Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete mini, qual o melhor custo beneficio?


Posts recomendados

Oi. Estou querendo montar um desktop, meu quarto é muito pequeno, preciso otimizar espaço, por isso pensei em comprar um gabinete bem compacto, um mini/micro tower (esses quadradinhos bem compactos). Estou de olho no Thermaltake Core V1, tem numa loja aqui perto por 250 reais. Moro em Fortaleza, aqui é um tanto quente. Pelo fato das peças ficarem muito juntinhas e com o clima que não é dos melhores, será que terei problema de peças esquentando? vocês tem sugestões de outros gabinetes mini tower baixo custo?

 

* Costumo usar um ventilador com vento na direção minha e do pc. Não fica calor tb não.

 

*Pretendo montar o seguinte desktop.

placa-mãe gigabyte h110m-h

processador core i5 6600 com cooler t2 blizzard

memória ram hyper x 8gb ddr4

Ssd card 480gb Sandisk Plus

fonte xigmatek tauro 500m modular 80plus bronze

vga gtx 1060 6gb (ainda vou escolher o modelo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem um problema na configuração, essa placa-mãe é mATX, é grande demais. Você precisa de uma mITX. Talvez caiba com mod, mas tem que pesquisar.

 

Também estou montando algo mini-itx. Não sei muito sobre o Thermaltake Core V1 ainda, então não opinarei sobre ele agora, mas achei bem lindo, e o preço está aceitável. O que posso dizer é que você tem que ter algumas coisas em mente ao procurar um gabinete do tipo:

 

- Tamanho da fonte

- Tamanho da placa de vídeo

- Altura do cooler do processador

- Temperatura/airflow

- Nível de barulho que considera tolerável

 

O PCPartPicker é excelente para descobrir se os componentes estão grandes demais.

Os gabinetes que pesquisei à fundo são o CoolerMaster Elite 110, Silverstone Sugo SG05 e o SG13 também. Todos esses têm chassis muito parecidos com o Core V1, imagino que foram baseados no mesmo projeto.

 

CoolerMaster Elite 110 é relativamente fácil de encontrar. Está em média R$170,00-250,00. Aceita fonte ATX de tamanho regular, mas é esquisito, além de ficar em cima ela fica em uma janela parcialmente projetada para fora. Só aceita aircoolers baixos. Tem design utilitário, mas meio que lembra uma caixa de som. Se não me engano já vem com um fan. Ele não tem um airflow tão bom quanto os Sugo, podendo esquentar, e li vários reviews reclamando de barulho (o gabinete vibra com os fans em alta rotação!). Descartei como opção.

 

Elite110-dimensions.jpg

 

Os Silverstones também tem fonte em cima. São ligeiramente menores que o V1, mas é pouca coisa. O SG05 está entre R$130,00-250,00. O problema dele é que está extremamente difícil de achar no mercado brasileiro. Até mandei um e-mail para a Silverstone perguntando se foi descontinuado, e negaram. Essa versão do gabinete só aceita fonte SFX, mas muita gente faz um mod simples e coloca fontes maiores. A placa de vídeo pode ser até 10.5 polegadas com mod também; o airflow dele é bastante elogiado. Aircoolers ainda precisam ser mais baixos, mas ele acomoda watercoolers se não me engano. Tem slot para leitor de disco. Vem com 1 fan. Tem design utilitário. As pessoas reclamam que a tinta do Sugo pode arranhar um pouco fácil (não é um problema para mim pois pintarei).

 

sg05-dimension.jpg

 

O SG13 é um pouco mais fácil de achar, mas está cerca de R$300,00. O fabricante implementou todos os mods que fazem no SG05, portanto esse já aceita fontes ATX regulares de fábrica, placas de vídeo de tamanho decente, bom airflow, aceita alguns aircoolers e vários watercoolers, o design é um pouco mais feio (hahahah). Tem versão com mesh frontal, que dá uma queda de alguns graus na CPU mas pode fazer barulho dependendo dos seus fans, e uma versão com painel frontal de alumínio escovado. Vem sem fan.

 

sg13_option_front-500x246.jpg

 

Quanto à temperatura mantenha memórias de perfil baixo para melhorar o fluxo de ar, e pense com cuidado sobre o cooler da CPU. Como o gabinete é pequeno o ar aquecerá mais rápido, se você não remover o ar quente com eficiência um cooler grande não só impedirá a passagem de ar como ficará puxando esse ar quente. Moro no Rio, e a temperatura aqui pode subir bastante também, e tenho quase certeza que usarei um watercooler para manter o máximo de espaço aberto e de quebra jogar ar fora/dentro do gabinete. A fonte botarei jogando o ar quente para fora, do contrário viraria uma estufa.

