Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tv samsung ln40c530f1m não sai do stand-by


Posts recomendados

@Eletrohouse oi,

O fato da TV não sair do standby pode ser por um curto em alguma placa, falha no micro, falha na fonte mesma ou algum componente na placa principal.

 

Tá e como enxugamos isso?

 

bom, primeiro você disse que testou todas as tensões da fonte. eu acho que isso é um pouco improvável ,  porque o micro ainda mantém as tensões +B desligadas.

 

AÍ não temos áudio, sem sintonia, lâmpadas apagadas e tal.

 

Deste modo ,  tudo o que você deve ter ligado aí ,  é só o A5V e talvez uma tensão no PS on.

 

SERIA de extrema importância se você repetisse a tensão que aparece no PS on. ponha lá o multímetro e segure por uns 10 Seg. pra ver se o comando está variando.

 

O mesmo deve ser feito com as outras tensões +B também.

 

CASO todas as tensões estejam oscilando, 0 ao valor ideal, seria interessante que você desligasse o inverter. Em seguida, veja se as tensões se estabilizaram.

 

Caso não aconteça nada ,  você deve ligar o inverter novamente e desligar a Tcon. ligue o aparelho e meça as tensões.

 

PRa continuar ,  eu preciso saber as medidas das tensões. 

 

PRA me chamar, basta me mencionar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro olá, boa tarde! A princípio havíamos testado as tensões da fonte com a placa isolada do circuito, as mesmas apareceram exatamente como indicado na tabela do conector. Após ler a sua mensagem refizemos os testes de acordo com o que você mencionou, primeiro desligando a placa do inverter, as tensões apareceram oscilando entre 0 e a tensão correspondente ao pino.  Depois fizemos os testes desligando a placa TCON, as tensões apareceram da mesma forma. notei também que no pino aparece uma tensão oscilando entre 0 e 2V aproximadamente. Espero que estas informações sejam úteis na nossa avaliação. Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

Se as tensões estão oscilando dessa forma é vem provável que o micro esteja tentando liberar a as outras tensões, porém não consegue.

 

Se tem A5 V é sinal que a fonte está funcionando ,  e tem alguma coisa acionando o circuito OVP ou OLP.

 

Contudo, se faz necessário seguir esse conector que sai da fonte e entra na placa principal.

 

Em seguida, você vai desconectar, abrir, os fios de 24V do Amp., e outras também como a do circuito de sintonia.

 

O importante é que fique o Ground,  5v e pson, pode deixar o Bl-on e demais.

 

A ideia é retirar os circuitos que consomem maia energia depois do +B.

 

Feito este teste, me responda se a mesma saiu do standby. 

 

Ps: é claro que vai faltar alguma coisa, como som e sintonia, mas o importante agora é acender a tela.

 

Para me chamar ,  basta mencionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro Olá, boa tarde, 

 Desligamos todas as tensões secundárias(B13V, B5V).Deixando apenas o A5V, PS_ON e o GND, mesmo assim a TV continua oscilando as tensões tentando partir, mas não sai disso.

Obs: neste modelo as tensões são de apenas 5V e 13V.

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eletrohouse

Oi,

Agora seu defeito se resume a poucas coisas.

 

Vamos lá...

 

Como a tensão está baixa ,  e oscila também, é sinal que o opto está despolarizado.

 

A tensão desenvolvida do lado primário é insuficiente para crescer e alterar o tempo ON dos FETS. sem isso a tensão NÃO sobe.

 

Por isso dá uma conferida no próprio opto, se a tensão de referência do regulador está com os 2,5V.

 

Se houver essa tensão lá, ou ao menos não houver componentes ruins ali,  voce pose passar lá pra fonte PFC.

 

POIS, reduzido as causas, o defeito recai sobre ela.

 

Testa aí e depois me fala . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Ola amigo vi que você quer judar o nosso amigo que relatou esta com um problema da tv só ficar no standby, pois bem, estou exatamente com o mesmo problema, medi todas as tensões de saída da fonte e todas estão variando, ou seja, as de 13v dão 13 e depois cai pra zero e as de 5v a mesma coisa.

Retirando os fios do 5v a tv acende os leds normalmente e estabiliza as tenções de 13v e uma de 5v também estabiliza, ficando duas de 5v com problema.

 

Identifiquei na placa logica um componente queimado e estou enviando a foto.

Pode ser que o problema esteja apenas nesse componente, o problema é que sou estudante e não consegui identificar o nome nem a descrição do componente para comprar, tendo em vista que não tenho outras placas para extrair esse componente.

O que eu tenho que fazer nesse caso?

Dá para comprar apenas o componente na internet?
Ou tenho que arrumar uma placa sucata?

editado.thumb.jpg.e389e0823f0a6b603b48f6ff7291ee11.jpg


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

sua tv e do mesmo modelo que foi informada no título do tópico?

 

tenho outras dúvidas:

 

na foto isso é um transistor, mas pra saber o código coreto só é possível apenas pelo esquema, dado a situação que o componente se apresenta.

 

Observando direitinho dá pra perceber que os danos aí foram grandes. Posso supor que o que causou isso veio do outro lado, e não é o da fonte.

 

A Tv não arranca devido a um provável curto na linha de 5V.

 

desligue o flat do sinal LVDS e veja se o curto existe também do outro lado(provavelmente a T-con).

 

olha direitinho a T-con e a V-con/ procure por sinais de  oxidação nos conectores, trilhas e/ou componentes com aparência incomum ou um tanto que suspeitas em cima e embaixo das placas.

 

Nao tenho certeza qual a função do transistor em questão, mas devido à sua posição eu imagino que funcione como uma chave com função apenas de habilitar algum outro circuito depois que o tv entrar no modo ON (se for isso fica fácil pra dar um jeito)

 

a foto pode estar me pregando uma peça, mas observando com mais calma, vi que tem trilhas comprometidas e dois indutores que apresentam visualmente estar avariados. Eles estão localizados bem próximos do ponto onde marcou na foto (se tal fato for verdade, é possível que não chegue informação correta na t-con e por tanto não teremos imagem correta)/ pra isso analise usando um ohmimetro.

 

Tens um trabalho ai.

va com calma e não saia retirando todos os componentes sem razão sólida, visto que a região está demasiadamente comprometida. 

 

o correto seria que substituísse a placa de sinais e depois a t-con.

 

se a tv e sua quer aprender, imagino que poderia, se tiver a seu alcance a condição de comprar placas usadas boas ou novas mesmo, já valeria pelo aprendizado.

 

agora, se diante do exposto deseja ir mais fundo, saiba que tens direito e é normal procurar o aprendizado e não ser apenas um trocador de peça.

 

Abraços ;)

 

 

adicionado 2 minutos depois

Fique a vontade pra perguntar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...