Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Decisão sobre componentes (montando pc novo)


Posts recomendados

Boa noite galera!

 

Acompanho o fórum do Clube do Hardware já fazem alguns anos (venho atrás de informação sempre que tô a procura de algum eletrônico específico ou algo do tipo), mas só por agora resolvi criar uma conta e deixar de ser só espectador. Sempre que eu quero comprar alguma coisa que tenha um valor embutido considerável tenho a obcessão de me informar o bastante pra ter certeza absoluta que tô fazendo a escolha certa e que não vou me arrepender depois (comprar direito pra só comprar uma vez hehehe), e dessa vez tô na missão de montar um desktop decente com capacidade pra jogar e trabalhar, já que meu notebook de 4 anos tá desligando por causa de superaquecimento até com tibia se bobear, e tô de saco cheio de ter que colocar tudo no mínimo pra conseguir alcançar algum fps jogável nas coisas.

 

Meu objetivo é um PC com capacidade de jogar pelo menos a grande maioria dos jogos mais recentes em FullHD + 60-75Hz, sendo eles de todos os tipos, desde FPS multiplayer tipo Battlefield até jogos de estratégia ou RPGs. Meu orçamento é um pouco apertado, então estou procurando custo-benefício acima de performance, e não quero torrar dinheiro desnecessário comprando coisa top de linha. Mesmo assim, quero montar um computador que dê conta do tranco por uns bons anos, e que tenha a possibilidade de eu ir dando upgrade e melhorando as peças com o passar do tempo.

 

Estou com um pouco de pressa e resolvi comprar a maioria dos componentes por agora logo e deixar só a GPU pra esperar promoção ou tentar a sorte na BF, o que não vai ser tanto problema porque até a HD 530 dos Skylake da Intel tem benchmark melhor que a frigideira placa de vídeo dedicada do meu notebook (quando chegar a hora vou decidir entre GTX 1060 ou RX 480, ou talvez até dê sorte de convencer um colega que viajou a me trazer uma GTX 1070 se conseguir um preço 'Murica).

 

Nessa empreitada, as peças que eu já comprei são:

 

Processador: Intel Core i5 6400 (sim, eu sei, o clock dele é menor que 6500/6600 mas preferi dar downgrade no processador pra ter mais grana pra outros componentes, em especial GPU).

 

SSD: Samsung 850 Evo 250 GB

Quanto ao restante, aí estão as dúvidas:


Motherboard:

 

Estou em dúvida entre duas B150:

 

MSI B150 M BAZOOKA PLUS

 

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-m-e-msi-b150m-bazooka-plus-ddr4-chipset-b150-socket-1151-box

 

GIGABYTE GA-B150M-D3H

 

http://www.kabum.com.br/produto/78359/placa-mãe-gigabyte-p-intel-lga-1151-matx-ga-b150m-d3h-ddr4-hdmi-vga-sata-express-m-2-sata-6gb-

 

Minha dúvida entre elas é a seguinte: a MSI possui algumas coisas interessantes que a GIGABYTE não tem (tipo USB 3.1), mas é mais cara e o adaptador LAN da GIGABYTE é teoricamente melhor (pelo menos pelo que eu li). Qual das duas seria mais jogo?

 

Outra pergunta: Valeria a pena desembolsar R$ 100~ a mais por uma Z170 de entrada, levando em consideração upgrades futuros e o fato da mobo ser potencialmente um fator limitante de upgrades? Os upgrades poderiam acontecer dentro do intervalo de 1 ano atééé 3-5, não seriam necessariamente upgrades num futuro muito próximo, e upgrades no caso seriam componentes melhores, tipo RAM com clock mais alto que as B150's não suportam. Ah, e não tenho o menor interesse de brincar com overclock, pelo menos não num futuro próximo.

 

A Z170 em questão seria essa:

 

GIGABYTE GA-Z170M-D3H

 

http://www.pichau.com.br/gigabyte/placa-m-e-gigabyte-ga-z170m-d3h-ddr4-chipset-z170-lga-1151-box

 

Gabinete: Não tenho a mínima ideia de qual escolher. Alguma sugestão quanto a um micro ATX com um custo-benefício fera?

 

RAM: Estou de olho nas HyperX Fury 2x4GB, por custo-benefício. Mas minha dúvida é sobre os clocks diferentes e os preços delas:

 

- Se eu for de B150, o clock máximo que a mobo suporta é 2133 MHz. Até aí tudo bem. O problema é que a diferença entre os preços das memórias é tão patético que eu não sei se faria sentido comprar uma de 2133MHz só por causa da limitação de preço: 

 

Kingston HyperX Fury 2x4GB DDR4 2133 MHz: R$ 239,90

http://www.kabum.com.br/produto/63934/memoria-kingston-hyperx-fury-8gb-2x4gb-2133mhz-ddr4-cl14-black-series-hx421c14fbk2-8/?tag=hyperx fury 2x4 gb ddr4

 

Kingston HyperX Fury 2x4GB DDR4 2400 MHz: R$ 239,90 (MESMO preço da 2133MHz)

http://www.kabum.com.br/produto/79938/memoria-kingston-hyperx-fury-8gb-2x4gb-2400mhz-ddr4-cl15-black-hx424c15fbk2-8/?tag=hyperx fury 2x4 gb ddr4

 

Kingston HyperX Fury 2x4GB DDR4 2666 MHz: R$ 249,90 (10 temers a mais)

http://www.kabum.com.br/produto/79939/memoria-kingston-hyperx-fury-8gb-2x4gb-2666mhz-ddr4-cl15-black-hx426c15fbk2-8/?tag=hyperx fury 2x4 gb ddr4

 

O diferencial que um a menos de latency faria compensa o preço idêntico a uma memória com clock maior? E faria sentido economizar e comprar RAM mais fraca só por causa da mobo por uma diferença de preço que se resume basicamente em dinheiro do pão?

 

PSU: De acordo com as especificações que eu tô procurando, imagino que uma corsair CX430 daria conta tranquilamente da máquina. Mas faria sentido pegar uma de 500W pra garantir não ter necessidade de trocar caso eu, por exemplo, pegasse uma GTX 1070? Se sim, qual seria a melhor opção?

 

HD: WD Caviar Blue 1 TB. Não imagino que alguém tenha objeções quanto a esse.

 

Monitor: Tava de olho no AOC 24" G2460VQ6, mais por custo-benefício do que por causa do freesync (adoraria juntar ele com uma rx480 8 GB, mas os preços delas aqui em Pindorama tão inaceitáveis). Alguma sugestão melhor?

Qualquer sugestão é mais que bem-vinda, mesmo que esteja fugindo dos candidatos que eu estou considerando =] as únicas coisas que não tem mais volta são o processador e o SSD, que já estão comigo hahahah.

 

E desculpem pelo textão!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...