Seja qual for o gabinete que comprar dá uma passada aqui para dizer o que achou dele! Temos muito interesse. (:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafaelkwesley a loja é exclamação games, ele vende por mercado livre, mas tb pelo endereço físico. Joga no Google q tu acha.

adicionado 1 minuto depois

@Nihal quanto ao tamanho da placa-mãe não atentei pra isso, vou pesquisar. Vi videos no youtube com placas de vídeo até grandes, claro que com 3 fans talvez não caiba. Mas 2 fans cabe de boa.  Vi videos tb com air cooler básico, caberia de boa o t2 blizzard ou parecido. 

 

Por isso minha dúvida. Fosse pra montar um mini gabinete com water cooler e tudo que tem direito nem me preocuparia. Mas quero o gabinete mini com melhor custo benefício e segurança. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, só que às vezes um watercooler é o melhor custo benefício segurança. Não adianta colocar um aircooler de entrada se ele não tiver desempenho esperado por conta da configuração do gabinete ou até piorar a situação. Temperatura é uma preocupação em gabinetes pequenos, especialmente para quem vive em locais quentes. 10-20ºC farão uma diferença insana. Pesquise com cuidado. Ex.:  Conseguindo achar um SG05 pelo preço da pichau + um bom cooler de R$200 sairia mais barato que o V1 + cooler de R$50 + 2 fans de 80mm*.

 

E no caso de mini-itx escolha as peças se baseando no tamanho. Não estime nem compare com outras peças que pareciam grandes em vídeo/foto, verifique os requerimentos do gabinete e então verifique as dimensões do modelo exato do componente que está pegando. Dito isso dei uma lida por alta sobre o V1 e algumas coisas são preocupantes:

 

Ele vem com um fan de 200mm, que é ótimo, e a maioria das pessoas diz ser silencioso, mas vi muitos reviews frisando que é importante colocar 2 fans de 80mm na traseira ou o fluxo de ar não fica bom, especialmente com aircooler. Também dizem para prestar atenção na altura do aircooler se for usar pois nem tudo cabe. Acho que o T2 fica no limite. E alguns usuários reclamaram que algumas placas de vídeo que deveriam caber segundo as specs do gabinete não cabem. Outra reclamação recorrente é que apesar de ter um bom design para distribuição de calor o gabinete tem algumas áreas mal aproveitadas, deixando-o maior que deveria ser, as baias de hd/sdd são ruins. O diferencial fora o fan enorme e design atraente é que parece ser possível trocar todos os painéis de posição, inclusive fundo. É o primeiro cubo de ~30cm que vi versátil assim, ele permite muitas arrumações diferentes e dá bom acesso à PSU placa-mãe, facilitando muito montagem e manutenção.

É isso. Recomendo muito que leia reviews na Amazon e NewEgg para conhecer o produto melhor, e se tiver paciência visite tópicos dedicados ao modelo do gabinete em outros sites de hardware. Tem muita coisa útil, dá para descobrir todos os pontos fracos e como contorná-los lendo esses tópicos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grande vantagem dos cases Corsair é que são sob medidas para os water coooler da mesma fabricação, agora se quer algo maior o Obsedian é indicado:

 

http://www.corsair.com/pt-br/carbide-series-air-240-high-airflow-micro-atx-and-mini-itx-pc-case

 

 

 

Eu tenho um desses ai do link, só que é modelo Obsedian 750D, para grandes watter coolers e placas de vídeo:

 

http://www.corsair.com/pt-br/obsidian-series-750d-airflow-edition-full-tower-atx-case

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal beleza cara, valeu pelas dicas, são bem relevantes. Vou ver com muita calma mesmo, pois estou muito receoso de montar um desktop tão pequeno. Se eu ver que não é uma boa, darei um jeito, nem que eu tenha que dormir no chão pra por um gabinete maior mesmo, haha. Por isso coloquei aqui no fórum. 

adicionado 6 minutos depois

@Nihal o que você me diz desse? http://www.kabum.com.br/produto/63664/gabinete-corsair-mini-itx-obsidian-series-250d-sem-fonte-black-cc-9011047-ww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...