Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Avallach

Vários problemas de performance

Recommended Posts

Caros, boa tarde!

 

 Eu estou tendo alguns problemas com meu computador, gostaria de ajuda para identificar qual componente está causando isso. Primeiramente, quando eu forço o computador um pouco mais que o normal (jogos, até multi-tarefas), ele desliga. Não faz nenhum barulho diferente, nenhum aviso. Por isso eu desconfio que minha fonte está desgastada, mas hoje eu abri o HWMonitor e me assustei um pouco com a temperatura. Vou deixar um print do HWMonitor para melhor visualização, mas basicamente na aba CPU Package temp tá mostrando 90ºC. Fora esse problema de desligamento, quando eu ligo o computador ele fica cerca de um a dois minutos em uma tela preta com o mouse no centro, procurei algumas soluções para isso, mas não tive sucesso. 

 

 Minhas configurações são:

 

Processador A10-7700K 3.4ghz

8GB (2X4) RAM ddr3 1866mhz

GPU HD 7750 1gb GDDR5

placa-mãe Gigabyte F2A55M-HD2 

HDD 1 TB

 

 Eu formatei e reinstalei o windows 7 ultimate hoje, na esperança de alguma melhora, mas não aconteceu. Eu limpo os componentes, desfragmento frequentemente e mantenho tudo o mais 'clean' possível, por isso desconfio que seja um problema de hardware, não encontrei nenhum vírus, até porque estou com uma nova instalação do windows. Se for necessária mais alguma informação para melhor diagnóstico é só pedir! Eu uso o computador para jogos, inclusive mais pesados como GTA 5, mas nunca tive problemas com isso, por mais ancestral que meu computador seja eu sempre joguei e nunca deu problemas igual está dando agora kkkk. 

 

Ah, tinha esquecido. A fonte que estou usando é genérica, 350W. 

 

 Agradeço desde já!

 Abraços!

temps.png

Editado por Avallach

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você já tem a causa provável do restart: Temperatura.

 

O limite deste processador é 72.4ºC, você está batendo nos quase 100ºC. Pare de forçar o computador enquanto não cuidar disso, eu sequer o ligaria se já pendurar ao ligar como você descreveu.

 

O pessoal vai te orientar melhor, mas coisas que pode fazer é limpar os componentes (pincel macio e aspirador para sugar a poeira levantada, álcool isopropílico para sujeiras mais resistentes), gerenciar seus cabos melhor, instalar fans se o fluxo de ar for ruim para baixar a temperatura no interior do gabinete; trocar pasta térmica e instalar um cooler melhor para baixar a temperatura da CPU.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Nihal Obrigado pela resposta rápida! Eu faço a limpeza completa frequentemente, o que não faço há algum tempo é trocar a pasta térmica, vou fazer isso o quanto antes. Infelizmente meu orçamento está bem baixo ultimamente para investir mais pesado em meu computador, por isso não comprei um cooler mais decente do que o que veio com a APU (bem sem vergonha, sinceramente). Então a fonte não é o problema provavelmente? Por ser genérica de 350W pensei que pudesse ser, pois quando desliga nem o processador faz algum barulho mais alto, como o fan aumentando a rotação. Mas, pensando bem o processador a 90º em idle é realmente fora do comum, para piorar onde eu moro as vezes chega a 40º, nada favorável :x kkkk. Novamente agradeço a resposta rápida!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    é cara, essa temperatura ta osso mesmo. Se não me engano, fontes de má qualidade podem fornecer voltagens erradas para os componentes fazendo eles retificarem a energia, esquentando mais.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Os 90ºC são idle?! Meu deus, hahahaha! A situação está crítica então, estou surpresa que ligue ainda.

    Troque essa pasta o quanto antes, há umas dicas de como aplicar neste tópico. Provavelmente terá que investir em um cooler novo sim, mas estou preocupada com ter danificado alguma coisa por ter rodado à essa temperatura por um bom tempo. Veja se com o gabinete aberto dá muita diferença também, pois ele pode ter um design ruim que esteja agravando a situação.

     

    Como você mora em um local quente como eu vale testar inverter o fluxo dos fans do gabinete. Em gabinetes antigos em especial, mais fechados, é importante remover ar quente antes de jogar mais ar, até porque esse ar ambiente que está jogando também está quente. Jogar ar em uma caixa fechada cria uma estufa, você quer tirar o calor ao invés disso. Frio é ausência de calor, remova o calor para resfriar. Também não jogue ar de fora de várias direções diferentes, crie um fluxo (ex.: entrando na frente e tirando atrás). Se tiver janela para ventilação acima da fonte é válido instalar invertida, com o fan jogando o ar quente dela para fora do gabinete.

