Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quantos fan's coloco no meu pc?


Posts recomendados

Galera estou em dúvida quantos fan's eu uso no meu PC 

Tenho um Xpredator x3 http://www.aerocool.us/pgs/pgs-b/x3devilred.htm

Ao todo nele cabe 9 Fan's : 2 laterais , 2 em cima , 2 atrás do HD , 1 em baixo + o da frente e o traseiro que são inclusos*

Vou pegar um i7 6700k semana que vem com um air cooler Thermaltake L32

 

Eu colocando os 2 laterais ou os 2 em cima já seria o suficiente ( com o L32 + os fan's do gabinete inclusos ) ou é melhor eu encher de cooler?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TigerTKM O de 200mm teria menos fluxo de ar (dependendo do cooler), pois ele só tem 1000rpm. O seu só tem 54 CMF de fluxo. Um Akasa Viper 140 tem 110 CMF. Mesmo que você não deixe ele a 100%, é bom poder deixar ele acima dos 1200 no verão.

 

Eu colocaria dois de 140mm na lateral e dois em cima. Ou um de cada. Depois você vai completando o resto. Embaixo e nos HDs não acho necessário. Na frente já tem o de 200mm. 

 

Tem a questão do barulho também. Você pode colocar, por exemplo, um Akasa Viper 140 atrás, pois vai dobrar o fluxo de ar, mas ele vai fazer mais barulho. Ele também é amarelo. Tem também os Aerocool 140 de 1500rpm. DeepCool GF140 são de 1200rpm, mas eles são mais silenciosos. 

 

Se quiser realmente investir em fans de gabinete, comrpe um controlador. Ou então coloque os de 140 de 1000-1200rpm que são mais silenciosos. Mas de qualquer maneira eu tentava controlar pelo PWM ou por um controlador, pois acima de 1000 é difícil não fazer barulho. No inverno eu deixo os meus na faixa de 500-700.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TigerTKM você não pode controlar pelo PWM da placa-mãe (reduzir e aumentar a velocidade do fan de acordo com a temperatura da CPU). Pode controlar por tensão, mas dizem que é ruim, escalona menos e às vezes o fan não roda em tensões muito baixas.

 

Se for deixar a 100%, não tem problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...