Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc gamer até R$ 3000


Posts recomendados

Olá meu povo, tudo bem? Já de início digo que este é o meu primeiro post.

 

Então estou a montar um micro do zero como orçado acima. Acredito que se eu comprar as peças separadamente eu possa obter uma maior economia nas peças para ter um dispêndio disponível para um monitor minimamente razoável, já que não o tenho (depois também aceito sugestões).

Bom então, minha primeira dúvida é no diz respeito ao processador, Intel ou AMD? A priori eu cogito AMD pelo sua maio custo benefício, todavia fiz algumas leituras que dizem que um intel tenha um desempenho melhor para games - não sei até onde isso é verdade. Cogitei o AMD FX 8320E, preço bem bacana no site da Americanas (ahhahaha), mas também fiquei em dúvida entre AMD FX 6300 ou 6350; não sei quais seriam os intels equivalentes, mas sem dúvida serão mais caros, não ? Umas outra questão deste embate AMD-Intel é o limitação que a primeira proporciona no que diz respeito a memória RAM, não? Somente a intel esta a trabalhar com memórias DDR4, entretanto não sei se uma memória DDR4 seria tão superior a uma DDR3 com 1833MHz de operação.

Junta a esta dúvida, a minha outra dúvida é sobre a placa-mãe. Considerei algumas  1- MSI ATX 970 Gaming 2- ASRock ATX 970 Extreme3 R2.0, 3- ASUS ATX M5A99FX PRO R2.0, 4- Gigabyte mATX GA-78LTM. Todas estas são para operar com o processador AMD

Agora quanto placa de vídeo, cogitei uma GT730 2GB, mas penso muito em uma ATI exatamente pelo custo benefício; também cogito comprar uma com tavez 4GB ou até 6GB. Depende do orçamento, lógico.

E, para finalizar, constatei uma FONTE ATX 24 PINOS BLUECASE ATX 500W. Já quanto ao gabinete, não pesquisei nada.

 

Lembrando que este primeiro post é um esboço do orçamento, assim que receber algumas avaliações e opiniões vou fechando mais o PC e detalhando mais peças e preço para que com isso me ajude, e também possa ajudar a outros que estão passando pelas mesmas dúvidas. 

Ah, acho também bom ressaltar que moro em São Paulo capital, então caso haja recomendações de lojas e afins, por favor não deixem de comentar. 

 

Desde já agradeço,

 

Luís Fernando Barbosa.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lf.pereira Seja bem vindo ao fórum :)

Considerando que seja parcelado o valor.

Veja esse PC:

http://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-i5-6400-rx-470-4gb-8gb-hd-1tb-500w

Caso o valor for a vista, veja esse.

http://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-i5-6400-zotac-gtx-1060-amp-edition-6gb-8gb-ddr4-1tb-aero-500

Ambos são BEM SUPERIORES ao que você postou os componentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lf.pereira Bem vindo ao fórum. 

 

Em relação a sua pergunta referente a "Intel ou AMD" para jogos. 

Os dois são desenvolvidos voltados para essa área, cada um com seus pontos fortes e fracos, então cabe a você ver a sua preferência. 

Mas só pra dar um claro na sua mente e decidir-se entre "um lado da força", vou te mostrar um exemplo.

 

(No Spoiler, caso não queira ler, apenas pule para o final)

Spoiler

 

Pegando o exemplo FX-8320E

Seu preço, em sites como a Kabum, é de 520R$

 

Vamos pegar suas PRINCIPAIS características e anota-las:

 

  • Ele tem um TDP de 95W, um consumo bem razoável para maquinas gamers. (E para sua conta de luz kappa)
  • 3.2Ghz de Clock Speed (4Ghz em Turbo)
  • 8 núcleos físicos 
  • Suporta até 2 canais de memórias trabalhando simultaneamente, de até 1866Mhz. 
  • Arquitetura de 32 nm
  • 8MB de CacheL2 e 8MB de CacheL3

Além disso ele conta com algumas pontuações em alguns testes de desempenho:

  • GeekBench 3/Multi-core (Primate Labs): 11,929
  • GeekBench 3/Single core (Primate Labs): 2,244
  • PassMark: 7,398
  • PassMark (Single Core): 1,340

 

Sabendo disso, analise as pontuações de um processador Core i7 que supostamente tem especificações um pouco mais baixas que o FX-8320E, e que ainda por cima é muito mais antigo. O processador que peguei é o i7 3770 da 3ª geração.

 

Especificações do i7 3770:

 

  • 3.4Ghz de Clock Speed (3.9Ghz em Turbo)

  • Ele tem um TDP de 77W, um consumo considerado baixo até, para maquinas gamers.

  • Ele tem 4 núcleos físicos, com 8 threads (A cada núcleo físico, ele simula 2 núcleos virtuai. Ou seja, é como se fosse Octa-core, mas não é.)

