Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
jhon.farias

Qual linguagem de programação para jogos

Recommended Posts

Eu gostaria de começar a programar jogos, já sei programar em HTML, CSS e JavaScript (jogos de perguntas e resposta do navegador) mas eu gostaria de fazer jogos mais complexos, com personagens, mecânicas diferentes, minha principal inspiração é Don't Starve, já tenho ideia de algum jogo mas falar isso sem saber programar é a mesma coisa que não ter nada. Disseram que era pra começar em LUA, Java, C++, até usar programas prontos, mas eu gostaria mesmo era de fazer minha própria engine.

Vou cursar ciências da computação assim que sair do colégio, e não acho que gastar dinheiro com um curso comum agora será uma boa ideia.

Obrigado pela atenção.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@jhon.farias Olá,

Bom, a definição da linguagens varia com a plataforma na qual você vai desenvolver.

Basicamente existe uma IDE que facilita as coisas, onde você programa em uma única linguagem e exporta para várias outras plataformas. Como é o caso da Unity/3D.  Com ela por exemplo, você pode desenvolver um jogo utilizando Javascript ou C#. Depois exportar para diversas plataformas, até mesmo linux.

7 minutos atrás, jhon.farias disse:

mas eu gostaria mesmo era de fazer minha própria engine

Não perca tempo reinventando a roda. Desenvolver uma engine do zero, requer MUITO estudo e tempo. 

As empresas que desenvolvem seu próprio motor gráfico, gastam milhões com uma equipe gigantesca.

Por isso é muito melhor você utilizar uma engine já pronta com todos os sistemas de física, partículas, colisões e etc..  e moldando seu jogo em cima dele.

Por isso recomendo utilizar uma engine existente. Por exemplo eu fiz um jogo para PC, estilo infinity running utlizando o Unity e linguagem C# em estilo 2D

Esta mesma engine, poderia ter feito em 3D, em primeira pessoa,  terceira pessoa,  jogos de corrida.. e etc..  ele tem um infinito arsenal recursos para todo os tipos de jogos.

Resumo, o que eu quis dizer é que reinventar uma engine é a mesma coisa que você querer reinventar a roda.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Eu queria fazer um jogo estilo Don't Starve, tipo visão isométrica, e programar em C# acho cursos na internet facilmente dele? (grátis), e o Unity vai me permitir fazer com essa visão isométrica ou eu ficarei preso somente em 2D e 3D?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@jhon.farias Cara, o unity/3d permite fazer qualquer tipo de jogo, inclusive a visão isométrica.

Veja um exemplo:

O vídeo é só um exemplo, a não ser que você entenda espanhol :P 

Veja este outro exemplo

Você acha facilmente diversos videos aulas no youtube e sites falando sobre unity 3d e C#  

PS: os gráficos do vídeo é simples, você pode usar texturas em alta definição se quiser...  deixar um jogo a nível de Diablo 3, Grin dawn, Van helsing inclusive  Don't Starve.

Editado por DiF
    • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 18 horas atrás, DiF disse:

@jhon.farias Cara, o unity/3d permite fazer qualquer tipo de jogo, inclusive a visão isométrica.

Veja um exemplo:

O vídeo é só um exemplo, a não ser que você entenda espanhol :P 

Veja este outro exemplo

Você acha facilmente diversos videos aulas no youtube e sites falando sobre unity 3d e C#  

PS: os gráficos do vídeo é simples, você pode usar texturas em alta definição se quiser...  deixar um jogo a nível de Diablo 3, Grin dawn, Van helsing inclusive  Don't Starve.

Obrigado me ajudou bastante.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais