Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
.dan

I5 4570 + GTX 970 = baixa performance e 100% de CPU

Recommended Posts

Bom dia amigos, tudo bem?

Estou recorrendo a ajuda de vocês pois não sei mais o que fazer. Não estou satisfeito com o desempenho do meu equipamento, gostaria muito de opiniões sobre o que pode estar acontecendo. Primeiramente minha configuração:

 

- Processador i5 4570

- placa-mãe Asrock Extreme3 Z87

- Fonte Corsair 600w Cx600M

- GPU GeForce GTX 970 MSI Gaming 4Gb

- 8 Gb RAM Corsair Vengeance 1600 Mhz

- SSD Samsung EVO 750 - 240gb

- Windows 10 Pro

- Monitor Philips 144hz

- Cooler TX3

- Gabinete Thermaltake V4 com diversos coolers colocados de forma a manter fluxo de ar frio entrando e quente saindo.

 

Montei esse computador em Outubro de 2013, alguns updates foram feitos depois, como por exemplo o SSD e o monitor. Eu não ligo muito para gráficos, gosto de jogar jogos FPS online e prezo mais a quantidade de frames do que a qualidade da imagem. Como tenho um monitor de 144 hz, eu desativo tudo que posso para pelo menos chegar nesse FPS.

 

CS GO: Há algum tempo noto quedas de FPS, jogando em 1024x768p streched, com tudo no LOW e desligado, fica em torno de 200 FPS. Em trocas de tiro ou bombas, cai para 180, por ai. Não era assim, algo fez meu rendimento cair, tenho certeza que essa configuração consegue rodar cravado em 300 fps nessa resolução. Pra quem joga com umpouco mais de seriedade, quedas desse tipo atrapalham e muito a jogabilidade, por exemplo na abertura ou fechamento do scope da AWP, bunny hop, etc.

Já desativei a porcaria do DVR do aplicativo do Xbox.

 

BF1: Fica praticamente impossível de jogar. Com tudo no LOW e desligado, o uso de CPU fica em 100% todo o tempo, medido pelo MSI Afterburner, com FPS baixíssimo, vejam a SS abaixo. 55 FPS em cenas de movimento. Quando estou parado, bate 100 FPS, mas com certeza tem alguma explosão, ou passa um avião que faz com que o FPS comece a cair.

Estou usando 1920x1080 144hz, já tentei baixar a resolução e a situação piora, pois acredito que quanto mais baixa a resolução, mais processador o jogo usa.

 

IMG_0109.jpg

 

 

Alguém pode me dar uma luz? Será que é gargalo no processador? Poxa, dizem por ai que é um processador bem forte, não deveria estar assim.

 

Algumas coisas que já fiz na tentativa de melhorar meus jogos:

- Após atualização do XBOX DVR no Windows 10, desativei o DVR, exclui o aplicativo do Xbox e desliguei o serviço de update do windows.

- Após instalação do SSD, desabilitei o serviço Superfetch.

- Dei Unpark Cores nos núcleos do processador através do programa da Coderbag

 

Obrigado galera e um abraço.

 

Daniel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@.dan

 

A que temperatura bate esse Core i5?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • 1 minuto atrás, RS Faria disse:

    @.dan

     

    A que temperatura bate esse Core i5?

     

    Obrigado pelo retorno, amigo. Vi na sua assinatura que seu PC possui o mesmo processador que o meu, espero poder usufruir dos seus conhecimentos e de fato chegar na raiz do meu problema. Confesso que após instalar o TX3 e trocar a placa de video, não monitorei mais a temperatura do processador. você acha que pode ser isso? Chegando em casa hoje a noite, rodarei o BF1 com o MSI Afterburner ligado e incluirei a temperatura do processador nos parâmetros de leitura.

     

    A título de curiosidade e comparação, qual a temperatura do seu processador em jogos?

     

    Muito obrigado novamente pela atenção ao meu post.

     

    Um abraço,

     

    Daniel

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @.dan

     

    Ele fica na casa dos 50ºC.. Mas, eu tenho uma VGA mais fraca e os jogos que uso aqui, não demandam muito de CPU..

