, a vantagem do FX 8350 é bem superior só a gente analisar desempenho em Multi Thread dele:

63179.png

 

Seria bacana se você encontrasse e pudesse compartilhar uns testes do Battlefield 1 no multiplayer com diversos CPUs seja Intel e AMD dual, quad, hexa, octa-core em mapas lotados para gente se embasar um pouco, neste aspecto não achei conteúdo bacana para postar aqui.

 

Valeu amigo...

 

 

 

 

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@OCCT
 

2 horas atrás, OCCT disse:

Sem falar que muita gente reclama dos AMD FX, mas no caso que você citou em um mapa do BF1 com 64 jogadores

 

Seria bacana se você encontrasse e pudesse compartilhar uns testes do Battlefield 1 no multiplayer com diversos CPUs seja Intel e AMD dual, quad, hexa, octa-core em mapas lotados para gente se embasar um pouco, neste aspecto não achei conteúdo bacana para postar aqui.

Eu disse Battlefield 4 (não o 1), porque eu já testei esse jogo com várias configurações:

Atlhon II X2, Phenom II X2, Phenom II X4, FX 6300, Celeron, Pentium, Core i3 e Core i5.

 

Eu não tenho esse jogo mais recente, mas eu vi vários testes dele. Abraço.

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  • mês depois...

Legal, fiquei com um pé atrás agora em trocar meu FX 8350 por um i5 Skylake ou Kabylake... Acho que vou ficar com ele por mais um tempo, pelo menos até lançarem processadores com um desempenho realmente superior aos FX 8xxx :lol:

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