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Master system - ressuscitando


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Atualizando...

Tirei o diodo (D1) da placa e identifiquei, é um 1N4148, e para a minha surpresa ele está okay, não está conduzindo nos dois lados!! Então, porque quando eu meço ele na placa, ele está conduzindo nos dois lados?

OBS*- Com o diodo fora da placa, coloquei as ponteiras do multímetro nos buracos desse diodo e o multimetro me dá um valor, é normal isso? (ponta preta no catodo e vermelha no anodo = I e o inverso = 1140.

Amanhã vou comprar os resitores que estão ruim e fazer a substituição.

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7 horas atrás, Kiko Pantano disse:

Então, porque quando eu meço ele na placa, ele está conduzindo nos dois lados?

OBS*- Com o diodo fora da placa, coloquei as ponteiras do multímetro nos buracos desse diodo e o multimetro me dá um valor, é normal isso? (ponta preta no catodo e vermelha no anodo = I e o inverso = 1140.

isso porque medindo o componente na placa o multimetro não mede somente o componente, mas toda a malha que o mesmo está inserido. O jeito certo é medir o componente fora da placa...

 

Em 21/09/2016 às 08:57, Kiko Pantano disse:

image1.JPG

Essa mancha observada pelo @Bcpetronzio, parece que foi causada pelo capacitor amarelo, que deve ter vazado... dá uma olhada nele..

 

abraço...

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Entendi! Valeu pela dica, Phenom! Vou tirar eles para testar ou talvez substituir logo de uma vez! Esse será o próximo passo! Hoje comprei os resistores que serão substituídos, vou ver se consigo fazer isso esse final de semana!

 

Então, essa mancha na placa tá estranha mesmo! A primeira impressão é de que é tinta, mas porque colocariam tinta no impresso?, não faz sentido! Vou tirar esse capacitor e posto umas fotos dele!

 

Valeu! Abraço.

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Seguindo...

Consegui fazer a troca dos resistires que estavam com problema! Alguns, fora da placa, medi novamente e apresentaram o valor correto, mas quando eu soldava de volta na placa, o valor estava errado, mesmo com os novos que comprei, porque isso? Voltei o diodo (D1) que estava fora e refiz algumas soldas que estavam oxidadas.

Testei o aparelho pra ver se dava sinal de alguma coisa, audio ou video, mas não deu!

Parti para os capacitores! Primeiro tirei o amarelo (C54) que, supostamente, estava vazado! Mas não estava, aquela mancha rosa era tinta mesmo. Limpei a placa com álcool isop., testei ele e está segurando carga normalmente. Tirei o C7 e testei, também okay, C53 também okay, o C50 não segura mais carga, vou comprar pra fazer a troca.

 

C54:

IMG_2428.JPG

 

C50:

IMG_2429.JPG

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Acabei de testar todos os capacitores eletrolíticos, tirei um por um e fui testando. O único que apresentou falha foi o C50, mas eu troquei mais alguns pois fiquei na dúvida, estavam meio estranho! Liguei o aparelho mas ainda nada dele dar sinal de vídeo!!!!

Alguém tem alguma sugestão de onde é que possa estar a treta? Troco mais o que?

Capacitores que foram trocados circulados em amarelo:

 

image1_2.JPG

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1 hora atrás, Ricardov disse:

A fonte está funcionando? Qual o valor da tensão DC medida nos terminais dos capacitores?

A fonte é nova, comprei uma pra tirar a dúvida! No regulador de tensão entra 10v e sai 5v.

Os testes que fiz foram pra ver se os capacitores estão carregando e se estão em fuga. Como eu faço esse teste de tensão DC?

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12 horas atrás, Ricardov disse:

Meça a tensão contínua (DC) nos terminais dos capacitores para ver se chega os 5 volts nos componentes. Pode ter alguma trilha aberta/interrompida.

Ricardov, desculpe a demora, não consegui medir ontem!

Medi todos como você falou. Abaixo a imagem da placa com anotações dos capacitores, em preto é a descrição do capacitor, em vermelho é o que foi medido no multímetro e "novo" são os que troquei. Veja que tem vários com 0.00v e até negativo.

MasterSystemBoardCapacitoresVolts.png

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Cara, seguinte:

Não sei se saber ler um esquema elétrico, mas com ele é melhor para descobrir alguma falha, como a que estás tendo aí.

Dito isso, olha o que achei na net:

master_system.zip

 

Agora consegues pesquisar as vias que devem ter as tensões que estão faltando aí.

Boa sorte.

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13 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Cara, seguinte:

Não sei se saber ler um esquema elétrico, mas com ele é melhor para descobrir alguma falha, como a que estás tendo aí.

Dito isso, olha o que achei na net:

master_system.zip

 

Agora consegues pesquisar as vias que devem ter as tensões que estão faltando aí.

Boa sorte.

Eu estou aprendendo ainda, é tudo novo pra mim! Estudo quando tenho algum tempo!!

Eu já tinha visto esse esquema, mas é diferente do modelo da TecToy.

Olha esse .pdf em anexo.

Obrigado pela força.

sega_master_system_service_manual.pdf

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Tem 5 volts em vários pontos. Isto é bom. Os pontos com 0 volt precisa verificar no esquema como estão ligados pra analisar se está correto ou não.

 

Veja nesse manual da Sega a parte 1. Main Unit (power base). Meça as tensões indicadas nos diversos passos.

 

Cuidado para não causar um curto-circuito  entre terminais com a ponteira do multímetro. Anote as tensões.

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Valeu Ricardov!

O esquema dos pontos com 0 volt acredito que estão certos sim, coloquei o negativo dos capacitores no lado certo. Devia ter trocado eles, ja que tirei para testar. Vou ter que refazer isso.

Estou checando a lista do .pdf e tenho uma dúvida. Nos CIs, em todos os pinos tem que dar 5 volts?

 

1. IC8(7805) power check.

IN DC 9 V.

OUT DC 5 V.

OKAY

 

2. Power check of ICs.

is Vcc 5 V power present?

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7 horas atrás, Ricardov disse:

Cuidado para não causar um curto-circuito  entre terminais com a ponteira do multímetro. Anote as tensões.

Não. Apenas onde estão descritos como VCC. Ali sim, tem de estar os 5V presentes.

Conforme Ricardov disse acima, cuidado para não curto-circuitar os terminais dos CIs.

 

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21 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Não. Apenas onde estão descritos como VCC. Ali sim, tem de estar os 5V presentes.

Conforme Ricardov disse acima, cuidado para não curto-circuitar os terminais dos CIs.

 

Okay! Já medi todos os pinos e os Vcc eu achei no Schematics do manual. Demorei pra responder pois levou um tempo pra eu medir tudo!... O Vcc do IC1 está no pino 11 e está medindo 4.97v, o Vcc do IC2 está meio confuso, no Schematics mostra pino 1 e 28, mas na minha placa começa no pino 3, eu não consegui identificar, na minha placa o único pino que da 5v é o 30 com 4.98v, o Vcc do IC3 está no pino 28 e está medindo 4.97v, o Vcc do IC4 está no pino 32 e está medindo 4.98v, o Vcc do IC5 está nos pinos 11 e 40 e estão medindo 4.98v e 4.99v, o Vcc do IC6 e IC7 está no pino 28 e ambos estão medindo 4.98v, o IC8 é o regulador de tensão que está okay, o IC9 eu não encontrei no Schematics.

Abaixo imagem com todas as medidas dos pinos:

MasterSystemBoardCIsVolts.png

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Atualizando...

