Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor distro linux em sua opinão?


victorrms

Posts recomendados

Gente, isso é um tópico de discussão e recomendação, falem aqui sua distro favorita e o por quê de ser ela.

"Ah, gosto do Ubuntu pois é bem simples de usar..."

Também gostaria de uma recomendação para mim, to um PC com 2gb de RAM, roda alguns joguinhos ainda, estava pensando em Lubuntu. O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

afirmar qual é a melhor distro é muito relativo....e pode provocar faíscas de ódio.... :tw_angry:

 

"particularmente - falando" nunca fui fã do Ubuntu e outros da mesma "incubadora" como Xubuntu, Lubuntu, Kubuntu., etc... - com exceção do Linux Mint que já utilizei e sempre acompanho as novidades.

 

Por outro lado, tem pessoas que são "loucas" pelo Ubuntu.....

 

O Opensuse é outra distro que já tentei utilizar várias vezes., mas não desce.... fica "entalado"....

 

 O Elementary Os pode ser uma boa no seu caso -> https://elementary.io/pt_BR/

 

 dê um "pulo" na distrowatch -> https://distrowatch.com/?language=PT

 

pesquise por informações no cacique google ...

 

a distro solus por exemplo -> https://distrowatch.com/table.php?distribution=solus

 

possui a sua própria interface gráfica.... ou DE  e é bem leve....

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Já devo ter feito um post longão desses, mas aqui vai um resumo.

 

Vou começar com o Arch e com os motivos dele ser a melhor distro na minha opinião.

 

  • O sistema mais atualizado de todos. Além disso, não há problemas com os pacotes, é muito raro. ~35 desenvolvedores Arch fazem um sistema melhor, mais atualizado, e mais estável, do que milhares de desenvolvedores do Debian e Ubuntu, por exemplo;
  • É um sistema customizado, eu instalo o que eu quero, quando eu quero. Desinstalo o que eu quero também, sem ter que puxar todas as dependências junto;
  • A instalação é mínima, nem o Xorg é instalado por padrão;
  • É o sistema mais fácil pra re-compilar programas. Basta editar algumas linhas e eu já estou usando o kernel 4.10-wip, da AMD e de alguns carinhas do Xorg (com o código que vai cair no 4.10)
  • Obriga ao usuário conhecer mais sobre Linux para poder instalar;
  • O gerenciador de pacotes (pacman) instala programas 10x mais rápido do que Debian/Ubuntu/openSUSE, etc;
  • A integração mais fácil com o Kernel GRSecurity;
  • Não tem alterações visuais nos ambientes gráficos e nem nos pacotes, o que você ganha é o que o DESENVOLVEDOR quer que você ganhe;
  • É o usuário quem manda, não uma empresa ou "a maioria dos usuários que não sabe mexer";
  • A melhor Wiki disponível;
  • Se algo não está nos repositórios, quase certo há um PKGBUILD no AUR;
  • Repositórios LLVM-SVN, Mesa-Git (13.1 atualmente), etc;
  • Instalação simples e rápida, mais rápida inclusive que Debian, Ubuntu, e principalmente openSUSE hehehehehe;
  • Nunca quebra. Em mais de 3 anos usando, nunca tive um problema sério a ponto de não conseguir dar boot e instalar um pacote mais antigo que funcionava;
  • Se algo dá errado, quase sempre a culpa é do usuário;
  • Comunidade pequena, mas ativa.

 

------------------------------------------------------------------------------------

 

  • Debian Stable: É um sistema sólido na versão "Stable" (Stable sendo "Não muda", não tem nada a ver com estabilidade). Porém os pacotes são velhos. Há o backports, mas também não são bleeding edge;
  • Debian Testing: Um mix entre Stable e Sid, quase sempre é tão atualizado quanto o Sid. Mas se der problemas, o usuário pode ficar sem poder atualizar o sistema por meses;
  • Debian Sid: É o Debian mais atualizado, mas ainda assim não é tão atualizado quanto Arch, e quebra muito. A maioria dos pacotes Experimental que eu preciso também são desatualizados se comparados ao Arch;
  • Debian no geral: é bem cuidado, mas o dpkg é lentíssimo pra instalar pacotes. O sistema é muito complexo também, não pra usar, mas a estrutura do mesmo.

 

  • Ubuntu LTS: Era talvez a melhor distro até a 9.04. Depois, se não me engano, veio aquela transição para Multi-Arch que quebrou um pouco a 10.04. A 12.04 é sólida, muito boa. A 14.04 também. A 16.04 é um pequeno desastre;
  • Ubuntu "normal": Pacotes atualizados. Pode ser impossível instalar o sistema devido a bugs.
  • Ubuntu no geral: sofre do mesmo problema do Debian: usa dpkg. Não curto a Canonical e não concordo com muitas de suas decisões, como as CLA's, Mir, Unity, etc. A versão UbuntuMATE tem um instalador de programas que deveria ser  o padrão nas distros mais populares. Não há nada novo sendo introduzido no Ubuntu (nem a Unity 8 no Ubuntu 16.10), porque a Canonical ainda está focando no mercado Mobile.

 

  • openSUSE: tem a melhor integração do KDE disponível "out of the box". Tem o YaST, talvez a melhor ferramenta para configurar um sistema Linux. Tem o melhor fórum de todos onde muitos profissionais ajudam os usuários. É usada por muitos desenvolvedores do Kernel, inclusive foi/é usada pelo próprio Linus Torvalds. Os repositórios são uma bagunça, tem que adicionar o packman, ai todas aquelas telas vermelhas pedindo pra trocar o "Vendor" assustam usuários novos.

 

  • Mint: Baseado no Ubuntu, traz consigo o desktop Cinnamon, portanto tem a melhor integração com o mesmo. O Mint geralmente corrige as cagadas feitas pelo Ubuntu. A segurança do sistema é pior por padrão. Os pacotes podem ser bem mais desatualizados, como é o caso do FGLRX.

 

  • Manjaro: Pra muitos, é um "instalador do Arch para preguiçosos" hehehee, mas tem mais do que isso. O Manjaro tem seu mérito: começou com um cara só, por isso levava 1 mês pra atualizar pacotes. Mas eles trazem seu próprio "spin" do XFCE, tal qual é lindo. Contudo, a instalação é horrível, eu tentei por horas instalar o Manjaro com um grupo de volumes em LVM (em cima de uma partição criptografada com LUKS) e não consegui, coisa que dá pra fazer em 2 min no Arch. Mas tirando isso, é um ÓTIMO sistema;

 

  • Clear Linux: até onde vi, é uma ótima distro. Usa bandeiras de compilação que fazem o sistema ser mais rápido que o Ubuntu. Fora disso, não sei muito sobre ele.

 

  • UbuntuMATE: Versão Mate do Ubuntu. Não há o que falar, é Ubuntu com a melhor integraçao do MATE possível. É um sistema muito bonito, para aqueles que querem o bom e velho GNOME2 modernizado.

 

  • CentOS: Sólida em servidores, ainda não está pronta para o Desktop. Muitos problemas no passado recente, inclusive para ouvir música. É um sistema muito seguro por padrão.

 

  • Mageia: tentei instalar 2x e não conseguia iniciar o ambiente gráfico por algum problema no Xorg. Desisti de usar.

 

  • Fedora: "Cama de testes" do RedHat Enterprise Linux, é aqui onde geralmente as novidades chegam primeiro. Um ótimo sistema, porém pode quebrar com facilidade, especialmente no "Rawhide";

 

  • Antergos: Baseada em Arch, dizem ser muito boa
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...