Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha, uso ou não?


Foxp2

Posts recomendados

Boa tarde galera
Uma dúvida aqui, muitos dizem que é bom o uso de um filtro de linha para setups gamers, principalmente se forem os da clamper. No caso de casas que não tenham aterramento, ele ainda faria seu trabalho ou não?
Se sim, teria como me recomendarem alguns para compra?
Obrigado a todos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faltam dados ai para adequadamente dimensionar um bom filtro de linha/proteção...

 

Dê uma boa olhada e repare que o adequado dimensionamento exige o conhecimento das topologia de entrada da internet ai na sua casa:

Por que adotar proteção adicional na linha telefônica e de TV a cabo? 

Como escolher adequado filtro de linha para proteger seus equipamentos    

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, faller disse:

Faltam dados ai para adequadamente dimensionar um bom filtro de linha/proteção...

 

Dê uma boa olhada e repare que o adequado dimensionamento exige o conhecimento das topologia de entrada da internet ai na sua casa:

Por que adotar proteção adicional na linha telefônica e de TV a cabo? 

Como escolher adequado filtro de linha para proteger seus equipamentos    

Após a leitura dos tópicos que me indicou, posso lhe fornecer informações mais precisas:

Minha internet é via rádio, o cabo desce pro PC e um roteador, uso tanto via cabo no PC como por Wi-fi no celular. No meu caso, a interferência e riscos por essa via seria menor se comparado com os exemplos que você deu no tópico, correto? Já que a única "porta de entrada" de oscilações seria pela antena no telhado. Logo, dispenso os filtros que possuam entradas para o cabo da internet.

Minha dúvida é se comprando um filtro de linha Clamper mais básico como esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710327151-protetor-clamper-raios-surtos-eletricos-e-filtro-de-linha-_JM  já garantiria alguma segurança ou proteção, mesmo em minha casa não tendo aterramento, levando em consideração o que você disse em um dos tópicos sobre esse tipo de proteção dar conta de surtos mais leves, fazendo com que a descarga seja feita no poste do relógio. Lembrando que o "vilão" da história seria os surtos da rede elétrica, não entrando os da internet nesse quesito(Em situações mais arriscadas, como tempestades, não deixo o computador ligado, muito menos conectado a internet).

Equipamentos que ligaria no filtro:

*O computador, que por usar uma fonte de selo 80 Plus Bronze deveria puxar o valor aproximado de 600W da tomada pra entregar uns 450 para os componentes;

*Monitor atual, que diz gastar 15W no máximo. No futuro pretendo trocá-lo, pegando um que gaste entre 30~35W;

*Adaptadores de energia para uso da internet e roteador, que não devem gastar muito;

*Impressora.

Segue abaixo uma Print com as especificações da máquina e do gasto que gerariaqg.png

Caso for possível me responder teria como fazer por meio de rankings? (Ex: 1º, 2º, etc). Se alguma informação estiver expressa de forma incorreta, por favor, me avise.

Obrigado pela ajuda

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Foxp2 disse:

Após a leitura dos tópicos que me indicou, posso lhe fornecer informações mais precisas:

Minha internet é via rádio, o cabo desce pro PC e um roteador, uso tanto via cabo no PC como por Wi-fi no celular. No meu caso, a interferência e riscos por essa via seria menor se comparado com os exemplos que você deu no tópico, correto? Já que a única "porta de entrada" de oscilações seria pela antena no telhado. Logo, dispenso os filtros que possuam entradas para o cabo da internet.

Minha dúvida é se comprando um filtro de linha Clamper mais básico como esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710327151-protetor-clamper-raios-surtos-eletricos-e-filtro-de-linha-_JM  já garantiria alguma segurança ou proteção, mesmo em minha casa não tendo aterramento, levando em consideração o que você disse em um dos tópicos sobre esse tipo de proteção dar conta de surtos mais leves, fazendo com que a descarga seja feita no poste do relógio. Lembrando que o "vilão" da história seria os surtos da rede elétrica, não entrando os da internet nesse quesito(Em situações mais arriscadas, como tempestades, não deixo o computador ligado, muito menos conectado a internet).

Equipamentos que ligaria no filtro:

*O computador, que por usar uma fonte de selo 80 Plus Bronze deveria puxar o valor aproximado de 600W da tomada pra entregar uns 450 para os componentes;

*Monitor atual, que diz gastar 15W no máximo. No futuro pretendo trocá-lo, pegando um que gaste entre 30~35W;

*Adaptadores de energia para uso da internet e roteador, que não devem gastar muito;

*Impressora.

Segue abaixo uma Print com as especificações da máquina e do gasto que gerariaqg.png

Caso for possível me responder teria como fazer por meio de rankings? (Ex: 1º, 2º, etc). Se alguma informação estiver expressa de forma incorreta, por favor, me avise.