  • Suporta até 2 canais de memórias trabalhando simultaneamente, de até 1600Mhz. (Nem se ele suportasse 1866Mhz você conseguiria rodar essa frequência em uma LGA 1155 de entrada)

  • Arquitetura de 22 nm. (Mais velho, geração ultrapassada, mas tem arquitetura com tecnologia mais avançada que o FX)

  • 1MB de CacheL2 e 8MB de CacheL3 (Duvido muito que isso faria diferença pra tu, isso é mais pra comparação.)

  • O i7 tem menos tecnologias de instruções de extensões em relação ao FX-8320E

E os testes dele são: 

  • GeekBench 3/Multi-core (Primate Labs): 12,524
  • GeekBench 3/Single core (Primate Labs): 3,236
  • PassMark: 9,449
  • PassMark (Single Core): 2,072

Conclusão:

 

Ou seja, o Core i7 3770 foi melhor do que o FX-8320E em todos os testes, tirando o fato que eu não citei que certos jogos não são tão retro compatíveis com as tecnologias da AMD então isso pode ocasionar em poucas perdas de fps (2 à 12 fps).

Porém, se você for procurar em lojas grandes, essa geração do Intel à venda, tu não encontra. Você conseguirá encontrar esse processador em lugares como mercadolivre ou ebays da vida. Tirando o fato que o preço pode ser até 3x maior que o do FX-8320E, mesmo sendo mais antigo que ele. 

 

Agora cabe a tu, escolher qual lado que tu prefere. Eu, na minha opinião. Prefiro a Intel (apesar do meu PC ser AMD).

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxy1y muito obrigado ai pelo salve. É, não tem jeito mesmo, parece que o Intel leva pelo menos algumas vantagens mesmo no benhmarks.... agora , voce saber dizer algo sobre memoria ddr4? Se nao haver diferenca significativa, vou pegar amd mesmo porque nunca tive.

Dai ficarei na duvida a placa-mãe; saberia dizer algo sobre de vale comprar uma.placa cara, se payments desempenho e afins, ou é só questao de compatibilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lf.pereira

A memória DDR4 é a geração atual de memórias RAM para o computador. A diferença delas para a DDR3 é o clock base e quantidade minima de memória por módulo. Geralmente o mais baixo que se tem em DDR3 é um módulo de 1GB, e o mais baixo que tem por modulo em DDR4 é 4Gb.

 

Placa-mãe deve ser escolhida com cautela. Comprar marcas muito baratas apenas porque é "compatível" pode resultar em problemas irritantes (Estou passando por um problema desse atualmente).

Pois escolher uma placa-mãe "baratinha" só porque entra seu processador nela pode resultar em gargalo do seu processador. 

Eu tenho um FX-6100 que está gargalando em uma placa-mãe ASUS m5a78l-m lx/br. O amigo Huge Laurie, logo acima, tem o mesmo problema, usando a mesma placa-mãe que eu, porém com um FX-8350.

A placa de vídeo, não chega à 100% de uso pelo fato do processador não estar trabalhando pela placa-mãe não estar aguentando o tranco.

Para um FX-8320 eu recomendo essa placa-mãe aqui: 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=48426&origem=52&gclid=CjwKEAjwv7HABRCSxfrjkJPnrWgSJAA45qA2HYfYoRCxDXUJoR5TONvgnPSUAXhattOanMRVS0pnRhoCyg3w_wcB

Ela tem um chipset de entrada para os AMD FX, e a placa-mãe conta com capacitores e componentes de boa qualidade para aguentar o tranco do processador. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Foxy1y Meu amigo, tudo bem? Sumi, pois estava complicadao com o fim do semestre da faculdade. Enfim, quero logo montar meu PC. Aqui Estão a configurações:

 

P. Vídeo Zotac GeForce GTX 750 2GB               R$     499,90 R$     |  588,12                  Kabum

P. MãeGigabyte             R$     308,90 R$    |   363,41

ProcessadorAMD FX 8300          R$     429,90 R$     |  505,76

M. RamKingston 1866MHz (2x4GB) R$     270,00 R$   |    303,00                      B. da Info


Lembrando que o primeiro preço é a vista e o segundo a prazo. 

 

Agora há a questão da fonte do PC, refrigeração e gabinete. Para além disso estou pensando em um SSD de 120GB.
Se você puder me dar sugestões, por favor; iria me ajudar nessa jornada. 

Desde já, obrigado pelo suporte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lf.pereira Há vários fatores que pode considerar. Depende do peso que cada um tem para você.

 

Eu pegaria uma com 4GB de VRAM se possível, pois já há jogos pedindo um pouco mais de memória. Entre single fan e dual fan sempre pegue dual fan quando der, pela refrigeração superior. Se prestar atenção o clock delas varia um pouco, se não estiver muito mais cara e couber no orçamento sempre vale à pena pegar uma dessas superclocked de fábrica.