     

    Quando à fonte em si fontes genéricas são sempre uma preocupação, mas não acredito que seja culpa dela. Troque só quando der.

    Editado por Nihal

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Nihal @lucasishii Eu estou usando o gabinete aberto, pois como só tenho um fan na parte de trás do gabinete, jogando ar quente para fora, o fluxo é baixo e acredito que aberto seja menos pior. Meu gabinete é um Thermaltake, acredito que a refrigeração do gabinete em si não seja ruim, vou trocar a pasta térmica de preferência hoje e comprar um cooler novo assim que puder, agradeço as respostas até aqui!

    11901_index_g.jpg

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Pessoal, passei a pasta térmica, infelizmente não de excelente qualidade, a temperatura abaixou um pouco, mas ainda está muito acima e instável, acho que somente trocando o cooler mesmo, pelo menos não está desligando sozinho em multi tarefas. E se alguém souber me dizer, quando eu ligo o computador ainda estou tendo o problema de tela preta com o mouse no centro, será algum problema de HD? Obrigado a todos!

    temp2.png

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Uma boa pasta térmica pode ser um bom investimento. Você pode pegar e rachar com amigos, pois não ficarão trocando de pasta toda hora. De qualquer forma seria bom esperar para ver se o pessoal daqui tem mais alguma coisa a falar sobre o processador. Só sei algo sobre temperatura, pode haver algum indício nas voltagens e tudo mais que só alguém mais experiente saberia dizer.

     

    Já a lentidão ao iniciar não necessariamente é problema no HD. Pode estar dando gargalo sim, mas pode ser o sistema operacional também. Uma boa coisa a se fazer é ao entrar no windows dar um CTRL+SHIFT+ESC, clicar em mais detalhes e então performance. Dá uma olhada no uso do disco enquanto o computador ainda está terminando de inciar. Daí já dá para ver se algo relacionado ao HD está dando o gargalo. Depois de resolver a temperatura da CPU, iniciando lento assim eu tentaria reinstalar o OS do zero antes de cogitar trocar o HD.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Nihal Peço desculpas pela demora a responder. Eu estou com uma instalação nova do windows 7 ultimate x64, eu formatei por causa desse problema da tela preta, mas infelizmente o problema persistiu. Quanto a temperatura da CPU, consegui deixa-la na média de 55-60 graus em idle (nada ótimo, mas bem melhor do que 90 hehe), além da pasta térmica, desativei a GPU integrada (que por incrível que pareça, mesmo não sendo utilizada pois possuo a placa externa, fez bastante diferença). Assim que puder comprarei um cooler novo, mas esse problema da tela preta antes de carregar o windows realmente não consegui resolver ainda =/ Agradeço pela ajuda Nihal!

     

    Ah, mais uma coisa, não havia percebido antes, mas estava com um problema de memória usável do Windows, na qual mostrava somente 3,4gb usáveis de 8gb instalados. Eu resolvi esse problema, que ajudou também na temperatura da CPU! 

    temp3.png

    Editado por Avallach
    Informações extras

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Devia estar com sistema 32bits. Ok, formatou e já reinstalou coisas como antivirus?

     

    Primeiro eu quero que se certifique que não tenha nenhum pendrive ou HD externo plugado no computador. Aí tente um Clean Startup para ver se é software, e não hardware o problema: https://support.microsoft.com/en-us/kb/331796

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Nihal Eu reinstalei exatamente o mesmo windows que antes, o W7 Ultimate X64, não sei por que tinha surgido esse problema de memória, mas foi fácil de resolver (somente desconectei e reconectei as memórias). Tentei algumas ferramentas de Startup, inclusive a que você sugeriu, mas nada resolveu até agora. Não é um grande problema para mim, mas as vezes incomoda. Depois da inicialização o computador funciona normalmente, nenhum outro problema fora a tela preta antes do Windows carregar. Vou fazer mais alguns testes via programas, em último caso tentarei arrumar um outro HD para fazer um teste. 

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Se você não está tendo quedas no desempenho após iniciar não creio que seja o HD. HD lento fará com que inicialização pós seja lenta, programas deem uma engasgada, esse tipo de coisa.

     

    E o antivirus? Você experimentou iniciar sem nenhum instalado?

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Uma boa ideia, vou fazer o teste aqui, atualmente estou usando o Bitdefender free. Retorno em breve com o resultado.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Nihal Desculpa pela demora para retornar, nunca imaginaria, mas desinstalei o antivirus (bitdefender free) e o problema da tela preta foi resolvido, agradeço muito Nihal, foi uma das únicas coisas que não havia tentado ainda hehe. Abraços!

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Agora é encontrar um antivírus com baixo impacto na performance ou dar uma chance o antimalware do Windows mesmo, que melhorou bastante desde que foi lançado.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×