Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Luciano Nunes_558815

Carregador baterias com regulagem de corrente

Recommended Posts

Olá pessoal venho trazer a vocês um esquema de carregador o qual podemos regular a tensão final e a corrente conforme a bateria que se deseja carregar.

a principio eu precisaria de um carregador apenas 1 que pudesse carregar uma gama de baterias das pequenas ate uma pouco mais de 100 ampere

Gostaria que o pessoal que entende bem de fontes e carregadores avaliasse este projeto afim de melhorar ele ainda mais se possível.

Foi dimensionado para entregar até 8 ampere em carga e podendo ser ajustado de 600ma ate proximo dos 8 ampere como foi a proposta

Foi dimensionado para ajustar tanto com baterias sem manutenção e baterias com manutenção, para isso se faz necessário o ajuste de tensão final o qual não precisa de carga para ajuste

fiquem livres para comentar sobre o projeto e seu uso ok

segue abaixo

Carregador_com_corrente_ajusta

Atualmente estou usando basicamente este mesmo esquema citado a unica modificação a que fiz foi usar um lm723 no lugar do operacional, mas este mesmo esquema acima foi montado e testado com baterias até 60 ampere e se comportou como o esperado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

não analisei com a profundidade que você e o circuito merecem. Confesso que a disposição das peças (transistor 'plantando bananeira') tornam a análise um pouco sofrível. P.ex. de início não percebi limitador de tensão com facilidade.

Um adicional curioso seria implementar corrente constante até atingir a vmáx da bat. O seu até que faz isso mas penso que só no início da carga.  O ideal mesmo seria estudar a curva de carga da bat. Cada tipo tem a sua. Mas acho que seria muita flatulência pra pouca...fase. obs: a 'fase' seria a implementação e não seu circuito ok???!!

Mas me bateu uma curiosidade: lm723 ainda vive?

Compartilhar este post

Link para o post

@Isadora Ferraz comprei quatro LM723 outro dia, Inclusive, por coincidência era justamente para fazer uns circuitos carregadores de bateria 24V mesmo.

Paguei R$0,60 cada enquanto o LM317 custa quase R$4,00 cada( aqui onde eu compro).

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Obrigado pessoal por responder.

Sim o LM bom e velho ainda e peça corriqueira nas eletrônicas de componentes.

Sobre o circuito do carregador isadora ele se mantém a corrente ate atingir em torno de 13,2 desta tensão ate 13,6 vai descendo lentamente a corrente até cair em 600ma mais ou menos.

Digamos que eu tenha ajustado para 4 ampere assim sendo posso colocar uma bateria esgotada com 9v por exemplo, o carregador irá baixar a tensão mas a corrente irá se manter em 4 amperes até ele atingir 13 volts alguma coisa, dai para frente ele irá reduzindo até chegar ao 13,8 que foi setado ali no esquema. teoricamente ele iria parar a corrente nesta tensão, mas como a bateria sempre tende a descer ele permanece em flutuação. acredito que para ele manter esta tensão sem cair vá levar alguns dias na flutuação para que o led verde acenda e indique final de carga.

apesar que meus testes reais foram em baterias esgotadas e baterias com meia vida útil, não testei com bateria semi nova por exemplo.

mas até aonde entendi e projetei seria essa a ideia do carregador.

veja ai de uma olhada na salada, fiz ele em simulador e depois fiz realmente o circuito já com os cálculos e ajustes semi prontos e ficou como o esperado.

melhorias que poderíamos verificar seria no conjunto de transistores de potencia talvez usar tip147 claro trocando a topologia, não sei se seria viável ou talvez melhorar o monitoramento de bateria com carga completa, pois ainda não me agradou aquele arranjo ali nunca termina para o LED apagar, eu saberia ver que a bateria entrou em flutuação pelo fato do amperímetro estar quase 0 mas outra pessoa iria esperar e ficar na duvida pois não apagou o led de carga

veja ai e fique a vontade para opinar, claro esqueça o padrão do esquema pois foi feito em programa burro ou operador burro kkk

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais