Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tda ou stk, qual afinal é o melhor?


Carlosst

Posts recomendados

Na verdade todos precisam. Mas  a diferença é que um toca discos comum não tem nada de eletrônico dentro dele, apenas o mecanismo do motor e a cápsula, o fio sai diretamente dela, daí a necessidade do pré ficar dentro do amplificador. Dessa forma a pick-up não precisa de fonte, nem de nenhuma placa de circuito impresso. 

Tape decks precisam de um pré amplificador bem mais complexo e tem o circuito de gravação também, como o cabeçote magnético é mais sensível houve a necessidade de deixar o circuito o mais próximo possível do mecanismo do toca fitas. 

O tuner é um circuito totalmente ativo completamente diferente dos outros, tem vários circuitos de amplificador do tipo classe C para converter os sinais emitidos pelas estações de rádio. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Carlosst disse:

@cesardelta1 Eu vi um esquema em que claramente eu identificava o Tda de saída, de amplificação. Só que tinha outros tdas no esquema que vinham antes. Esses chips são usados normalmente também pra pré?

A nomenclatura TDA apenas indica que o circuito integrado foi projetado ou fabricado pela Philips. 

Existem centenas (ou até milhares) deles que podem ser usados em qualquer tipo de aparelhos eletrônicos. 

Podem ser pré, equalizador, oscilador de AM e FM, circuito do CD ou toca fitas e por aí vai. 

Existem CIs com essa sigla em TVs e vídeo K7 também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Carlosst disse:

@Mestre88Legal, conhecendo mais! Tem um toca discos da Gradiente que precisa de alimentação, creio que seja uma exceção, é um modelo TT. Neste caso ele tem dentro dele o pré, estou correto?

Provavelmente é pra alimentar o motor, alguns tem um circuito eletrônico pra manter o prato em 33 ou 45 rpm. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei entre o final do ano passado 2 aparelhos antigos. Um da Gradiente e um da CCE. O primeiro veio com a parte de CD com problema logo de cara, mandei pra orçamento, e passado uns 3 meses e o cara não me deu retorno. Acabei pedindo pro meu tio pegar de volta, e acabei chegando a conclusão de que era melhor eu aprender a reparar, mesmo com poucos conhecimentos. Ele começou a dar problema em outra parte também, no display e nos comandos dos botões frontais. Isso eu consegui arrumar. Ele apagava o display depois de um tempo ligado e os botões de seleção, volume, sintonia ficavam inoperantes, até o power. Consegui solucionar, trocando uns capacitores ligados diretamente ao processador.

adicionado 3 minutos depois

@Mestre88 Com certeza é do motor mesmo, eu tinha me esquecido deste detalhe. Com pré mesmo, acho que só um modelo da Aiwa, que acho que nem foi fabricado aqui no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Carlosst disse:

Ele apagava o display depois de um tempo ligado e os botões de seleção, volume, sintonia ficavam inoperantes, até o power. Consegui solucionar, trocando uns capacitores ligados diretamente ao processador.

Esse Gradiente DS800 que eu citei posts atrás as vezes faz isso, porém não é sempre, já troquei até os botões e não resolveu. Qualquer hora vou ver se tem esses capacitores nele também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Carlosst disse:

@Mestre88 Eu troquei inicialmente um capacitor estufado, e isso melhorou um pouco, a solução mesmo foi trocar outros que aparentemente estavam bem, inclusive ceramicos.

Bem por aí mesmo, talvez no meu caso tenha algum que esteja solto, já que o defeito aparece e some. O defeito inclui somente os botões do sintonizador do rádio e a tecla power, as outras funções ficam com outros processadores (o aparelho tem 3).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 03/05/2017 às 18:31, Carlosst disse:

@Mestre88Eu comprei no ano passado um gradiente dos anos 90, pena que ele tem um TDA. Apesar disso até que eu consigo ouvir num som relativamente alto , um som sem distorção. Ele tem um equalizador de apenas 3 bandas. Vou ver na internet o seu modelo, fiquei curioso! Vi o aparelho, caraca, tem uma oferta no mercado livre dele, por 2500,00 Coisa de doido!

 

Coisa de doido mesmo, pode ter certeza que não vale tudo isso, nem se tiver com a pick-up e o toca CDS (que era vendido separado) funcionando, ou até mesmo se for o DS1000 que era da mesma linha, mas tem uns recursos a mais e um VU Meter do tipo Bargraph.

Tem aparelhos mais antigos ou mais novos que esse e que tem um som de qualidade muito melhor.

Nem mesmo no Sansui que eu postei a foto eu pagaria uma quantia tão alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Carlosst disse:

@Mestre88 Pode ser realmente solda fria. Fica mais simples quando é separado, os botões pra cada processador. No meu caso era só um mesmo, então dava pane geral.

Pior que eu já procurei e não encontrei nada, imagino que seja um componente defeituoso mesmo. 

A placa do painel desse aparelho dá muito trabalho pra tirar, praticamente tem que desmontar tudo, tirar os botões e uns 15 parafusos, fora os encaixes de plástico que se quebrar a placa fica solta.

Tá aí o porque de eu não ter pego pra consertar ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Mestre88 disse:

Pior que eu já procurei e não encontrei nada, imagino que seja um componente defeituoso mesmo. 

A placa do painel desse aparelho dá muito trabalho pra tirar, praticamente tem que desmontar tudo, tirar os botões e uns 15 parafusos, fora os encaixes de plástico que se quebrar a placa fica solta.

Tá aí o porque de eu não ter pego pra consertar ainda.

Isso é que desanima, o CCE que eu to tentando reparar, também tem muitos parafusos, eu tirei a placa frontal 2 vezes, já, e vou ter que fazer outras vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Carlosst disse:

@Mestre88 Putz, eu não vi que era da Sansui! Quanto você pagou na época? Essa marca é top, ou foi pelo menos. É aquele que você trocou os transistores originais por TIPs não?

Meu pai comprou aquele aparelho a preço de banana já queimado, ficou guardado por anos aqui em casa. Não funcionava nenhum canal, um estava em curto e o outro não funcionava porque tinha um resistor queimado no pré amplificador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Mestre88 disse:

Meu pai comprou aquele aparelho a preço de banana já queimado, ficou guardado por anos aqui em casa. Não funcionava nenhum canal, um estava em curto e o outro não funcionava porque tinha um resistor queimado no pré amplificador.

 

É por isso que quero aprender a restaurar, esse gradiente que comprei, paguei 100 reais, com ele funcionando o amp, tuner, tape deck e o toca discos e ele veio com as caixas originais. Tudo muito bem conservado. Só o CD player que não funciona. O CCE, paguei 60 reais, só que tá com problema no equalizador, tape deck só funciona de um lado, e o toca discos, ele oscila a rotação do disco. Fica ruim, quando roda o LP. Este, também tá com problema no CD player, deve ser o driver com problema, não tenho certeza. Eu quero pegar um receiver assim como o seu pra arrumar. Eu sei que de qualquer forma quando a gente compra um vintage, ele pode ta funcionando normalmente. Mas sempre vai apresentar problemas em uma ou outra parte do circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Mestre88 disse:

Provavelmente a correia está frouxa ou suja.

Olha, que nem imaginei isso, já imaginei 2 hipóteses: problema no regulador de tensão pro motor, ou no próprio motor. Conforme o uso ele vai acumulando poeira dentro. Eu tava pensando em mergulhar ele em alcool isopropílico e girar ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Carlosst disse:

problema no regulador de tensão pro motor, ou no próprio motor

Defeito raro, mas não impossível.

 

6 minutos atrás, Carlosst disse:

Só o CD player que não funciona

Pode ser sujeira também, mas o ruim é quando estraga o leitor, pois são componentes do tipo "mosca branca".

Parte eletrônica do CD Player dificilmente dá problema, maioria das vezes é mecanismo ou cabeçote.

9 minutos atrás, Carlosst disse:

só que tá com problema no equalizador

Esse pode ser problema com os potenciômetros (gastos ou sujos), ou solda fria.

10 minutos atrás, Carlosst disse:

tape deck só funciona de um lado

Cabeçote, mal contato em soquetes, componentes ou na chave Rec/Play (se tiver).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 O CD player simplesmente não roda, e quando a gaveta entra, a lente não se movimenta e nem acende a luz.

O equalizador, eu já ataquei limpa contato na trilha do potenciometro, é do tipo deslizante, só que não adiantou, só funciona uma banda. Eu não sei se posso encontrar o CI de equalização, vou ver se tem na Santa Ifigenia. Quanto a solda fria, eu examinei e as soldas são muito bem feitas.

Tape deck, o lado que não funciona, não gira o eixo, preciso saber se tá emperrado ou algo assim. Durmo cedo, já vou me deitar, se quiser postar, amanhã eu leio. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Carlosst disse:

Tape deck, o lado que não funciona, não gira o eixo, preciso saber se tá emperrado ou algo assim.

Pensei que era apenas um canal, nem me liguei que era Duplo Deck.

Usa o mesmo motor para os dois decks?

 

4 minutos atrás, Carlosst disse:

O CD player simplesmente não roda, e quando a gaveta entra, a lente não se movimenta e nem acende a luz.

Faz tempo que eu não mexo com CDs, mas pelo que me lembro tem uns interruptores embaixo da gaveta, eles servem pra "avisar" ao circuito de controle se a gaveta está aberta ou fechada. Eles acionam a lente para saber se tem CD ou não.

 

2 minutos atrás, Carlosst disse:

Eu não sei se posso encontrar o CI de equalização, vou ver se tem na Santa Ifigenia.

Com certeza deve ter, essas coisas se encontram no nº 295 da Stª Ifigênia. Tudo o que eu precisei encontrei lá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...