     

    Mas é uma coisa a se olhar.. BF1 tem o mesmo problema em DX11 e DX12??

     

    Seus problemas começaram em algum lugar, certo? Não foi alguma atualização de jogo ou do Windows?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • 27 minutos atrás, RS Faria disse:

    @RS Faria  Pra te ser sincero, não sei exatamente quando começaram, acredito que venha perdendo performance com o tempo. Acho que a gota d'agua foi aquele lixo de update de aniversario do W10...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @.dan

     

    Hardware não tem desgaste que cause perda de desempenho..

     

    Em compensação, software tem dessas coisas.. Teste o BF1 em DX11.. Eu já usei o Win 10 no meu PC.. Voltei pro Win 7 e não me arrependo..

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @RS Faria  Beleza, vou testar o BF1 no DX 12 e no DX 11 e te mostro aqui a temperatura que ficou meu processador.

    Em relação ao Windows, quero dar mais uma chance ao 10, afinal "teoricamente" as desenvolvedoras devem otimizar seus jogos ao OS atual...agradeço de novo sua atenção ao meu post. Um abraço.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @RS Faria 

     

    Boa tarde, tudo bem?

     

    Segui sua recomendação e rodei o BF1 com o MSI Afterburner mostrando a temperatura do processador e, tanto usando DX11 e DX12, com 100% de uso de CPU, a temperatura máxima ficou em 57º, o que você acha?

     

    Notei que no DX11 o jogo fica mais fluído. Mesmo assim, tem quedas enormes de FPS no meio das batalhas e não consigo chegar nem a 100 com tudo no LOW. Será que estou utilizando o máximo que o processador suporta? Talvez só trocando mesmo...

     

    Um abraço,

     

    Daniel

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @.dan

     

    Olha, se for possível, tente com outro SO.. Não sei se tem como criar uma partição num HD aí, e tentar em outro Windows..

     

    Ao que parece é problema do jogo, não de PC, pois tem uma gama de setups diferentes, com o mesmo problema..

     

    https://forums.battlefield.com/en-us/discussion/35502/bf1-fps-drops-and-stuttering

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Olha eu não utilizaria o BF1 como parâmetro, o jogo ta meio estranho haha, no meu caso o jogo ta usando 100% de CPU ( nem GTA V usava 100% ) tanto em DX12 como em DX11. Meu setup é mais simples : FX6300 @4.4GHz + GTX960, e eu rodo no LOW a 80fps, caindo para 55 qd ta tendo muita treta.

     

    Agora sobre o CS, dizem realmente que quanto menos resolução, mais CPU é utilizado. Já tentou rodar o CS em 1080? Quanto % de GPU ele usa?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @.dan Eu tenho um i5 4590, ou seja praticamente igual ao seu, o seu gargalo está no processador (vou falar sobre o Battlefield 1)! Jogos novos estão exigindo cada vez mais do processador, e o problema desse componente é que embora desativar algumas configurações possa melhorar as coisas, geralmente o impacto é pequeno! 

     

    Eu tenho um i5 4590 + GTX 1070... meu foco, ao contrário do seu, é 60 FPS em 1080p no ultra com txaa (ou msaa 8x) tudo no talo... jogando assassins creed unity no low em 720p em áreas com muitas NPCs fico com cerca de 50fps! e está no low sem antisserilhado (a CPU a 100% e a GPU em torno de 20)... daí coloco tudo no ultra, antisserrilhado, 1080p e obtenho os mesmos 50 fps (CPU a 100% e GPU a uns 90%)... ou seja, para CPU, se você está jogando no low ou no ultra não tem praticamente impacto algum em certos games! Pode ser o caso de Battlefield 1!

     

    Mas sugiro que de uma olhada no gerenciador de tarefas, e veja se você não tem um processo rodando em segundo plano e roubando o uso da CPU!

    Editado por Nobility350

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • valeu pessoal, vou ver o que faço aqui....talvez volte pro win7...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×