Consegui alguma evolução! Troquei todos os capacitores eletrolíticos e em alguns lugares onde não estava passando corrente agora está, mas ainda não está passando em alguns lugares mesmo com os capacitores novos. Segui a trilha desse capacitor que não está recebendo carga e cheguei no power switch. Eu já tinha testado ele antes e acredito que eu estava fazendo errado (ou não), um dos pinos não está passando energia e a partir desse pino a trilha me leva para o C54, T50 e DZ1 que também não estão recebendo energia, mas eu não sei se esse pino têm que receber energia ou não, pela trilha ele não está conectado direto nas trilha da fonte como estão os outros (imagem abaixo). Tirei o power switch, lavei com álcool isop., passei limpa contatos e resoldei mas não adiantou! Já chequei se tem alguma trilha rompida e não tem!... Outra coisa, medi a tensão da fonte e agora está dando 25v/10v, antes estava com 10v/5v. Peguei a outra fonte (original) e está dando 24v/10v também. Achei estranho isso pois antes dava 10v/5v. O regulador de tensão continua 10v/5v como antes.

Estou certo, estou errado?

 

Segue abaixo novas tesões, em vermelho as antigas e novas em azul:

MasterSystemBoardCapacitoresVolts2.png

 

Power Switch Button:

PowerSwitchButton.png

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  • 2 semanas depois...

Desculpe a ausência pessoal. Fui viajar por alguns dias!

Até que enfim consegui ressuscitar o Master!!! Semana passada corri atrás de um botão novo para testar mas aqui na minha cidade não encontrei nas lojas de eletrônicos, me diziam que é muito antigo e blá blá blá. Mas descobri que esse botão se chama Chave Tecla (com trava). Consegui achar a Chave Tecla no site soldaria.com.br e comprei. Chegou agora de manhã a Chave e fiz a substituição. Já funcionou na primeira!!! Provavelmente eu, sem experiência, não estava fazendo o teste corretamente! O Ricardo S Ferreira já tinha dito que o problema estava no botão, boa Ricardo!!! Vivendo e aprendendo, valeu a experiência e o aprendizado! Agora é jogar pra matar a saudade! Agradeço a todos que me ajudaram e apoiaram. Em breve pegarei o Mega Drive pra arrumar.

 

Abaixo as imagens dele funcionando:

IMG_2484.JPG

IMG_2486.JPG

IMG_2490.JPG

IMG_2491.JPG

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Em 10 de outubro de 2016 às 12:03, Ricardov disse:

Que bom que funcionou! :)

Valeu pela ajuda, Ricardov!!!

 

12 horas atrás, Neo Metal Sonic disse:

Como uma fã do Master System, fico feliz de ver que tu conseguiste consertar teu SMS. Se não tiver jogado ainda, Sonic 1 e Sonic and Tails são ótimos jogos e valem a pena serem jogados.
Boa sorte com o Mega Drive!

O sentimento de satisfação de ter conseguido reviver o SMS é muito bom!! Eu tinha Sonic 1 e muitos outros mas alguns sumiram, provavelmente "emprestei" não sei pra quem há muitos anos atrás, infelizmente foi-se! Ontem consegui comprar R-Type, ótimo jogo, bem difícil de achar! Vou ver se acho Sonic and Tails, obrigado pela dica.

O único inconveniente que estou tendo são os artefatos que são gerados nas TVs modernas, muitos artefatos, mas dá pra jogar tranquilo. Talvez eu faça um mod S-Vídeo mais pre frente, vamos ver, ou comprar uma TV de tubo, hehe.

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Sonic and Tails é mais fácil tu procurar pelo nome americano, Sonic Chaos (é que eu acho os nomes americanos tão feios). 
Eu queria muito fazer coleção dos games de SMS e MD do Sonic, só com versões japonesas, mas nem sei por onde começar (e pra piorar estou desempregada).

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Em primeiro lugar quero cumprimentá-lo pela paciência e persistência. Seria muito chato depois de todo esse trabalho verificar que o problema poderia na verdade estar em um dos chips. Eu não saco nada de eletrônica, mas pensar que todos os componentes do MS original, incluindo o PCB, se transformaram naquele troço ***** que equipa o MS Evolution. Miniaturização fail.

 

Eu não tive Master System, então tenho uma curiosidade. Essa tela de boot aparece mesmo sem um cartucho conectado?

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