Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bios não reconhece hd, nem instalador do windows


Vintage

Posts recomendados

Eis minha história: (windows 10 no SSD 120GB) estava instalando GTA IV quando o pc repentinamente travou e não voltou mais (nem ctrl alt del funcionava) reiniciei e a máquina começou a tentar dar boot acho que peo CDROM aparecendo a mensagem "disk boot failure, please insert disk and press enter" resetei várias vezes e o problema persistiu. Desliguei o computador, desliguei a fonte e liguei de novo ai deu boot o windows mas após 5 min no desktop ele travou de novo e repetiu o mesmo erro do disk boot failure. Peguei um pendrive com um amigo meu bootave com win 7, dei boot no pendrive mas não aparecia nada na tela "Onde você quer instalar o Windows" dei uma fuçada na BIOS e apareceu 2 partições uma reservada pelo sistema de 500mb e outra do windows 112GB  formatei a de 112GB e tentei instalar nela porém recebi um erro e uma solução de mexer na BIOS que não me lembro agora, voltei na BIOS  deu uma fuçada e quando reiniciei o Windows não dava boot mais pelo pendrive e iniciava um reparo automático no Windows e falhava toda vez. Após várias tentatives de fuçar na bios e resetar desliguei tudo e fui para academia. Quando voltei e liguei o PC ele deu boot no pendrive e exclui as 2 partições e tentei instalar o windows porém ele parou numa parte e não seguia a instalação, reiniciei o PC e não apareceu nenhuma unidade na hora de instalar o windows. Vou postar umas fotos da BIOS  e do instalador do windows.

 

Config:

GIGABYTE GA-78LMT S2

AMD FX 6300

COOLER PROCESSADOR TX3 EVO CM

2X4GB KINGSTON HYPERX FURY

RADEON R7 360 2GB POWERCOLOR

SSD CORSAIR FORCE LE 120GB

430W CORSAIR FONTE

 

1475775517174-793075505.jpg

14757755876302107842597.jpg

14757756221091911691915.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente conectar seu SSD externamente em outra máquina e veja se reconhece o volume.

Se reconhecer você faz uma formatação completa dele e dê um restart na BIOS da MB e tente instalar algum SO.

Se não reconhecer, pode ser defeito no cabo SATA ou na controladora SATA da MB, nesse caso teste outro SSD ou HD nela e tente instalar um SO. 

Se ainda assim não funcionar, lamento informar que sua MB entrou em óbito.

Se funcionar, seu SSD é que entrou em óbito.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Rodrigo_Sobrinho disse:

Tente conectar seu SSD externamente em outra máquina e veja se reconhece o volume.

Se reconhecer você faz uma formatação completa dele e dê um restart na BIOS da MB e tente instalar algum SO.

Se não reconhecer, pode ser defeito no cabo SATA ou na controladora SATA da MB, nesse caso teste outro SSD ou HD nela e tente instalar um SO. 

Se ainda assim não funcionar, lamento informar que sua MB entrou em óbito.

Se funcionar, seu SSD é que entrou em óbito.

Cara, boa tarde!!! Sua explicação foi perfeita, pena ele não sacar um pouco mas espero que o técnico tenha o mesmo procedimento. Você está de parabens!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levei lá ele conectou na minha frente o SSD, conectou(pelo usb) foi reconhecido e tinha alguns arquivos lá que suspeitamos ser resquício da instalação mal sucedida minha. Ele recomendou que eu tentasse na bios mudar o SSD de UEFI para legacy e em ultimo caso tirar de "gpt" alguém sabe como fazer isso?

adicionado 36 minutos depois

É acho que é a placa-mãe, não tá reconhecendo o SSD, troquei a porta da SATA mesmo assim nada, chequei os cabos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vintage disse:

Levei lá ele conectou na minha frente o SSD, conectou(pelo usb) foi reconhecido e tinha alguns arquivos lá que suspeitamos ser resquício da instalação mal sucedida minha. Ele recomendou que eu tentasse na bios mudar o SSD de UEFI para legacy e em ultimo caso tirar de "gpt" alguém sabe como fazer isso?

adicionado 36 minutos depois

É acho que é a placa-mãe, não tá reconhecendo o SSD, troquei a porta da SATA mesmo assim nada, chequei os cabos....

O SSD foi reconhecido mas foi formatado??? Se não foi deveria ter sido para verificar a integridade do mesmo.

