Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como aumentar corrente de fonte atx


Danttes

Posts recomendados

Boa Tarde Amigos Do Clube!!

Bom, Eu Gostaria De Saber Se Algum De vocês Pode Tirar Uma Duvida Que Eu Tenho.. É O Seguinte!

 

Em Uma Fonte Atx Onde A Saída +5V Tem 14 Amperes E A Saida +12V Tem 12 Amperes? Será Que Eu Posso Combinar Os Fios Das Duas Saidas Para Chegar A Uma corrente De 26 Amperes?

 

Alguém Pode Me Ajudar??

 

Grato Desde Já!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Danttes disse:

Boa Tarde Amigos Do Clube!!

Bom, Eu Gostaria De Saber Se Algum De vocês Pode Tirar Uma Duvida Que Eu Tenho.. É O Seguinte!

 

Em Uma Fonte Atx Onde A Saída +5V Tem 14 Amperes E A Saida +12V Tem 12 Amperes? Será Que Eu Posso Combinar Os Fios Das Duas Saidas Para Chegar A Uma corrente De 26 Amperes?

 

Alguém Pode Me Ajudar??

 

Grato Desde Já!!

Não entendo nada de eletrônica, mas pra mim parece meio óbvio que não tem como fazer isso devido às particularidades de cada linha, mas deixe o pessoal mais entendido responder, com o @faller

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lol, não, você não pode combinar correntes dessa forma. Corrente dentro de uma linha de tensão de uma fonte é uma capacidade individual daquela linha Aí uma coisa é a saída de +12 V, e outra coisa é a saída de +5 V, elas correm de forma independentes e são usados de formas diferentes nos quais são ligados.

Pegar e combinar fios de diferentes da forma que você está falando nada mais é do que fechar um curto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para explicar melhor o que você está tentando fazer? Você quer chegar nessa corrente de 26 A de que forma e em que tensão?

Edit: deixe eu explicar de uma forma mais clara. Tenho a impressão que você nem entendeu o que é corrente. Corrente elétrica nada mais é do que o fluxo de carga elétrica. Quando a etiqueta de uma fonte declara que essa fonte possui 10 Ampére na linha de +12 V, por exemplo, essas 10 A querem dizer que esse é carga elétrica (no caso, 10 Coulomb) que ela comporta alimentar durante um determinado período de tempo (1 s). Se você passa a requisitar uma corrente maior do que essa, significa também que você está puxando uma carga maior dos componentes responsáveis pela alimentação daquela linha em particular são capazes de comportar. Parece que você quer fazer uma ligação em paralelo para aumentar essa capacidade de suporte à corrente elétrica... ...o que não é possível dada as tensões diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só se você tivesse um transformador +5 V -> +12 V. Mas bom, vejamos, a linha de +5 V tem uma capacidade de 14 A, o que significa que ela consegue fornecer 70 W de potência.

Esses 70 W poderiam ser aproveitados com esse transformador, mas essa conversão não acrescentaria mais do que 5,8 A na linha de +12 V, isso assumindo que não haveria nenhuma perda nesse processo de transformação (ou seja, uma conversão com 100% de eficiência, o que não existe na prática). Daí somando a capacidade com a linha de +12 V da fonte, você teria 19,8 A para usar com componentes que alimentem da tensão de +12 V.

Resumindo, seria muito mais simples comprar uma fonte capaz de fornecer esses 26 A na linha de +12 V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Na verdade nem sei como e onde se consegue um transformador desses, foi apenas uma hipótese que me veio à cabeça.

E eu vou repetir mais uma vez, e em caps, porque você não entende de outra forma.

NÃO HÁ A POSSIBILIDADE DE VOCÊ TER A SUA FONTE XING-LING FORNECENDO 26 A NA LINHA DE +12 V.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Danttes disse:

@Internet Ok Amigo, você Poderia Me Passar Alguma Dica De Como Posso Alcançar A corrente De26A?

 

É simples...

Na hora de comprar a fonte você olha a etiqueta da mesma e escolhe alguma que consiga entregar 26 Amperes ou mais e dai decide pela compra. Qualquer um faz. Você consegue.. Acredite..

 

Em não sendo assim não da jeito mesmo, não tem como sair combinando correntes a toa como queres..

Mas observe, 12V x 26A são 312 Watts... Que diabos queres fazer com uma fonte de bancada com tamanha potência. Acho que não vais ter uso para isso tudo e muito melhor, como fonte de bancada seria uma fonte ajustável, de 2 a 20 Volts x 4 ou 5 Amperes. Tenho somente uns cinquenta anos de bancada e não lembro de ter necessitado de mais do que isso..

 

Veja ai na etiqueta, só como exemplo:

EVGA-400W-11.jpg

Ou então adote uma dessas dai:

http://www.nodaji.com.br/fonte-industrial-dc-12v-30a---biv-s-350-12-ifc1230000001/p

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Passei A Tarde Pensando E Realmente, 26A É Muito Para O Que Pretendo Fazer... No Máximo Vou Precisar Apenas De 20A... O Propósito É Uma Fonte De Bancada, Mas Que também Se Possa Recarregar Bateria Automotiva, Entende??

 

Obrigado Pelas Dicas Amigo...

 

E Se você Poder Me Mandar Um Esquema De Como Fazer Uma Fonte Ajustável, Como você Citou... Eu Ficarei Ainda Mais Agradecido!!

Abraços..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Danttes disse:

@faller Passei A Tarde Pensando E Realmente, 26A É Muito Para O Que Pretendo Fazer... No Máximo Vou Precisar Apenas De 20A... O Propósito É Uma Fonte De Bancada, Mas Que também Se Possa Recarregar Bateria Automotiva, Entende??

 

Obrigado Pelas Dicas Amigo...

 

E Se você Poder Me Mandar Um Esquema De Como Fazer Uma Fonte Ajustável, Como você Citou... Eu Ficarei Ainda Mais Agradecido!!

Abraços..

Ainda 20 Amperes é um exagero. Baterias de automóvel tem uma capacidade máxima por volta dos 70 Amperes se muito. Carregamento da bateria com 10% da capacidade da mesma é o mais indicado o que daria portanto 7 Amperes..

 

Eu mesmo tenho dois esquemáticos de fonte para bancada ai no fórum postados.

Repare:

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem   

 

Fonte para bancada - Uma visão diferente    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...