 

Caso pretenda fazer OC no futuro uma coisa na qual deve prestar atenção é se a placa tem conector de energia. Essas placas mais novas são tão eficientes que conseguem ser alimentadas apenas pelo PCIe, mas esse conector tem um teto de energia, e essa energia disponível limitará o OC. É o caso dessa PowerColor.

 

Garantia é outro fator. Algumas fabricantes oferecem garantia maior, e a Gigabyte, por exemplo, já tem escritório no Brasil.

 

Eu mesma peguei essa PowerColor 4GB. Era o que cabia no meu orçamento, saiu um pouco mais barata que está no momento (ela já está com um preço mais decente novamente. Pós-BF havia subido para 600+.) A PowerColor não é uma marca de prestígio como a Sapphire (que são mais caras), mas ainda não li um review negativo de alguém que tenha tido esse modelo. Geralmente o que se encontra na internet são pessoas falando que "ouviram que alguém disse que não são boas". Soa quase como lenda urbana, hah.

 

Te diria como é usar essa placa se já tivesse a estreado, mas ainda estou esperando outros componentes chegarem. Esse modelo de 4GB infelizmente não tem muitos reviews na internet, e sempre recomendo procurar reviews das placas que te interessem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Alou meu povo. Não, eu não morri.

Fechei as peças do computador e vou postar aqui, na esperança de algumas avaliações, críticas e sugestões.

 

Placa-Mãe:  

Placa-Mãe H110M-C/BR LGA1151 DDR4 Micro ATX Chipset Intel H110 ASUS

Processador:

 Processador Intel 6100 Core I3 (1151) 3.70 Ghz Box - Bx80662i36100 - 6ª Ger

Armazenamento:

 SSD 240GB UV400 SATA 3 para Desktop e Notebook SUV400S37A/240G Kingston - Único - Kingston
Vídeo:  

Placa de Vídeo Sapphire Radeon RX 460 Nitro 4GB 11257-02-20G 128 Bits GDDR5 PCI-Express 3.0 

Memória:

 Memória HyperX Fury 4GB 2666Hz DDR4 CL15 HX426C15FB 4 Kingston    PRETENDO COLOCAR 1 DE 8GB

Fonte: Fonte 600W TR2 TR-600 THERMALTAKE QUALQUER UMA DE 600W (não TENHO CONHECIMENTO SOBRE FONTES)

Gabinete: Qualquer um. Vi uma faixa de R$ 150,00

No Walmart cotei tudo por R$ 3.014,80.

 

Lembrando que gostaria de feedbacks sobre a capacidade do computador para rodar jogos atuais e de alto desempenho.

 

Obrigado pelo apoio e ajuda amigos. 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lf.pereira Tem que ser no Walmart? Se puder dê uma olhada na Pichau, com a economia que fará poderá investir em peças melhores. Na Pichau o total de uma configuração quase idêntica sairá por cerca de R$ 2.150 parcelado ou R$ 1.900 à vista, isso excluindo o SSD que está em falta e seu gabinete.

 

Sobre a fonte uma 600W é absolutamente desnecessária para a sua configuração. Uma de 400W dará mais que conta. Pode pegar tranquilamente uma Corsair CX430 ou uma XFX XT 400W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal muito obrigado.

Não tem que ser lá não...

Vou cotar na Pichau

adicionado 0 minutos depois

@Nihal só estou meio inseguro em relação a placa; o que achou?

adicionado 12 minutos depois

@nihal esta tudo em falta na pichau ahhaha :( 

adicionado 40 minutos depois

Pensei em um desses dois gabinetes, gostaria de saber se são compatíveis com minha fonto, placa-mãe e etc; questão da ergonometria...

Desculpem a minha ignorância, meu povo. sou novo na área

 

1- http://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-vinik-vx-typhoon-red-edition-box

2- https://www.walmart.com.br/produto/4736830/pr

3- http://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-pixxo-sem-fonte-preto-htl017b06s

 

Usarei uma fonte thermaltake de 600w mesmo - pelo jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lf.pereira Mas não precisa de uma fonte de 600W! Pra que isso tudo?

 

Infelizmente não sei muito sobre gabinetes ATX, espere para ver se o pessoal te indica algo. O problema é que você postou na seção errada, e está tendo pouco feedback por isso. Você pode clicar em "Denunciar Post" no seu próprio post e explicar que postou na seção errada por acidente, pedindo para o moderador movê-lo para "Recomendação de PCs para jogos e placas de vídeo".

 

As coisas ficam em falta e voltam em estoque o tempo todo mesmo. Vale à pena cadastrar o e-mail em "Avise-me" quando encontra uma peça por um preço muito bom, se alguém desistir da compra a peça volta em estoque.

 

Fora isso pode procurar placas-mãe alternativas, e memórias também: Corsair Vengeance ou Kingston HyperX não tem erro.  A Pichau costuma ser mais barata, mas também há a Kabum com alguns preços decentes. A Terabyte Shop e a WAZ também são lojas muito usadas aqui no CdH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...