Se sim, você alterou alguma configuração de tipo de boot em sua MB??? Acredito que não pois de acordo com a primeira imagem o boot foi reconhecido, o disco rígido é que não foi.

Sobre o tipo de particionamento, o modo UEFI é mais moderno e agiliza a inicialização da máquina entre outras questões de segurança porém não permite o particionamento via boot do disco. O Legacy é o modelo adotado até o windows 7, menos seguro e compatível porém com algumas vantagens de gerenciamento. Quando ele sugeriu "tirar de GPT" ele foi redundante pois quando se passa de UEFI para LEGACY automaticamente se passa de GPT para MBR que são digamos assim a escrita específica de cada modo de boot.

Para desabilitar o UEFI e passar a usar o LEGACY basta desabilitar o boot seguro ou (SECURE BOOT) aí em boot list options deve aparecer o modo LEGACY.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rodrigo_Sobrinho disse:

O SSD foi reconhecido mas foi formatado??? Se não foi deveria ter sido para verificar a integridade do mesmo.

Se sim, você alterou alguma configuração de tipo de boot em sua MB??? Acredito que não pois de acordo com a primeira imagem o boot foi reconhecido, o disco rígido é que não foi.

Sobre o tipo de particionamento, o modo UEFI é mais moderno e agiliza a inicialização da máquina entre outras questões de segurança porém não permite o particionamento via boot do disco. O Legacy é o modelo adotado até o windows 7, menos seguro e compatível porém com algumas vantagens de gerenciamento. Quando ele sugeriu "tirar de GPT" ele foi redundante pois quando se passa de UEFI para LEGACY automaticamente se passa de GPT para MBR que são digamos assim a escrita específica de cada modo de boot.

Para desabilitar o UEFI e passar a usar o LEGACY basta desabilitar o boot seguro ou (SECURE BOOT) aí em boot list options deve aparecer o modo LEGACY.

creio que não, mas essa parte do HD parar de ser reconhecido pela bios começou quando eu mudei opção (creio eu) HARD DISK BOOT PRIORITY, o SSD estava em primeiro deixei ele em segundo e em primeiro Bootable add-in cards. Na parte da bios Standard CMOS Features  opção IDE CHANNEL 0 MASTER estava escrito meu SSD agora está None. Vou tentar achar essa opção de Secure Boot mas pelo que li minha placa-mãe não tem?? GA 78 lmt s2

adicionado 5 minutos depois

Fora algo que eu não sei se influencia em algo porém quando eu ligo o computador ele demora  pra dar boot (eu ligo tudo normal mas não aparece nada no monitor ele fica em modo standby, ai 1 minuto depois ele começa a dar boot)

adicionado 12 minutos depois

mexi em algumas coisas da BIOS dei boot pelo pendrive e 2 partições apareceram (meu ssd) acabei de exclui-las mas o windows diz que não pode ser instalado na unidade

adicionado 23 minutos depois

20161006_184433-1.jpg

adicionado 36 minutos depois

coloquei em modo AHCI a BIOS reconheceu o SSD e o boot do windows também, mudei para IDE parou de ser reconhecido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O correto é AHCI mesmo.

Tenta dar um disk part nele... entra como se fosse instalar o windows normalmente depois lá em baixo clica em REPARAR

Depois clica em PROMPT DE COMANDO e entra com os comandos abaixo;

 

diskpart

select disk 0

clean

 

Depois fecha o prompt de comando e tenta continuar a instalação do SO

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Eai pessoal o que eu faço estou com o mesmo problema, eu formatei meu Windows 10 porque ele começou a apresentar problemas dando diversas telas azuis... Então fui na BIOS e troquei pra reconhecer o USB primeiro e agr meu HD sumiu da BIOS alguém sabe como resolver? Quando vou instalar o windows 7 (resolvi trocar de Windows devido aos erros que o 10 vem apresentando na minha máquina) aparece pra verificar se o HD tá habilitado no menu BIOS. E no menu BIOS só tá reconhecendo o USB depois que troquei a opção, o meu HD Simplesmente sumiu... Eu sei que ele não pifou porque tem uma parte da BIOS que ele aparece normalmente e quando Clico pra iniciar ele aparece pra instalar colocar o cd de instalação do Windows... Então ele tá lá só não tá indo mais pra BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...