Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indo da área administrativa para ti (redes)


Visitante

Posts recomendados

Bom dia a todos.

 

Quando adolescente lidava diariamente com questões de informática (na época ainda falamos informática ao invés de TI) puramente por hobby. Isso foi lá por meados dos anos 90.

Com o tempo fui deixando de lado a informática e focando na minha carreira profissional (área administrativa), porém de vez em quando tentando saber das inovações de TI e afins.

Pois bem, de uns tempos pra cá estou começando a tentar migrar minha carreira para a área de redes. No meu local de trabalho existe a possibilidade de fazer esta mudança (ir do setor administrativo pra TI).

Dito isso, peço opinião de vocês quanto a:

1) Material de estudo da área (livros, etc, vídeos) para aprendizado autodidata;

2) Tenho a possibilidade de frequentar uma pequena empresa de TI de um amigo para poder pegar experiência. Entretanto, com esposa e filho será bastante difícil esta escolha, pois dedicarem bem menos tempo a eles. O que acham?

 

Obrigado antecipadamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @EuMurphy!

 

Não sou especialista na área, apenas trabalho com coisas relacionadas. Como você é da área administrativa, sugiro entrar no assunto "pouco a pouco", tentando fazer uma transição mais lenta e associando alguns termos em comum.

 

Para isso, sugiro o livro: Governança da Nova TI: A Revolução. Ele não é aprofundado em Redes, mas fala bastante sobre TI e é direcionado para gerência.

 

Para um aprofundamento mais didático do que livros/estudos específicos, sugiro também a seção de Redes do Clube do Hardware, clique aqui.

 

Aprecio seu desejo de mudança, não é bom ficar estagnado num lugar só.

 

Sobre a possibilidade de visitar frequentemente a empresa de seu amigo, particularmente acho desnecessário, pelo menos no começo. Espere reunir um melhor know-how, e irá para lá já sabendo o que está vendo e associando aos estudos. Fora que família deve ser prioridade (lembre que prioridade não deveria ter plural) na vida de um homem.

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito importante a iniciativa! sempre devemos ter uma estrada dupla na carreira, sendo um plano A e um plano B.

 

Bom, para dar esse "START", como nao sei o quanto você ja esta aprofundado no tema, recomando iniciar com pequenas video aulas no youtube mesmo, de partes técnicas simples, como "configurações básicas de roteador/switch/repetidor", crimpagem de cabos, normas básicas, montagem de rack/patch panel, crimpagem de keystone, etc. Como você citou que é possível fazer essa migração em seu local de trabalho, pode vir a ser bem útil no início.

 

De documentação, recomendo consultar os processos ITIL (infraestrutura) e COBIT (Segurança) para dar fundamento as aplicações que você pode vir a fazer.

 

Feito isso, digamos que "a parte física", pode-se começar a entender melhor a parte lógica, como servidores, firewall, gerenciamento e etc. 

 

Recomendo também o uso do programa Cisco Packet tracer para emular as topologias de rede e a comunicação.

 

Bons estudos!!!

 

E lanço o desafio: Elaborar a topologia de rede da empresa que você trabalha atualmente (se nao for algo muito grande é claro) no packet tracer, colocando switches, servidores, quantidade de Workstation, pontos wireless, impressoras e etec e apontar quais os principais problemas recebidos no help desk, ou seja, os principais chamados e as principais necessidades. 

 

Assim poderemos tentar lhe indicar algumas soluções.

 

Forte abraço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...