Obrigado pela ajuda

Na verdade a demanda de seu PC é ainda menor que o calculado ai, de 385 Watts pois citastes as portas USB possíveis de ligar nese PC quando o correto seria declarar as portas ocupadas com algum dispositivo sempre, o tempo todo e mais, somente aquelas que não tem alimentação própria, como controladores de game, pen-drive etc e nunca por impressoras ou máquinas fotográficas na USB ligadas..

 

Use esse filtro por ti citado, da Clamper, com cinco tomadas pois segundo seu relato parece ser suficiente para seu caso ai..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, faller disse:

Na verdade a demanda de seu PC é ainda menor que o calculado ai, de 385 Watts pois citastes as portas USB possíveis de ligar nese PC quando o correto seria declarar as portas ocupadas com algum dispositivo sempre, o tempo todo e mais, somente aquelas que não tem alimentação própria, como controladores de game, pen-drive etc e nunca por impressoras ou máquinas fotográficas na USB ligadas..

No caso eu devo colocar a quantidade de portas USB que estarão sempre em uso e requirindo corrente? Como de um mouse, teclado, receptor de controle de Xbox, caixa de som etc

13 horas atrás, faller disse:

Use esse filtro por ti citado, da Clamper, com cinco tomadas pois segundo seu relato parece ser suficiente para seu caso ai..

Ainda me resta duas dúvidas em relação ao filtro

1º: Mesmo aqui em casa não tendo aterramento ele ainda ajudaria em algo? (lembrando o que tu disse em um dos tópicos sobre nesse caso a descarga ser feita no poste do relógio)

2º: Nas especificações do filtro consta que o mesmo possui corrente de carga nominal de 10A, segue print abaixo: wqwqewq.png

Isso afetaria de alguma maneira a entrega energética para o PC? Já que esse, segundo o site, usa mais de 50A.

Obrigado pelas respostas

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O filtro tem fusível e ele é de 10 Amperes Ou seja, se em 127 Volts segura 127 x 10 = 1270 Watts. Se em 220 Volts segura 220 x 10 = 2.200 Watts

 

Seu PC usa mais do que 50 Amperes???  Se for em 127 Volts isso daria 50A x 127V = 6350 Watts, Impossível, isso é mais do que um chuveiro elétrico. Tem coisa errada ai... Se gastar mais que um chuveiro vai custar coisa de R$ 20 para enviares um simples e-mail.... Acorda... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Foxp2 disse:

Isso afetaria de alguma maneira a entrega energética para o PC? Já que esse, segundo o site, usa mais de 50A.

Esses 50A, eu acho, que foi a somatória das correntes do site de cálculo, certo?

 

Se for, esse valor não tem relevância pra escolha do filtro, pois são "mundos diferentes".. O filtro que você escolheu ali em cima, serve perfeitamente..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, RS Faria disse:

Esses 50A, eu acho, que foi a somatória das correntes do site de cálculo, certo?

 

Se for, esse valor não tem relevância pra escolha do filtro, pois são "mundos diferentes".. O filtro que você escolheu ali em cima, serve perfeitamente..

Sim, somei os valores em Amperes de todas as linhas de tensão e deu isso

kkkk.png

Já aproveitando, mesmo a casa não tendo aterramento adiantaria de algo usar o filtro?

Obrigado

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxp2

 

No caso das correntes, você está misturando as coisas...

 

Veja que, na tabela, são tensões pequenas (3,3V, 5V e 12V) e em corrente contínua.. Isso, é o que a fonte precisa fornecer ao seu PC.. Já a fonte, se alimenta de corrente alternada e tensão comercial (127 ou 220 Volts) e, por consequência, corrente menor.. Vai dar uns 3 ou 4 Amperes, no máximo..

 

E sim, mesmo sem aterramento, o filtro é o mais indicado..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Surtos aparecem na rede elétrica de duas formas, ou dois modos..

Modo comum que é entre algum fio ou até mesmo ambos fios da rede elétrica e a massa, o aterramento.  Para eliminar esse modo é sempre bom se dispor de aterramento..

 

Modo diferencial que é entre um fio e outro da rede elétrica que são os mais comuns... Pare eliminar esse tipo de surto independe de se ter aterramento ou não.. Quem o elimina ou absorve é o varistor que tem entre o fase e o neutro..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 10/10/2016 às 23:52, faller disse:

Surtos aparecem na rede elétrica de duas formas, ou dois modos..

Modo comum que é entre algum fio ou até mesmo ambos fios da rede elétrica e a massa, o aterramento.  Para eliminar esse modo é sempre bom se dispor de aterramento..

 

Modo diferencial que é entre um fio e outro da rede elétrica que são os mais comuns... Pare eliminar esse tipo de surto independe de se ter aterramento ou não.. Quem o elimina ou absorve é o varistor que tem entre o fase e o neutro..

No caso de vir a acontecer o modo diferencial aqui, o filtro de linha já resolveria, correto? Enquanto que no modo comum a sua eficácia não seria tão grande por não dispor do aterramento.

Preciso muito saber, 70 reais é um valor considerável para mim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...